Bundesliga em duelo com a Premier League por mais um lugar nas competições europeias

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga em duelo com a Premier League por mais um lugar nas competições europeias
A nova reforma da Liga dos Campeões torna também um pouco mais complicada a atribuição dos lugares de acesso.
A nova reforma da Liga dos Campeões torna também um pouco mais complicada a atribuição dos lugares de acesso.Profimedia
O Bayern Munique já chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, enquanto o Borussia Dortmund, o Bayer Leverkusen e o Friburgo ainda estão a disputar um lugar nas competições europeias esta semana. Para os demais clubes da Bundesliga, no entanto, não se trata apenas de passar para a próxima fase, mas também de garantir mais uma vaga na Liga dos Campeões para a próxima temporada.

O contexto: as três competições europeias passarão de 32 para 36 equipas na próxima época. A UEFA atribuirá dois dos quatro lugares adicionais de acesso à Liga dos Campeões às ligas que tenham tido o melhor desempenho nas competições europeias na época em curso.

Nesta classificação, a Bundesliga (15.500 pontos) está em segundo lugar, atrás da Serie A italiana (16.571). Se esta situação se mantiver no final da época, o quinto lugar na Alemanha significará a qualificação para a Liga dos Campeões.

Corrida com a Premier League

Mas ainda há perigo: a Premier League, terceira classificada (14,625) no ranking, está a presionar. Enquanto no máximo quatro equipas da Bundesliga podem chegar aos quartos de final, a Inglaterra ainda está na disputa com seis equipas- e, portanto, em uma posição mais promissora do que os clubes alemães.

No entanto, se o Borussia Dortmund, o Leverkusen e o Freiburgo chegarem aos quartos de final esta semana, a corrida permanecerá aberta, especialmente porque o Friburgo poderia eliminar um dos seus rivais, o West Ham, após a vitória na semana passada.

E a Premier League ainda tem muito a perder. O Brighton, por exemplo, teria de superar uma derrota por 0-4 contra a AS Roma para avançar na Liga Europa. Também seria doloroso se o Arsenal fosse eliminado pelo FC Porto, sendo que os dragões venceram a primeira mão por 1-0.