Ir para o conteúdo principal

Opinião: A Itália é demasiado má para ser verdade

O desespero de Moise Kean
O desespero de Moise KeanDOMENICO CIPPITELLI / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

A seleção italiana do novo ciclo de Roberto Mancini foi varrida pelos Diabos Vermelhos da Bélgica, que ontem fizeram jus ao seu nome perante a inconsistência de caráter e técnica exibida pelos adversários no Olímpico. Talvez esta Itália precise de tempo, mas paira no ar uma consciência inquietante

Recorde as incidências da partida

Tentaram enganar-nos e convencer-nos com belas palavras sobre revolução, juventude ou até com sonhos inalcançáveis como o de Guardiola. O objetivo declarado era voltar a ganhar, proporcionar espetáculo, recuperar o entusiasmo e reconquistar os adeptos. "Palavras, palavras, palavras", cantava Mina. O novo ciclo de Malagò, após a catástrofe de Gravina, mostrou rapidamente a sua face "gattopardesca". Como dizia o sobrinho do Príncipe de Salina, Tancredi Falconeri, no célebre livro de Giuseppe Tomasi di Lampedusa: "Se queremos que tudo fique como está, é preciso que tudo mude".

E foi exatamente isso que aconteceu. Postos de lado os projetos, provavelmente irrealizáveis, de Maldini e Leonardo, com o afastamento da dupla que sonhava ter Guardiola como selecionador, eis que, para a falsa revolução, se optou por uma solução segura, recorrendo à experiência e deixando de lado o orgulho e uma parte da dignidade. Chamaram de volta o selecionador que, depois da façanha europeia, tinha abandonado a seleção italiana para abraçar os petrodólares sauditas, com resultados, de resto, muito maus.

Não faz mal: tapou-se o nariz perante tudo, empurrados por uma ideia pouco saudável: para voltar a fazer esta Itália ganhar — terão pensado nos gabinetes da FIGC —, quem melhor do que alguém que já ganhou? Uma pergunta retórica que, na realidade, escondia o medo de um novo fracasso. Afinal, era mais perigoso entregar-se ao desconhecido e abraçar o risco. E paciência se é assim que se fazem as revoluções: a Itália nunca foi terreno fértil para elas.

A desilusão do Olímpico

E assim, depois do interregno provisório do excelente técnico da seleção sub-21, Silvio Baldini, que provavelmente merecia outras oportunidades por ter sido o único, naqueles dois jogos de verão que lhe foram confiados durante o vazio diretivo, a mostrar verdadeiramente algo novo e realmente jovem, chegámos com expectativas demasiado elevadas ao teste no relvado da Itália de Roberto Mancini.

E foi uma desilusão total. No final do jogo, o selecionador não pareceu concordar com a ideia de que houve uma forte reação na segunda parte, capaz de conduzir ao golo do empate ou de reduzir a desvantagem para 0-2, quando a seleção italiana falhou tudo e mais alguma coisa. É uma forma bastante forçada de ver o lado positivo, mais parecida com um paliativo para a consciência do que com uma análise serena.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Desde logo, o caráter de uma equipa vê-se no pontapé de saída. No entanto, perante o público do Olímpico, que, como habitualmente, apoiou a seleção italiana a plenos pulmões, ficou imediatamente à vista uma equipa apática, sem orgulho e sem ideias, a levar pancada de uma excelente Bélgica e salva apenas por um Donnarumma extraordinário, que evitou logo no início uma desvantagem muito mais pesada.

Estreia de pesadelo dos novos

As prestações dos italianos em campo e a disposição tática adotada na primeira parte tiveram apenas o mérito de revelar um novo potencial fenómeno do PSG, como Godts, e de revitalizar o "napolitano" Kevin De Bruyne, que diante da seleção italiana pareceu ter rejuvenescido dez anos. Pelo menos Allegri ficará satisfeito com isso.

Quanto à reação italiana destacada por Mancini, bem, só existiu durante 20 minutos na segunda parte, quando, perante a desilusão do Olímpico, os jogadores em campo tentaram reagir com orgulho para evitar o vexame. Com resultados muito escassos.

Não foi certamente a estreia com que sonhava Romano, que chegou a este jogo envolto numa aura de expectativa talvez prematura, face ao que de bom tinha mostrado em Cagliari. Também não foi a exibição que pretendia Coppola, devastado pelas investidas furiosas do imparável Godts. Cambiaghi esteve um pouco melhor e tentou criar algo pelo flanco, mas encontrou na área companheiros pouco inspirados, para dizer o mínimo. Pio Esposito e Kean preferiram rematar à figura do guarda-redes, apesar de terem toda a baliza à disposição.

Falta de talento

Mesmo tendo em conta a emoção, a falta de coesão entre os novos elementos e as poucas sessões de treino com um sistema tático diferente, a desilusão do primeiro jogo da seleção italiana neste novo ciclo traz consigo uma consciência difícil de digerir: talvez nem seja uma questão de disposição ou de questões táticas no banco. À Itália falta simplesmente talento.

Não temos certamente jogadores como De Bruyne, mas também faltam De Ketelaere ou Tielemans, se excetuarmos um Tonali irreconhecível ontem, e não se vislumbra nenhum Godts no horizonte. Se Mancini também contribui para o problema ao deixar na bancada quem poderia oferecer alguma criatividade, como Samuele Inacio, ou ao manter no banco um jovem promissor como Issa Doumbia (Sporting), então as águas continuam paradas: falta talento, mas também vontade de criar verdadeiramente algo novo. Os problemas parecem graves e profundos, mas o verdadeiro receio é que esta Itália precise não de mais tempo, mas de gerações.

Escolha o Flashscore no GoogleVeja os nossos artigos mais vezes
AdicioneAdicionar no Google

Futebol