Mais

Liga dos Campeões: Olympiakos vai torcer por uma vitória do PSG na meia-final

Olympiakos precisa de ajuda do PSG
Olympiakos precisa de ajuda do PSGANGELOS TZORTZINIS / AFP
O Paris Saint-Germain vai receber o Arsenal na segunda partida da meia-final da Liga dos Campeões, esta quarta-feira, com a equipa de Luis Enrique a ter uma vantagem de um golo (0-1) do jogo da primeira mão. E, além disso, ainda contam com o apoio de algumas equipas quando soar o apito inicial.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

PSG e o Arsenal querem chegar à segunda final da Liga dos Campeões na quarta-feira, com o vencedor da decisão na capital francesa a ter de enfrentar o Inter de Milão no duelo decisivo.

No entanto, os parisienses contarão com o apoio de alguns clubes, principalmente do campeão grego Olympiakos. Caso o PSG avance, o também campeão da Liga Conferência em 2023/24 avança diretamente para a fase principal da Champions no próximo outono sem ter de disputar as eliminatórias.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Porquê? É simples: O PSG, tal como o Inter, já se qualificou para a Liga dos Campeões através do campeonato nacional. Vale a pena notar que o vencedor da competição europeia ganha um lugar na fase principal da época seguinte. Se um dos dois levantar o troféu em Munique, uma vaga será aberta para a fase principal.

De acordo com os regulamentos da UEFA, sempre que o detentor do título da Liga dos Campeões se qualifica para a fase principal através do campeonato nacional, o lugar vago é atribuído ao campeão nacional com o coeficiente UEFA mais elevado nos últimos cinco anos que não se tenha qualificado automaticamente para essa fase.

É aqui que entra o Olympiakos. O Thrylos conquistou o 48.º título da Superliga grega no mês passado e já tem a garantia de ser o campeão nacional mais bem classificado a entrar nas rondas de qualificação da Liga dos Campeões. Por isso, David Carmo, Costinha, Chiquinho, André Horta, Gelson Martins e companhia estão na linha de frente e podem qualificar-se para a fase principal pela primeira vez em seis anos.

Se isso acontecer, a vaga do Olympiakos na segunda fase de qualificação ficará vazia e será preenchida por duas equipas que inicialmente deveriam entrar na primeira fase. Estas duas equipas também estão confirmadas: Qarabag, do Azerbaijão, e Slovan Bratislava, da Eslováquia. 

Arsenal perto da Liga dos Campeões via Premier League

Mas e o Arsenal? Por que é que a derrota dos gunners seria algo tão bom? Bem, a primeira razão é simples: ainda não garantiram uma vaga na Champions através da Premier League. Atualmente, estão em segundo lugar, atrás do campeão Liverpool.

Na próxima época, os emblemas ingleses terão pelo menos cinco lugares na Liga dos Campeões, devido ao facto de terem vencido a classificação do coeficiente de uma época da UEFA. Isso valeu-lhes um lugar extra, permitindo que as cinco melhores equipas do campeonato se qualifiquem.

Os comandados de Mikel Arteta podem terminar em sétimo lugar no campeonato, embora seja pouco provável. Na verdade, o Arsenal pode garantir um lugar os cinco primeiros no próximo fim de semana. No cenário improvável de terminar em sexto ou sétimo lugar e vencer a Liga dos Campeões, não haveria vaga na competição, pois o clube do norte de Londres assumiria o lugar do campeão. Em vez disso, a Inglaterra perderia uma vaga na Liga Europa ou na Liga Conferência.

E se o Arsenal terminasse em quinto lugar na Premier League e ganhasse a Liga dos Campeões? É aqui que as coisas se tornam interessantes. Os regulamentos da UEFA referem que o reequilíbrio entre campeões - promover clubes devido a vagas causadas pelos campeões europeus - é aplicado primeiro, antes de atribuir o lugar extra na Liga dos Campeões.

Isto significa que, sem o lugar adicional Champions, o quinto classificado em Inglaterra qualifica-se para a Liga Europa propriamente dita. Neste caso, esse lugar ficaria vago, com o reequilíbrio dos vencedores a ocorrer na Liga Europa, devido ao facto de o Arsenal se qualificar para a liga milionária como vencedor da competição.

A vaga extra na Liga dos Campeões seria então atribuída ao sexto classificado de Inglaterra, atualmente o Nottingham Forest, por ser a equipa mais bem classificada.

Resumindo, o facto de o Arsenal terminar fora dos quatro primeiros e ganhar a Liga dos Campeões não beneficiaria o Olympiakos, o Slovan Bratislava e o Qarabag. Em vez disso, outras equipas acabariam por tirar partido desse facto.

Enquanto o Arsenal está praticamente garantido entre os quatro primeiros da Premier League, o Olympiakos e companhia adorariam ter a garantia de um lugar na fase principal. Algo que poderá ficar confirmado esta quarta-feira, embora precisem de alguma ajuda do PSG.