Liga dos Campeões: O duelo esquecido entre Atlético de Madrid e Dortmund

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga dos Campeões: O duelo esquecido entre Atlético de Madrid e Dortmund

Griezmann espera mais uma ronda de jogos da Liga dos Campeões
Griezmann espera mais uma ronda de jogos da Liga dos CampeõesNurPhoto via AFP / Opta by Stats Perform
A Liga dos Campeões também chega ao Metropolitano, com o Atlético de Madrid a receber o Borussia Dortmund, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, num duelo entre dois dos underdogs da competição.

Siga as principais incidências da partida

Comparado com os restantes confrontos entre estrelas, o embate no estádio Metropolitano será o mais discreto entre duas equipas que aspiram chegar às meias-finais da Liga dos Campeões, onde não chegam há vários anos.

A última vez que os Rojiblancos chegaram aos quartos de final foi em 2017, quando o Real Madrid os impediu de chegar à final da competição continental.

Os seus rivais alemães têm de recuar ainda mais, até 2013, para se lembrarem de como bateram os merengues para chegarem à final da Liga dos Campeões, onde perderam por 2-1 com o Bayern de Munique.

Siga o relato no site ou na app
Siga o relato no site ou na appFlashscore

Eficácia do Atlético contra a defesa alemã

O duelo apresenta-se como a ocasião para ambas as equipas ultrapassarem uma barreira que lhes resiste, numa prova em que o Atlético apresenta a pequena vantagem de ser a segunda equipa com mais golos nesta Liga dos Campeões.

"Eles evoluíram muito, com muitas alternativas no ataque. Sabemos que não podemos cometer erros", avisou o treinador do Borussia Dortmund, Edin Terzic, na terça-feira, em conferência de antevisão à partida.

Atrás apenas dos 24 golos do Manchester City, os colchoneros marcaram 19 golos, 11 dos quais por Antoine Griezmann e Álvaro Morata.

O avançado francês lidera a lista de goleadores da prova, com seis golos, os mesmos que o compatriota Kylian Mbappé (PSG), o norueguês Erling Haaland (City) e o inglês Harry Kane (Bayern de Munique).

Morata, que tem cinco golos na Liga dos Campeões, pode ter uma oportunidade contra o Dortmund para acabar com a sua seca de golos, com apenas um golo marcado nos últimos dois meses.

"Confio absolutamente no Álvaro (Morata), ele sabe como jogar estes jogos, sabe o que a equipa precisa e tenho a certeza que vai contribuir", disse Diego Simeone na terça-feira.

Os números de Álvaro Morata
Os números de Álvaro MorataFlashscore

O Atlético vai precisar de toda a sua eficácia contra uma equipa que é a melhor defesa da competição, com apenas cinco golos sofridos, além de ser a equipa que recupera mais bolas (346) e ganha mais duelos (148).

Dinâmica semelhante

Os Rojiblancos chegam ao jogo após a última vitória por 2-1 sobre o Villarreal na LaLiga, que os levou de volta ao quarto lugar, e uma classificação épica para as quartos de final da Liga dos Campeões, contra o Inter de Milão.

Depois de ter perdido por 1-0 em Itália, o Atlético conseguiu levar o jogo para os penáltis em Madrid, onde venceu por 5-3.

O Dortmund, por outro lado, acabou por perder essa posição depois de ser derrotado por 1-0 com o Estugarda no sábado, pondo fim a uma série de cinco vitórias oficiais consecutivas.

Dortmund perdeu o quarto lugar da Bundesliga
Dortmund perdeu o quarto lugar da BundesligaFlashscore

O jogo no Metropolitano é a oportunidade para corrigir esse revés e regressar às vitórias.

Simeone e a 50.ª vitória na Liga dos Campeões

Uma vitória neste jogo faria de Diego Simeone um membro do seleto grupo de treinadores com 50 vitórias na Liga dos Campeões, algo que apenas oito treinadores conseguiram antes dele.

O argentino já ganhou praticamente tudo com os Rojiblancos, mas a Liga dos Campeões continua a escapar, depois de perder as finais de 2014 e 2016 para o rival Real Madrid.

O fator Metropolitano

O clima para mais um passo rumo à final de Londres é propício no Metropolitano, que se tornou uma fortaleza, onde o Atlético só perdeu dois jogos nesta temporada.

"É um jogo importante, precisamos dos nossos adeptos e precisamos que eles nos empurrem", disse Simeone.

"Eles terão uma vantagem jogando aqui, neste estádio, mas queremos responder com um bom resultado", respondeu o seu homólogo, Edin Terzic.

Equipas prováveis:

Atlético de Madrid: Oblak; Nahuel Molina, Witsel, Gimenez, Azpilicueta, Lino; Llorente, Koke, De Paul; Griezmann, Morata.

Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Can (ou Nmecha), Sabitzer; Adeyemi, Brandt, Sancho; Füllkrug.