Acompanha aqui as incidências e relato do encontro
O clube conquistou quatro títulos da Eliteserien desde 2020 e bateu recordes de golos marcados na liga nacional, o que lhes permitiu alcançar presenças de destaque nas principais competições europeias.
O Bodo/Glimt chegou às meias-finais da Liga Europa na época passada e foi ainda mais longe ao garantir a qualificação para a Liga dos Campeões nesta temporada.
O próximo grande momento desta ascensão acontece na terça-feira à noite, quando recebem o gigante inglês Manchester City – e, numa mesa-redonda exclusiva com órgãos como a BBC Sport, TalkSPORT e PA Media, a Flashscore conversou com o diretor desportivo Havard Sakariassen sobre o crescimento acelerado do clube.
"Acredito que temos um verdadeiro foco em construir uma cultura forte no nosso clube, baseada nos valores da equipa. Todos na equipa compreendem norueguês, por isso toda a comunicação pode ser feita na nossa língua. Isso também é uma força do nosso lado. Poder competir com os maiores nomes do futebol é notável. Felizmente, estamos a construir uma unidade, isto é uma equipa de futebol, não um conjunto de individualidades, e se conseguirmos criar um coletivo suficientemente forte, é assim que conseguimos competir", afirmou Sakariassen.
Recorde aqui a reportagem: Bodo/Glimt, o clube mais singular da Europa onde a união impõe-se aos resultados
Um núcleo norueguês de jogadores
O Bodo/Glimt tem surpreendido a Noruega nas últimas temporadas e é o clube mais bem-sucedido do país desde o início da década – uma ascensão que coincidiu com um grande impulso para o futebol norueguês em geral. A seleção nacional apurou-se recentemente para um Mundial pela primeira vez em 28 anos e, embora seja liderada por estrelas mundiais como Erling Haaland e Martin Odegaard, a maioria do plantel desenvolveu-se na Eliteserien.
Pelo menos quatro jogadores do atual Bodo/Glimt foram chamados à seleção norueguesa recentemente, com Patrick Berg, Fredrik Bjorkan, Jens Petter Hauge e Jostein Gundersen a serem convocados em diferentes momentos. Três destes quatro jogadores são formados na academia do Bodo – outro fator fundamental para o crescimento do clube.
"Acho que é uma enorme vantagem para nós termos tido muitos jogadores locais a surgir quando demos o salto, porque trouxeram-nos muita continuidade ao longo dos anos. É raro, no futebol moderno, uma equipa pequena como a nossa, com sucesso, conseguir manter os seus jogadores. É fantástico que façam este percurso connosco, serão importantes para o clube nos próximos anos", explicou Sakariassen.
O clube conquistou títulos da Eliteserien em 2020, 2021, 2023 e 2024; o primeiro foi alcançado com uma margem recorde, terminando 19 pontos à frente do segundo classificado.
O Bodo/Glimt também desenvolveu um estilo de jogo ofensivo, estabelecendo o recorde de mais golos marcados numa só época da liga, ao apontar 103 em 30 jogos.
Enquanto jogador, a experiência de Sakariassen foi bem diferente, já que o clube estava na segunda divisão quando pendurou as botas em 2011.
"Se recuarmos à altura em que jogava, acho que seria preciso muita imaginação para pensar que (chegaríamos aqui). Ninguém poderia adivinhar onde estaríamos hoje", atirou.
Desafio frente ao Man City
O mais recente teste do Bodo/Glimt é frente ao poderoso Manchester City. O clube norueguês está atualmente fora dos lugares de qualificaição para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, mas ainda não está eliminado da competição.
Sakariassen já viu a equipa defrontar adversários como a Juventus, o Borussia Dortmund e o Tottenham enquanto diretor desportivo – alguns dos maiores jogos da história do clube. Receber o Manchester City representa mais um marco importante para a equipa norueguesa.
"Já disputámos muitos jogos, mas o Manchester City é um adversário incrível, uma equipa tremenda que tem liderado o futebol europeu durante muitos anos. Não é necessário classificar estas coisas (maior jogo da história do clube), mas este é um enorme desafio e estamos realmente ansiosos por defrontá-los. Esperamos conseguir uma boa exibição e aprender muito com o jogo, mas quando se fala em Liga dos Campeões frente ao Manchester City, é realmente um grande jogo para nós", anteviu.

Recorde aqui - Exclusivo com diretor do Bodo/Glimt: "O futebol não é individual, trabalhamos como equipa de F1"
