Opinião: Vem aí uma grande jornada da Liga Feminina, surpreendente ou equilibrada?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Opinião: Vem aí uma grande jornada da Liga Feminina, surpreendente ou equilibrada?
Benfica e Braga defrontam-se na 7.ª jornada
Benfica e Braga defrontam-se na 7.ª jornada
SL Benfica
O futebol praticado por mulheres tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. O Campeonato do Mundo de 2023 veio reforçar essa trajetória ascendente, com o interesse do público a ser cada vez maior. O Flashscore não passa indiferente ao movimento e passa a contar com a treinadora Joana Oliveira para abordar os assuntos mais prementes da modalidade, sempre com o foco muito virado para a Liga Feminina.

O topo da tabela

Kika tem sido um dos destaques
Flashscore

As duas únicas equipas sem derrotas, Benfica e SC Braga, defrontam-se para disputar o primeiro lugar da tabela classificativa. Se as águias vencerem criam o primeiro fosso para o segundo lugar, aumentando para cinco os pontos que os separam. Se as guerreiras do Minho vencerem, passam para a liderarança com mais um ponto do que o Benfica.

SC Braga-Benfica no Flashscore

O fundo da tabela

O Clube Albergaria e o Länk Vilaverdense ocupam os dois últimos lugares da tabela classificativa, 11.º e 12.º lugares, respetivamente, e não permitir que exista uma diferença maior de pontos para as restantes equipas é fundamental. Ainda que nos encontremos na primeira volta do campeonato, é importante para o Clube Albergaria fugir da possibilidade de descer diretamente (último lugar do campeonato) e também é importante que a nova equipa técnica consiga colocar o clube de Aveiro novamente no caminho das vitórias. 

Länk Vilaverdense-Clube Albergaria no Flashscore

Para a equipa de Vila Verde, que apesar de nos últimos jogos ter evoluído e ter melhorado a qualidade do seu futebol, é fundamental ganhar. Ter zero pontos com seis jornadas já disputadas não ajuda, nem em termos competitivos, nem em termos anímicos. Ganhar três pontos pode dar o “empurrão” necessário para um novo Vilaverdense no campeonato.

Joana Martins é opção para Mariana Cabral no Sporting
Sporting CP

O meio da tabela: Que jogo vamos escolher?

3.º e 9.º lugares:

O Sporting defronta o Famalicão e, apesar deste ser o jogo com maior diferença pontual da tabela, temos que ter em conta que a equipa famalicense vem de quatro derrotas consecutivas para o campeonato e está sedenta de vitórias. A pressão está do lado da turma de Miguel Santos e a uma vitória nesta deslocação a Alcochete pode virar o rumo da equipa.

Sporting-Famalicão no Flashscore

Por outro lado, as leoas sabem que ganhar é obrigatório, uma vez que podem ascender ao segundo lugar em caso de derrota do SC Braga, por isso não há espaços para facilitismos.

4.º e 6.º lugares:

Um Damaiense que tem vindo a fazer um ótimo campeonato, considerando todas as dificuldades iniciais para construir um plantel e para estabilizar os trabalhos no terreno. No meio das vitórias, nesta primeira fase, viveu-se muita instabilidade no clube com a mudança de treinador e a as novas contratações. Veremos o que novo treinador islandês, Thor Árnason, define de estratégia para receber um Marítimo que vem embalado graças a duas vitórias consecutivas.

Damaiense recebe Marítimo na 7.ª jornada
Damaiense

Damaiense-Marítimo no Flashscore

5.º e 7.º lugares:

O Valadares Gaia recebe o Racing Power e os dois clubes encontram-se em situações inversas nesta fase do campeonato. Depois de um começo fascinante, com vários resultados surpreendentes frente aos “grandes”, as gaienses não vencem há dois jogos, inclusive uma derrota em casa com o rival direto - Damaiense.

Valadares-Racing Power no Flashscore

A equipa do Seixal, que começou o campeonato áquem das expetativas, encontrou o rumo depois da vitória na Madeira e a partir daí não sabe fazer mais nada senão vencer. A última jornada ficou marcada pelos golos bonitos, será que esta fica marcada pelo jogo equilibrado e intenso?

8.º e 10.º lugares:

Entre os resultados e exibições irregulares do Torreense e a regularidade de derrotas que o Ouriense apresenta, que resultado poderá sair deste jogo? O mais importante para a equipa de Ourém é encontrar o caminho das vitórias, três pontos neste jogo poderão deixar o clube numa posição fora da zona de despromoção (beneficiando das hipotéticas derrotas do Famalicão e do Clube Albergaria).

Já o Torreense precisa de estabilizar as suas exibições e a vitória também permitiria criar uma maior distância pontual para a zona de despromoção, o que daria alguma estabilidade emocional para as próximas jornadas.

Torreense procura regularidade no campeonato
SCU Torreense

Torreense-Ouriense no Flashscore

Independentemente de tudo, é ótimo olhar para esta Liga e analisar a quantidade de jogadoras que se têm revelado de forma muito positiva e de treinadores que têm trabalhado as suas estratégias de forma inteligente e racional.

A qualidade em termos gerais tem aumentado, o que nos permite perceber que o futuro será risonho.

Espaço de opinião de Joana Oliveira
Flashscore