Mark van Bommel: "Aprendi naquele primeiro jogo que o FC Porto é uma equipa muito esperta"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mark van Bommel: "Aprendi naquele primeiro jogo que o FC Porto é uma equipa muito esperta"

Mark van Bommel, treinador do Antuérpia, no treino no Estádio do Dragão
Mark van Bommel, treinador do Antuérpia, no treino no Estádio do DragãoAFP
Os influentes futebolistas Toby Alderweireld e Jean Butez desfalcarão o Antuérpia na visita ao FC Porto, na terça-feira, da quarta ronda do Grupo H da Liga dos Campeões, revelou esta segunda-feira o treinador do campeão belga, Mark van Bommel.

“O Toby Alderweireld é o nosso capitão e um jogador muitíssimo importante. Esteve com problemas em alguns jogos, mas falámos pessoalmente. Ele conhece muito bem o corpo dele e eu disse-lhe que não era sensato que continuasse assim. Fizemos algumas coisas arriscadas para a sua idade, mas, agora, não quero forçar ou fazer com que o percamos durante um período mais longo. Quanto ao Jean Butez, a mulher dele está grávida e em vias de dar à luz. Poderá ser de hoje para amanhã (terça-feira) e, sendo uma situação de stress, não quisemos arriscar”, frisou o técnico neerlandês, em conferência de imprensa.

Apesar da indisponibilidade do defesa central Toby Alderweireld e do guarda-redes Jean Butez, que se junta à lesão do médio Mandela Keita, Mark van Bommel recusa “deitar a toalha ao chão” e tenta os primeiros pontos na ‘Champions’ do Antuérpia, que, na época passada, voltou a ser campeão belga 66 anos depois e atingiu uma inédita ‘dobradinha’.

Três derrotas são um momento de aprendizagem. Com duas derrotas seguidas, começa a ser difícil motivar os atletas e dizer-lhes que estamos a crescer bem. Não é uma coisa linear. Os adversários também se adaptam ao nosso jogo e vão fazer outras coisas para vencer. Temos de responder e vamos continuar em busca do nível mais alto”, afiançou.

FC Porto e Antuérpia defrontam-se na principal prova europeia de clubes, duas semanas depois de os vice-campeões nacionais terem beneficiado de um ‘hat-trick’ do avançado brasileiro Evanilson no segundo tempo para triunfarem com reviravolta na Bélgica (4-1).

“Jogámos bem durante a primeira parte, mas, na segunda, o FC Porto dominou e marcou logo aos 40 segundos... Se virmos esses golos que sofremos, podemos dizer que foram jogadas de alto nível. Não quero dizer com isto que não podemos bater o FC Porto, mas perder por 4-1 com eles foi uma forma de aprendermos”, reconheceu Mark van Bommel.

Acompanhe o relato ao vivo através da app ou site
Acompanhe o relato ao vivo através da app ou siteFlashscore

O antigo médio internacional neerlandês, que conquistou a Liga dos Campeões pelo FC Barcelona em 2005/06, desvalorizou os efeitos da derrota sofrida pelos ‘azuis e brancos’ na receção ao Estoril Praia (0-1), então lanterna-vermelha da I Liga, para a 10.ª jornada.

Aprendi naquele primeiro jogo que o FC Porto é uma equipa muito esperta, que joga há bastante tempo a um alto nível e que fica tranquila em situações adversas. O Pepe é um rochedo de experiência, não se deixa impressionar e sabe usar bem as suas qualidades. Não foi famoso o FC Porto ter perdido com o Estoril, mas estas coisas não são assim tão importantes e os atletas estão mais do que vacinados para lidar com as derrotas”, notou.

Ao lado de Mark van Bommel, o extremo Michel Balikwisha partilhou o empenho do atual sexto colocado da Liga belga, com 20 pontos, a 11 do líder isolado Union St. Gilloise, em manter a réstia de esperança numa qualificação para os oitavos de final da ‘Champions’.

Sabemos que se, se todos jogarem bem, podemos dar boas impressões e fazer um bom resultado. Zero pontos? A culpa é nossa. Se conseguirmos dominar melhor a segunda parte contra o FC Porto, podemos dar uma boa resposta”, avaliou o jogador, de 22 anos.

Os ‘azuis e brancos’ medem forças com o Antuérpia na terça-feira, a partir das 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, para a quarta jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, algumas horas depois do duelo entre Shakhtar Donetsk e FC Barcelona, em Hamburgo.

Vencedor da prova em 1986/87 e 2003/04, o FC Porto está no segundo lugar da ‘poule’, com seis pontos, contra nove dos espanhóis, que seguem na liderança isolada, enquanto os ucranianos ocupam a terceira posição, com três, e o Antuérpia é último, sem pontos.

Siga o FC Porto-Antuérpia no Flashscore