Mais

Hansi Flick ajuda Frenkie de Jong a brilhar no Barcelona

Frenkie de Jong está a dar cartas no Barcelona sob o comando de Hansi Flick
Frenkie de Jong está a dar cartas no Barcelona sob o comando de Hansi FlickJavier Borrego / Spain DPPI / DPPI via AFP
O Barcelona, sob o comando de Hansi Flick, voltou a ter Frenkie de Jong em forma e a presença do neerholandês permitiu que o clube atingisse novos patamares nesta temporada.

A equipa catalã está a tentar conquistar três títulos - LaLiga, Taça do Rei e Champions - e recebe o Borussia Dortmund na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, esta quarta-feira.

Desde o regresso de De Jong à forma física, o Barcelona deu um passo em frente, lutando para voltar ao topo da La Liga e avançando na Europa. Os Blaugrana venceram a Liga dos Campeões pela última vez em 2015 e, depois de uma série de humilhações, estão novamente entre os favoritos para levantar o troféu.

Na época passada, chegaram aos quartos de final pela primeira vez desde 2020 e, este ano, são os favoritos a chegar às meias-finais

De Jong formou uma elegante dupla no meio-campo do Barcelona com Pedri. Embora nenhum dos dois jogadores esteja no seu melhor quando sobrecarregado com responsabilidades defensivas, juntos fazem o suficiente para ajudar o Barça a sobreviver na defesa, enquanto floresce ofensivamente.

"Jogar com um jogador como Pedri torna a vida mais fácil", disse De Jong na semana passada.

Flick elogiou a dupla depois que eles ajudaram o Barça a chegar à final da Taça do Rei com uma vitória fora de casa sobre o Atlético de Madri.

"Frenkie e Pedri foram inacreditáveis, muito corajosos com a bola, mantendo a posse", disse o treinador, entusiasmado.

Foi um longo caminho de volta para De Jong, que até o início do ano estava atrás de Marc Casadó na hierarquia.

Flick começou a temporada com o jovem Marc Bernal na base do meio-campo, mas o médio sofreu uma lesão prolongada, passou a contar com Casado. De Jong lesionou-se em abril de 2024 e só voltou a estar em forma em outubro, pelo que, durante algum tempo, Flick utilizou-o com moderação.

"Ele tem de lidar com esta situação, tem de recuperar a confiança", avisou Flick em novembro.

No final do ano passado, quando o Barcelona estava em baixa, Flick começou a utilizar De Jong em vez de Casadó, o que rapidamente deu frutos. Os catalães estão invictos há 22 jogos em 2025, e De Jong participou de apenas uma das seis derrotas do Barça na temporada.

Mais tarde, Casadó sofreu uma lesão que provavelmente o manterá afastado até ao final da época, mas o neerlandês já tinha conquistado o seu lugar nessa altura.

"Casa não fez nada de errado.... O Frenkie está a ir muito bem", explicou Flick: "Falei com o Frenkie no primeiro dia aqui. Ele teve uma lesão grave, recuperou passo a passo, dia após dia, e está a melhorar. E agora acho que também se pode ver o quão bom ele é, o quão bom ele é para a equipa."

Os números de De Jong
Os números de De JongFlashscore

De Jong foi anunciado como o sucessor de Sergio Busquets quando chegou do Ajax em 2019 por 75 milhões de euros, completando uma mudança de sonho que ele queria desde a sua juventude. No entanto, apesar de um início brilhante, rapidamente se tornou claro que o seu jogo dinâmico era gravemente prejudicado se lhe fosse pedido que se mantivesse num papel mais recuado.

Anos de inconstância, lesões e a saída forçada do clube, que queria recuperar o dinheiro da transferência e livrar-se do seu salário, deixaram De Jong em uma situação difícil. Nunca se integrou na equipa numa posição que lhe parecesse totalmente adequada e, mesmo agora, a sua presença deixa o Barcelona mais exposto na defesa.

No entanto, a equipa de Flick joga sem o travão de mão puxado e é muito divertida, marcando quatro ou mais golos em 20 ocasiões esta época. De Jong ajuda a equipa a progredir com bola, acrescentando toques de qualidade e ousadia ao jogo de construção do Barcelona.

"De Jong corre quase 90 metros (para se juntar ao ataque), essa é a mentalidade, a atitude da equipe, e isso é bom", disse Flick após a goleada do Barça sobre o Girona por 4-1 em março.

Fora de campo, a situação também mudou para De Jong, que pode assinar um novo contrato nos próximos meses.

Depois de uma frustrante meia década na capital catalã, a história de Frenkie de Jong está finalmente a mudar para melhor.

Siga o Barcelona - Dortmund no Flashscore