Nuno Mendes procura dar outra imagem frente ao Dortmund

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Nuno Mendes procura dar outra imagem frente ao Dortmund

Nuno Mendes no jogo da primeira mão no Signal Iduna Park.
Nuno Mendes no jogo da primeira mão no Signal Iduna Park.JEAN CATUFFE/DPPI via AFP
Depois de uma exibição aquém das expectativas na primeira mão, jogada na passada quarta-feira, Nuno Mendes deve entrar em campo no Parque dos príncipes na terça-feira. Mais uma vez, o PSG precisa de dar a volta à situação e o seu lateral-esquerdo português poderá assumir um papel importante.

Nuno Mendes não contribuiu significativamente para o ataque do PSG no Signal Iduna Park na semana passada. Não foi por culpa sua que o Paris Saint-Germain não conseguiu melhor do que uma derrota por 0-1, mas dadas as qualidades do jovem português, é difícil não imaginar que ele poderia ter feito melhor e, acima de tudo, contribuído para um bom resultado.

Para isso, não lhe restará outra alternativa que não seja fazer melhor a nível individual, tanto mais que o seu treinador , Luis Enrique, já não tem a opção de colocar Lucas Hernández no flanco esquerdo, na sequência da lesão do internacional francês.

De facto, Jadon Sancho teve um jogo particularmente bom na ala direita, com Nuno Mendes a oferecer pouca resistência. No entanto, há que dizer que este foi um facto menos lamentável, uma vez que o antigo jogador do Sporting não é conhecido pelas suas qualidades defensivas. E, como muitos jogadores da sua geração, é mais um ala do que um lateral.

Quando não tem de defender a maior parte do tempo, ou pelo menos cobrir uma grande área do campo, o internacional português revela-se um excelente jogador. Foi o que demonstrou na época passada, nomeadamente ao ser um jogador importante na linha ofensiva de Christophe Galtier.

Os toques de Nuno Mendes no meio-campo ofensivo
Os toques de Nuno Mendes no meio-campo ofensivoOpta by Stats Perform

Nesta temporada, no entanto, as coisas mudaram, com Luis Enrique tendo que lidar com a ausência dele até fevereiro. Além disso, o espanhol não utiliza a defesa com três centrais do seu antecessor. A primeira consequência é que Nuno Mendes não está habituado a jogar com esta formação. Isso pode acontecer, mas num jogo tão importante como uma meia-final da Liga dos Campeões, independentemente do adversário, pode tornar-se problemático.

No jogo posicional que Luis Enrique queria no Signal Iduna Park, era difícil iniciar uma sequência de ataques a partir do flanco esquerdo. Em várias ocasiões, Nuno Mendes perdeu a bola ou falhou um passe. Por isso, foi pouco eficaz.

Um papel que não lhe convém?

Numa formação ofensiva como a do PSG, é por vezes difícil manter o equilíbrio, uma vez que se pode criar espaço após um desvio, uma corrida para a frente ou mesmo uma perda de bola. Como um treinador como Pep Guardiola, que defende uma filosofia de jogo semelhante, o plano de jogo deve encontrar uma saída segura.

E no jogo de Luis Enrique, essa saída é Nuno Mendes. Como vimos contra o Borussia Dortmund, Mendes não podia subir à vontade pelo seu flanco, pois Achraf Hakimi já o fazia do outro lado. Este facto pode ter exposto ainda mais o bloco parisiense às transições adversárias, apesar de esta equipa do PSG ser bastante hábil nas transições defensivas para evitar que os seus adversários causem demasiados danos.

O treinador parisiense não estava provavelmente à espera que o Dortmund fosse tão eficaz e corajoso na recuperação da bola, porque sabe muito bem que Nuno Mendes tem falhas quando não tem a bola. Faz parte do futebol de alta competição, é preciso aceitar os erros, e é bom para o PSG que o português não tenha perdido um golo, porque o arrependimento teria sido inevitavelmente maior.

Nuno Mendes (25) não jogou tão avançado
Nuno Mendes (25) não jogou tão avançadoOpta by Stats Perform

Agora, há um jogo de da segunda mão no Parc des Princes para conseguir o apuramento para a final marcada para 1 de junho em Wembley. É provável que os parisienses sejam bastante ofensivos para colocar muita pressão sobre os jogadores de Edin Terzić. E, nessa configuração, Nuno Mendes vai ter que mostrar serenidade para não aniquilar quaisquer possíveis oportunidades. Além disso, esperemos que ele tenha a oportunidade de usar seu atleticismo para avançar quando o bloco adversário subir.

No entanto, quando tiver a posse de bola, terá de aceitar o facto de que, provavelmente, continuará a ser limitado para dar uma base defensiva à sua equipa. A partir de agora, só ele pode elevar o seu nível de jogo, porque é obviamente capaz de o fazer.