Mais

Franck Haise e Mikel Arteta: dois treinadores em perpétua adaptação

Franck Haise contra Mikel Arteta, um belo duelo em perspetiva
Franck Haise contra Mikel Arteta, um belo duelo em perspetivaProfimedia/Flashscore
Esta terça-feira, na Avenue Alfred-Maës, em Lens, para além do prestigiado jogo que espera os adeptos do Sang et Or, dois homens poderão estar envolvidos num braço de ferro. Franck Haise e Mikel Arteta encantam o mundo do futebol há algumas épocas e vê-los lado a lado na área técnica faz-nos salivar de expetativa.

Na época passada, os dois treinadores colocaram as suas equipas à prova de forma espetacular, terminando em segundo lugar na Ligue 1 e na Premier League, respetivamente, e Haise e Arteta são agora reconhecidos como excelentes táticos. É claro que temos de ser comedidos e não esquecer que o espanhol conseguiu mais ao colocar o Arsenal de novo no mapa. No entanto, o Lens encantou todos os adeptos e, apesar de um início complicado da época 2023/24, o treinador do Racing está agora bem cotado.

É com estes dois rótulos lisonjeiros - mas merecidos - que os dois treinadores tentarão fazer a sua equipa triunfar no relvado do Stade Bollaert-Delelis.

Dois estilos decididamente ofensivos

Na primeira jornada, os Sang et Or empataram 1-1 no Sanchez-Pizjuan, enquanto os Gunners golearam o PSV em casa. E embora o Lens esteja a jogar com todo o coração, o Arsenal atravessa o Canal da Mancha como favorito. Os comandados de Arteta começaram a sua campanha na Liga dos Campeões, a primeira desde 2016/17, com confiança. Presumivelmente, não há razão para a dúvida invadir o coletivo londrino.

"O relvado dirá a verdade. O nível técnico, o controlo coletivo e o que foi criado pelo treinador Arteta fazem-me pensar que o Arsenal é superior no grupo. Mas cada jogo tem a sua própria verdade", sublinhou Franck Haise em conferência de imprensa, na segunda-feira.

Esta atitude bastante positiva sugere que a sua equipa não vai sair derrotada, especialmente porque também disse: "Não somos dogmáticos quanto à posse de bola. Algumas equipas são mais fortes em determinadas áreas. Não é por isso que temos de ganhar o jogo. A  ideia é jogar com as nossas qualidades e poder ter momentos de controlo, porque isso faz parte dos nossos princípios".

E Franck Haise tem princípios. A sua equipa expressou-o muito bem na época passada. Desde agosto, as coisas têm sido mais complicadas, devido a alguns maus resultados, mas há pouco mais de uma semana que a dinâmica parece estar de volta à direção certa. Depois de uma derrota infeliz contra o Metz, um empate em Sevilha e duas vitórias consecutivas na Ligue 1, o Sang et Or está no caminho certo. Acima de tudo, um certo Elye Wahi marcou contra o Estrasburgo no fim de semana e pode muito bem fazer Bollaert brilhar contra os gunners.

Os gunners podem esperar uma equipa do Norte capaz de se adaptar. De facto, o Racing sabe jogar com e sem a posse de bola, como prova o conteúdo dos últimos jogos, que não afetou os resultados. Com muita velocidade, atividade com e sem bola, pressão forte - mesmo quando a bola está perdida - a equipa de Franck Haise provou a sua modernidade. Nesta terça-feira à noite, a equipa fará tudo o que estiver ao seu alcance para ser perigosa. "Haverá muita emoção antes e durante o jogo. Mas queremos mostrar as nossas verdadeiras cores. Cabe-nos a nós mostrar as nossas qualidades e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para incomodar esta equipa", disse Florian Sotoca na conferência de imprensa.

A filosofia de jogo de Mikel Arteta é semelhante à dos seus adversários, e há vários anos que ele a demonstra todos os fins-de-semana nos relvados ingleses. É certo que as suas capacidades individuais são superiores e é precisamente isso que pode fazer a diferença, mas o antigo adjunto de Pep Guardiola é um técnico que não hesita em mudar os seus planos para ganhar. Acima de tudo, o princípio orientador é sempre o mesmo: futebol intenso em todos os momentos.

No entanto, se as estatísticas desde o início da temporada servirem de referência, os gunners estão a ter cada vez mais posse de bola, graças à sua capacidade de dominar os adversários, independentemente do seu calibre. É um sinal de que o Arsenal está a tornar-se mais forte e mais impressionante como equipa. No entanto, se o plano A correr mal no Bollaert, não há dúvida de que Arteta tentará retificar a situação durante o jogo. Até lá, o que podemos ter certeza é de um belo jogo de futebol.