Mais

Liga dos Campeões: Dortmund procura a redenção com Newcastle

O espírito de luta de Mats Hummels pode ser um fator decisivo.
O espírito de luta de Mats Hummels pode ser um fator decisivo.AFP

Depois da amarga derrota contra o Bayern Munique (0-4), no fim de semana, o Borussia Dortmund terá de voltar a entrar em campo três dias depois, perante o seu público. Tal como há duas semanas, o adversário é o Newcastle. No Reino Unido, os comandados de Terzic conseguiram um triunfo por 1-0, mas os magpies vão certamente procurar um desempenho mais convincente na Alemanha.

A derrota de sábado foi a primeira vez que o Dortmund perdeu um jogo competitivo em pouco menos de um mês e meio. Sob o comando de Edin Terzic, o conjunto amarelo regressou à estabilidade desejada esta época e a tristeza do debacle no final da temporada passada está lentamente a desaparecer. 

Brandt, Reus, Füllkrug e companhia. são inspiradores em toda a linha e os oitavos de final da Liga dos Campeões também são um objetivo realista este ano. No entanto, o confronto contra o emblema inglês reveste-se de especial importância.

A classificação do Grupo
A classificação do GrupoFlashscore

BVB com uma defesa real na Liga dos Campeões

Ambas as equipas estão a quatro pontos do líder PSG, que está no topo da tabela com duas vitórias e seis pontos. Com uma vitória, o Dortmund pode, portanto, construir uma vantagem que decisiva no que é provavelmente o grupo mais difícil da prova. Em comparação com a Bundesliga (20-15 no que toca a golos marcados e sofridos), a chave aqui está na defesa.

O Dortmund manteve a baliza inviolada por duas vezes na Liga dos Campeões, o que também deve ser o plano na segunda mão contra o Newcastle. Mas atenção - o sexto classificado da Premier Leagueteve um desempenho decente recentemente. Uma vitória por 1-0 contra o vice-campeão Arsenal e uma triunfo (3-0) em casa do Manchester United na Taça falam por si.

O Newcastle está de novo em alta.
O Newcastle está de novo em alta.AFP

A defesa deve prestar especial atenção a Callum Wilson e Anthony Gordon. Ambos estão em grande forma esta época, com o primeiro a beneficiar da lesão de Alexander Isak. O sueco não terá a oportunidade de se vingar do seu antigo clube, enquanto os companheiros, liderados por Eddie Howe, estarão naturalmente interessados em corrigir o desaire da primeira mão.

Schlotterbeck alerta para "jogo nojento"

Pouco depois do final da partida, todos no Dortmund pareciam ter deixado para trás a clara derrota contra o atual campeão alemão. Sebastian Kehl parecia um pouco perplexo, mas também salientou que o jogo iria continuar de imediato: "Não sei se foi uma questão mental. O curso do jogo foi muito, muito difícil. Não devemos falar de tudo agora, que tudo está em ruínas novamente. Mas nunca tivemos controlo sobre este jogo"disse.

Edin Terzic também considerou que a derrota foi merecida e que a equipa devia estar a olhar diretamente para a Liga dos Campeões, quando já está a sete pontos do primeiro lugar no campeonato.

A derrota deve ser esquecida rapidamente.
A derrota deve ser esquecida rapidamente.Profimedia

Olhando para o grande jogo, o defesa Niklas Schlotterbeck já tem grande respeito, com o defesa-central a esperar um "jogo intenso em que o Newcastle vai lutar durante os 90 minutos" . Os Magpies vão "correr atrás de todas as bolas", o que não será divertido para a sua posição em particular - ele terá de ser"extremamente cuidadoso", um passe demasiado tarde e será "imediatamente perigoso" . Será particularmente importante para o gigante de cabelos loiros escapar sem um cartão amarelo. Caso contrário, falhará o jogo contra o AC Milan dentro de três semanas. Emre Can também está em risco, mas provavelmente só entrará em campo no banco de reservas.

Todos os jogadores do Dortmund que se identificam apenas parcialmente com o clube estarão a tentar provar o seu valor perante a Muralha Amarela. Para mostrar que uma exibição contra o Bayern será recebida com ainda mais luta. Algo que pode ser uma tarefa difícil contra uma equipa como o Newcastle, que adora um jogo como este. No entanto, a vantagem de jogar em casa deverá jogar a favor do BVB.