Os quatro grandes que não se qualificaram para os oitavos de final da Liga dos Campeões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os quatro grandes que não se qualificaram para os oitavos de final da Liga dos Campeões

Sergio Ramos, depois de marcar o golo do Sevilha no empate 1-1 com o Lens
Sergio Ramos, depois de marcar o golo do Sevilha no empate 1-1 com o LensProfimedia
Terminada a primeira volta da Liga dos Campeões, já sabemos quem são as 16 equipas que se qualificaram para os oitavos de final. Por isso, vamos analisar os quatro grandes clubes que, pelo seu potencial, vão falhar esta ronda: Sevilha, Newcastle, AC Milan e Manchester United.

Sevilha

O sete vezes campeão da Liga Europa foi cabeça de série no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. A crise institucional e desportiva em que se encontra mergulhado acabou por se fazer sentir, num grupo em que deveria ter ficado, pelo menos, em segundo lugar. Depois de ter empatado os dois primeiros jogos, contra o Lens e o PSV Eindhoven, perdeu os dois seguintes contra o Arsenal.

Posteriormente, alguns fatores levaram à sua eliminação. Contra o PSV, no Pizjuan, o Sevilha foi superior aos neerlandeses até à expulsão de Ocampos. Chegou a estar em vantagem por 2-0, com golos de Sergio Ramos e En Nesyri, mas caiu ao fim de poucos minutos com a desvantagem numérica. Contra o Lens, um penálti muito duvidoso atribuído à equipa francesa tornou o jogo muito difícil. Acabou por perder por 2-1 e ficou também fora da Liga Europa.

O plantel é semelhante (com as saídas de Bono e Montiel e a chegada de Sergio Ramos, Lukébakio e Sow) ao que venceu a Liga Europa há meio ano, batendo o Manchester United, a Juventus e a Roma. O objetivo agora é voltar ao caminho do campeonato com um plantel que inclui dois campeões do mundo com a Espanha (Sergio Ramos e Jesús Navas, este último é atualmente titular) e jogadores de renome internacional como Acuña, Ocampos e En Nesyri.

Newcastle United

O Newcastle regressou à Liga dos Campeões duas décadas depois e acabou por ficar no grupo da morte. Apesar disso, os Magpies fizeram uma fase de grupos muito boa, pelo menos em termos de jogo. De facto, na último joga partida, com o AC Milan, no St. James' Park, os Toon Army estiveram praticamente qualificados durante vários minutos, graças ao grande golo de Joelinton.

O grande momento da equipa do norte de Inglaterra nesta Liga dos Campeões foi a vitória por 4-1 sobre o Paris Saint-Germain. Almiron, Burn, Longstaff, Schar e Burn marcaram os golos da goleada sobre um dos favoritos ao título.

A segunda mão, no Parque dos Príncipes, estava praticamente ganha até que um penálti injusto, aos 90+8 minutos, deu a Mbappé a oportunidade de empatar. Se tal não tivesse acontecido, talvez o Newcastle tivesse ficado entre os dois primeiros do grupo.

Bruno Guimarães saúda os adeptos do Newcastle
Bruno Guimarães saúda os adeptos do NewcastleProfimedia

AC Milan

O sete vezes campeão europeu foi sorteado no mesmo grupo do Newcastle, ao lado de Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund. Apesar de um início irregular, com dois empates sem golos e uma derrota na capital francesa, o AC Milan reagiu, vencendo o PSG em San Siro, com golos de Olivier Giroud e Rafael Leão, provavelmente os dois jogadores em melhor forma dos rossoneri, a par de Pulisic.

A derrota em Dortmund deu lugar a um jogo definitivo em St James's Park. Depois de uma primeira parte muito discreta, os rossoneri garantiram o seu lugar na Liga Europa após uma grande reação na segunda parte. Os golos de Pulisic e de Samu Chukwueze em contra-ataque atenuaram a desilusão de não ter conseguido avançar na Liga dos Campeões, onde chegou às meias-finais na época passada.

Em Itália, o AC Milan é atualmente o terceiro classificado, mas está a sete pontos da Juve e a nove pontos do Inter, que fugiu ao pelotão.

Alessio Florenzi lamenta uma oportunidade perdida pelo Milan
Alessio Florenzi lamenta uma oportunidade perdida pelo MilanProfimedia

Manchester United

O Manchester United está a atravessar um dos piores momentos da sua história desportiva recente, com incertezas quanto ao futuro do seu proprietário. Num grupo que parecia provável que os tricampeões europeus se qualificassem, juntamente com o Bayern, os Red Devils terminaram em último lugar.

Uma única vitória, com um golo de Maguire, contra o Copenhaga, depois de um início turbulento (derrota por 3-4 em Munique e derrota por 2-3 em Old Trafford contra o Galatasaray), acabou por custar à equipa de Ten Hag e permitiu a passagem do Copenhaga.

Apesar do aparecimento de jovens jogadores como Garnacho e Hojlund, a equipa está em sexto lugar na Premier League, a seis pontos dos seus vizinhos na zona de apuramento para a Liga dos Campeões.

Os jogadores do Manchester United lamentam a derrota
Os jogadores do Manchester United lamentam a derrotaProfimedia