Chelsea - Real Madrid: "blancos" à beira de mais uma meia-final

A partida começa às 20:00
A partida começa às 20:00AFP/Opta by Stats Perform

O Chelsea vai precisar de uma das suas melhores atuações europeias de sempre se quiser reverter a desvantagem de dois golos nos quartos de final da Liga dos Campeões diante do Real Madrid. No fim de semana, o treinador Frank Lampard descreveu a fraca derrota por 2-1 contra o Brighton como "um desempenho que não se adequa ao Chelsea", o que estaria longe de ser encorajador, uma vez que eles pretendem acabar com uma série de seis jogos sem vitórias (E2, D4).

A derrota da semana passada por 2-0 no Bernabéu deixou-os em dificuldades, enquanto tentam salvar a época alcançando a glória na Champions, com o treinador interino Frank Lampard a tentar imitar a façanha de Roberto Di Matteo em 2011/2012. Ele não tem de olhar muito para trás em busca de inspiração, pois até o seu antecessor Graham Potter superou uma desvantagem numa eliminatória da Champions pelo Chelsea, ao vencer a segunda mão do jogo dos oitavos de final contra o Borussia Dortmund, apesar de ter perdido por 1-0 fora.

Isso deve garantir que o Real Madrid viaja sem qualquer sinal de complacência, mesmo que esteja em boa forma após a sua confortável vitória na primeira mão. Com um 36.º título da La Liga aparentemente fora de alcance, conseguiram descansar os jogadores contra o Cádiz no sábado (V 2-0). No entanto, podem não contar com os homens-chave Toni Kroos e Vinícius Júnior, ambos lesionados.

Com a notável vitória por 5-2 no mês passado sobre o Liverpool ainda na memória, os blancos venceram agora três dos seus últimos quatro confrontos com clubes ingleses fora de Espanha (D1), incluindo a vitória por 3-1 na época passada em Londres. Por isso, não esperem que o campeão em título se retraia depois de ter marcado em cada um dos seus últimos sete jogos da Champions em solo estrangeiro (V4, E1, D2).

Jogadores a observar: O guarda-redes do Chelsea Kepa Arrizabalaga tem uma clean sheet contra o Real Madrid - alcançada em dezembro de 2017 pelo Athletic Bilbao - mas tem o seu trabalho dificultado para repetir essa façanha, uma vez que só Lionel Messi marcou mais golos na Champions contra clubes ingleses do que Karim Benzema (20), que marcou quatro vezes nos últimos três jogos europeus do Real Madrid.

Estatística: O Real Madrid ganhou as últimas quatro eliminatórias europeias em que venceu o primeiro jogo por 2-0 em casa.