Esta terça-feira ficaram definidos os dois primeiros semifinalistas da edição 2022/23 da Liga dos Campeões e não existiu espaço para grandes surpresas. O Real Madrid eliminou o Chelsea, enquanto que no estádio Diego Armando Maradona o AC Milan conseguiu deixar pelo caminho o futuro campeão italiano, Nápoles.

Quer isto dizer que é apenas a segunda vez este século que as duas equipas com mais títulos na Liga dos Campeões estão nas meias-finais da mesma edição da principal competição europeia de clubes. A última vez que tinha acontecido foi há 20 anos, com o Real Madrid a defrontar a Juventus e o AC Milan a levar a melhor no dérbi com o Inter (algo que poderá voltar a acontecer em 2023, se os nerazzurri ultrapassarem o Benfica).
De lá para cá, os rossoneri já venceram mais dois títulos (2003 e 2007) e estiveram em mais um final (2005). Já os merengues venceram mais cinco edições do prestigiado torneio (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022).
Um hiato de tempo explicado pelo declínio do AC Milan. Um dos grandes clubes do futebol italiano, o atual campeão transalpino está nas meias-finais pela primeira vez desde 2007. Sendo que esta é a segunda participação consecutiva na Liga dos Campeões depois de uma ausência de oito anos sem participar devido aos maus resultados no campeonato.
De resto, desde esse título em 2007 que isolou o AC Milan no segundo lugar dos conjuntos com mais Liga dos Campeões, os italianos viram essa posição ficar ameaçada por Bayern e Liverpool. Os bávaros venceram as edições de 2013 e 2020 e passaram a somar seis, tantos quanto os reds (venceram em 2019).
Apenas uma final
Dois dos clubes mais renomados do futebol europeu, Real Madrid e AC Milan apenas se encontraram numa final da Liga dos Campeões. Em 1958, os merengues levaram a melhor no prolongamento (3-2). Fora isso, defrontaram-se em duas meias-finais, com cada um dos lados a levar a melhor: em 1956, os espanhóis passaram (5-4 no agregado) e em 1989 foram os italianos (6-1 no agregado).
A última vez que se defrontarem na Liga dos Campeões aconteceu em 2010. Na fase de grupos, o Real Madrid venceu no Santiago Bernabéu (2-0) e foi empatar a casa do AC Milan (2-2). Ibrahimovic A feé o único jogador do atual plantel rossonero que disputou esses jogos.
