Liga das Nações prossegue nos Países Baixos: quem vencerá a terceira edição?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga das Nações prossegue nos Países Baixos: quem vencerá a terceira edição?

Os Países Baixos jogam em casa e procuram regressar à final da competição
Os Países Baixos jogam em casa e procuram regressar à final da competiçãoProfimedia
A Liga das Nações prossegue esta quarta-feira com o início das meias-finais. Croácia e Países Baixos jogam em Roterdão, enquanto Espanha e Itália se defrontam em Enschede, no dia seguinte.

O facto de a Croácia ter chegado às meias-finais do Campeonato do Mundo de 2022 foi a segunda boa prestação consecutiva num Mundial. De recordar que, em 2018, chegou à final. Em contrapartida, os Países Baixos não estiveram presentes em 2018 e caíram nos quartos de final em 2022, depois de perderem com a Argentina. A Espanha foi derrotada uma ronda antes, contra Marrocos, na marcação das grandes penalidades.

Oiça o relato da final no site ou na app
Oiça o relato da final no site ou na appFlashscore

A Itália não conseguiu qualificar-se para a edição de 2022, mas Roberto Mancini poderá continuar a tentar reconstruir a equipa. Tem cinco jogadores do Inter de Milão, que perdeu a final da Liga dos Campeões para o Manchester City, num plantel jovem. No entanto, a equipa venceu o Campeonato da Europa de 2021. "É uma grande conquista estar de volta à final-four", disse Mancini. "No grupo tínhamos boas equipas como a Alemanha, a Inglaterra e a Hungria. Estamos na fase final e é evidente que queremos ganhar, tal como os outros, mas não vai ser fácil".

Duas caras novas

A Espanha sofreu uma grande mudança desde o Campeonato do Mundo sob o comando do novo selecionador, Luis de la Fuente, que fez sete alterações desde a convocatória de março, incluindo a chamada de Jesus Navas, de 37 anos.

Os Países Baixos chegam à competição sem o avançado Memphis Depay e esperam um renascimento sob o comando de Ronald Koeman, que substituiu Louis van Gaal como selecionador. Koeman chegou à final da Liga das Nações no seu anterior mandato, mas Portugal foi demasiado forte para os neerlandeses.

Por outro lado, a Croácia, com Luka Modric no comando, tem sido um farol de consistência, embora o defesa Josko Gvardiol tenha saído da equipa por lesão. Os croatas têm agora a possibilidade de conquistar o seu primeiro grande título, depois de terem ficado em segundo lugar no Campeonato do Mundo de 2018 e em terceiro no Catar, em dezembro.

Oiça o relato da final no site ou na app
Oiça o relato da final no site ou na appFlashscore

Esta é a terceira edição da Liga das Nações, introduzida para preencher as datas anteriormente ocupadas pelos jogos amigáveis. Portugal venceu a primeira edição, em 2019, e a França sagrou-se campeã há dois anos.