Não o esperado mas o suficiente: FC Porto vence (2-0) Antuérpia e iguala líder Barcelona

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Não o esperado mas o suficiente: FC Porto vence (2-0) Antuérpia e iguala líder Barcelona

Atualizado
A festa dos jogadores do FC Porto no Estádio do Dragão
A festa dos jogadores do FC Porto no Estádio do DragãoOpta by Stats Perform/AFP
O FC Porto venceu esta terça-feira o Antuérpia, por 2-0, no Estádio do Dragão, em jogo da 4.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. O golo de Evanilson, que já havia feito um hat-trick na Bélgica, este apontado de grande penalidade, abriu caminho ao triunfo dos dragões, selado por Pepe, aos 90+1 minutos. Com estes três pontos, e perante a derrota do Barcelona diante do Shakhtar, os azuis e brancos sobem à liderança, com os mesmos 9 pontos dos catalães.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com seis jogadores - Iván Marcano, Wendell, Iván Jaime, Galeno, Gabriel Veron e Samuel Portugal -, todos lesionados, Sérgio Conceição recebeu a boa notícia do regresso de Zaidu e não pestanejou, colocando o lateral nigeriano no onze inicial, onde também André Franco voltou a surgir a titular, à esquerda do meio-campo, qual Otávio, com Francisco Conceição preterido.

E se Sérgio Conceição não contou com meia dúzia de nomes, Mark Van Bommel, treinador do Antuérpia, surgiu no Dragão com apenas nove jogadores no banco, menos três do que os azuis e brancos.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Ora erras tu, ora erro eu

O FC Porto começou pressionante mas foi o Antuérpia, aos 8 minutos, que quase fez o 1-0: mau passe de Alan Varela e Balikwisha, rápido e com espaço, a atirar cruzado mas ao lado da baliza de Diogo Costa. Os azuis e brancos tentaram responder aos 12', com Taremi a amortecer para André Franco, já dentro da área, e com Zaidu a surgir para o remate, que foi desviado pela defesa belga.

Em cima do quarto de hora foi o Antuérpia a falhar na transição ofensiva, com erro individual do guarda-redes Lammens, Taremi a ganhar a bola e Evanilson, de pé esquerdo, a rematar ao lado.

Aos 26 minutos novamente Taremi em evidência, servido com cruzamento largo de Zaidu, mas o cabeceamento do avançado iraniano saiu à figura e fácil para Lammens. Aos 29' foi na sequência de um lançamento lateral de Zaidu que Evanilson, de cabeça, isolou Taremi, que rematou ao lado mas já em fora de jogo.

Não há três sem quatro

Aos 31 minutos Pepê teve melhor pontaria, disparou para a defesa de Lammens e, na recarga, Eustáquio foi derrubado por Kerk. Grande penalidade a favor do FC Porto, que Alan Varela queria marcar, mas Pepe deu a bola a Evanilson e o brasileiro, que tinha feito um hat trick na Bélgica, colocou os azuis e brancos na frente, com o 1-0 de penálti, aos 32 minutos.

Aos 43 minutos mais uma desmarcação rápida do FC Porto, desta feita de Taremi, que disparou mas às malhas laterais da baliza do Antuérpia.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloFlashscore

Desvantagem no marcador e em campo

Para a segunda parte Van Bommel trocou o lateral-direito, com Bataille no lugar de De Laet, e com Kerk, logo aos 48 minutos, a esboçar uma primeira reação, com um cruzamento que David Carmo cortou para canto.

Aos 51 minutos, porém, Ekkelenkamp entrou de forma dura sobre Zaidu, o árbitro mostrou amarelo mas, chamado ao VAR, alterou a decisão para um vermelho direto, deixando o Antuérpia reduzido a dez bem cedo na segunda parte.

Aos 58 minutos, já depois de Pepe ter cortado uma transição rápida dos belgas, foi Ilenikhena a fugir e David Carmo a derrubá-lo. O árbitro mostrou amarelo, porque o lance foi ainda no meio-campo, mas arriscou muito o central do FC Porto.

Aos 66 minutos, ainda antes das primeiras substituições no FC Porto, após longa troca de bola, André Franco cruzou largo para Zaidu surgir na área e cabecear à figura de Lammens.

Os ataques do FC Porto
Os ataques do FC PortoOpta by Stats Perform/AFP

Dança dos bancos

Com o lateral nigeriano em evidência, Jorge Sánchez, que já estava junto à linha para entrar, voltou a vestir o casaco, deixando Francisco Conceição sozinho junto ao quarto árbitro, quando André Franco, também de cabeça, atirou ao lado aos 68 minutos. Bola fora, altura para a mudança, saindo Taremi para a entrada do número 10, enquanto Van Bommel lançou Corbanie e Muja nos lugares de Wijndal e Balikwisha.

Aos 73 minutos, após mais um desequilíbrio causado por Pepê, foi Evanilson a finalizar, com um remate cruzado que Lammens defendeu, com os pés, evitando o 2-0 e o bis do avançado brasileiro do FC Porto.

Aos 76 minutos Van Bommel voltou a mexer, com Janssen e Ejuke nos lugares de Ilenikhena e Kerk, antes de um tremendo falhanço de André Franco: o médio do FC Porto, com tudo para fazer o 2-0, servido por João Mário, atirou ao lado. No minuto seguinte foi Francisco Conceição a surgir na área, a tentar cavar um penálti, acabando o lance num... pontapé de baliza para o Antuérpia.

Susto antes do 'refresh'

Aos 83 minutos calafrio no Dragão, com Muja em boa posição para fazer o empate, valendo um enorme corte de Alan Varela.

Sérgio Conceição mexeu de imediato, com Jorge Sánchez e Danny Namaso na linha, acrescentando Fran Navarro, para tirar Zaidu, André Franco e Evanilson.

A posição média dos jogadores do FC Porto
A posição média dos jogadores do FC PortoOpta by Stats Perform/AFP

O calafrio, os assobios e o capitão

Aos 89 minutos Pepê, com tudo para marcar, atirou por cima, e logo depois, na sequência desse pontapé de baliza, o desentendimento entre Pepe e David Carmo permitiu a Muja ficar na cara de Diogo Costa, falhando o empate por centímetros. Os assobios, que já se ouviam no Dragão, ficaram mais audíveis.

A impaciência do público, porém, durou pouco, uma vez que no primeiro dos seis minutos de compensação, na sequência de um canto curto, Francisco Conceição cruzou para Pepe, de cabeça, fazer o 2-0 e desfazer as dúvidas.

Homem do jogo Flashscore: Pepê (FC Porto)

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform