Liverpool e Barcelona já estão qualificados, mas quem se juntará a eles?
Dois clubes conseguiram garantir um lugar nos oitavos de final com uma jornada de antecedência. O Liverpool é o único que venceu todos os sete jogos disputados, o que aos comandados de Arne Slot viajarem a Eindhoven para enfrentar o PSV sem qualquer pressão. Além disso, o Liverpool não pode ser ficar abaixo do segundo lugar.
O outro clube a garantir um lugar nos oitavos de final é o Barcelona, que tem 18 pontos. A vitória em casa contra a Atalanta também garante que os blaugrana terminem em primeiro ou segundo lugar.
Mas a partir daí, as coisas ficam fascinantes. As equipas do terceiro ao 18.º lugar ainda estão todas na corrida pelos restantes seis lugares entre os oito primeiros. Arsenal, Inter (ambos com 16 pontos), Atlético de Madrid, AC Milan (ambos com 15) e Atalanta (14) têm a bola nas mãos. Com uma vitória destes cinco, o Liverpool e o Barcelona ficam entre os 16 finalistas. Na verdade, as duas equipas com 16 pontos também se apuram com apenas um ponto.
O Arsenal recebe o Girona, já eliminado, e está praticamente garantido entre os oito primeiros. Enquanto isso, o Inter recebe o AS Monaco, uma de seis equipas com 13 pontos e os nerazzurri não podem descansar sobre os louros.
O Atleti, por sua vez, vai à Áustria enfrentar o RB Salzburgo, que está eliminado. Já o AC Milan terá uma tarefa mais difícil, pois vai à Croácia enfrentar o Dínamo de Zagreb, que quer se manter na competição.
Há seis equipas com13 pontos. Uma vitória aumenta as hipóteses de chegar aos oitavos de final, mas nada está garantido. O Bayer Leverkusen ocupa atualmente o oitavo lugar, antes do jogo em casa contra o Sparta Praga. Os checos já estão arredados da prova.
Lille e Feyenoord, que se enfrentam entre si, fazem parte do sexteto. Um empate em França não será bom para nenhum dos dois, pelo que este poderá ser o jogo a assistir. Mónaco, Aston Villa e Brest são as outras três equipas com 13 pontos em sete jogos. O Villa joga em casa contra o Celtic, enquanto o Brest recebe o Real Madrid.

Por falar em Celtic e Real, fazem parte de um quinteto com 12 pontos. As probabilidades de uma equipa com 12 pontos ficar entre os oito primeiros são muito reduzidas. Também com 12 pontos estão Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Juventus. Os vice-campeões europeus enfrentam o Shakhtar Donetsk numa partida difícil. O Bayern, por sua vez, também joga em casa e defronta o Slovan Bratislava, que já foi eliminado. A Juve defronta o Benfica, que ainda precisa de um resultado.
O número mínimo de pontos necessários para ficar entre os oito primeiros é de 16. Qualquer coisa menos do que isso seria uma grande surpresa. Assim, as equipas com 12 pontos vão disputar os playoffs da fase a eliminar, independentemente dos resultados.

Lugares de playoff: Grandes clubes sob forte pressão
Há mais seis vagas para a fase de mata-mata, com nove equipas na disputa. Atualmente, entre os 24 primeiros estão o PSV, o Club Brugge (11), o Benfica, o PSG, o Sporting e o Estugarda (10). As restantes três equipas na corrida - Manchester City, Dínamo de Zagreb (8) e Shakhtar Donetsk (7) - são outsiders.

Provavelmente, o jogo com mais consequências nesta ronda é entre o Estugarda e o PSG. Uma vitória garante a passagem à fase seguinte, enquanto uma derrota de qualquer uma delas pode terminar a campanha. É realmente um confronto de dar água na boca, com muita coisa em jogo.

O Manchester City enfrenta o Club Brugge num jogo crucial. Embora seja pouco provável que a equipa belga seja eliminada na quarta-feira à noite, tem a oportunidade de eliminar um nome grande da competição. O Benfica viaja para defrontar a Juventus, e o Sporting recebe o eliminado Bolonha.
O Dínamo Zabreb tem um jogo difícil em casa com o Milan, enquanto o Shakhtar defronta o Dortmund. O maior problema para ambos é o facto de se esperar que 11 pontos sejam o número mínimo para avançar. Como tal, os ucranianos têm poucas hipóteses de passar à fase seguinte. Mesmo assim, nunca se deve dizer nunca.
A diferença de golos também é algo a ter em conta. Embora o Club Brugge e o PSV estejam com 11 pontos, dificilmente estão seguros, especialmente o primeiro. Por isso, um ponto seria útil para que os dois clubes tivessem certeza absoluta da classificação.
Ao contrário da última jornada da Liga Conferência, a Liga dos Campeões tem dois duelos sem qualquer impacto, na Suíça e na Áustria. O Young Boys enfrenta o Estrela Vermelha pelo segundo ano consecutivo, enquanto o Sturm Graz encara o RB Leipzig, estando as quatro equipas já afastadas.

Siga a última noite da fase de grupos da Liga dos Campeões com o Flashscore.