Mais

Liga dos Campeões: Bayern Munique precisa de um milagre para evitar os play-off

Vincent Kompany, treinador do Bayern Munique
Vincent Kompany, treinador do Bayern MuniqueČTK / imago sportfotodienst / Ulrich Wagner
O caminho direto do Bayern de Munique para os oitavos de final da Liga dos Campeões parece estar bloqueado. A equipa de Munique terá de contar com muitos apoios.

Ganhar - e depois esperar por um milagre futebolístico: o Bayern Munique está a contar com muitas coincidências na Liga dos Campeões para evitar, talvez, o tão mal-amado play-off em fevereiro.

No entanto, ninguém na ambiciosa equipa de Munique, que chegou a proclamar grandiloquentemente o "dahoam do título", acredita mais nisso antes da emocionante final da fase de grupos.

Siga o Bayern de Munique - Slovan Bratislava no Flashscore

"Chegar aos oito primeiros será difícil ou mesmo impossível", disse o diretor executivo Jan-Christian Dreesen, evocando esse mesmo "milagre" antes do jogo de quarta-feira (20:00) contra o Slovan Bratislava, que continua sem pontos.

O treinador Vincent Kompany até passou o domingo a fazer as contas para as várias eventualidades, como admitiu. 

"Tenho na minha cabeça o que tem de acontecer. Mas depois voltamos sempre ao princípio: temos de ganhar o nosso próprio jogo e ver o que acontece. Mas isso também torna a jornada interessante. Este formato é divertido para os estatísticos", disse Kompany, com um sorriso, esta terça-feira.

No entanto, o caminho direto para os oitavos de final parece estar fora do alcance do Bayern, que Joshua Kimmich negou recentemente ser uma equipa de topo na Europa. Em 15.º lugar na tabela, o clube alemão vai precisar de muita ajuda na luta apertada pelos oito primeiros lugares. No entanto, parece impossível que várias das equipas de topo venham a falhar e a diferença de golos também não está a favor do clube de Munique.

O Bayern poderia terminar em oitavo lugar se o Barcelona vencesse a Atalanta e o Dínamo de Zagreb vencesse o AC Milan ao mesmo tempo, mas isso não é tudo: nesse cenário, o Lille e o Feyenoord teriam de empatar, o Stade Brest teria de perder contra o Real Madrid e o Aston Villa não poderia vencer o Celtic de Glasgow. Confuso?

Melhoria até à final

Mas Kompany já estava a melhorar depois do desastre de 3-0 com o Feyenoord.

"Não temos medo dos play-offs. Se tivermos de entrar, é assim mesmo", afirmou. Dreesen também acrescentou, de forma desafiadora, que "aceitamos a repescagem e estamos ansiosos para ver o que acontece".

Para o Bayern, isso significa dois jogos a mais do que o previsto inicialmente, nos dias 11/12 e 17/18 de fevereiro. E, segundo o diretor desportivo Max Eberl, isso "prejudicaria" a equipa de Munique. O sorteio dos play-offs terá lugar já na sexta-feira.

O ícone Thomas Müller, como de costume, encarou a situação com tranquilidade.

"Tenho muitos amigos que gostam de slogans de mesa. Eu serviria-me deles imediatamente. Nos últimos anos, passámos a fase de grupos e acabámos sempre antes da final. Agora estamos a fazer o contrário", defendeu.

O Bayern Munique não poderá contar com Alphonso Davies e Leon Goretzka (que também está suspenso), lesionados, contra o Bratislava. Konrad Laimer, que foi suspenso na vitória por 2-1 em Friburgo, estará disponível no seu lugar. Manuel Neuer, condicionado, também está disponível. Josip Stanisic também festejou o seu regresso a Breisgau após cinco meses de ausência por lesão e "mostrou que nos vai ajudar", afirmou Kompany.

João Palhinha, que esteve lesionado durante muito tempo, também regressou com o Friburgo.