Premier League não quer perder um lugar na Liga dos Campeões depois da má noite dos ingleses

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Premier League não quer perder um lugar na Liga dos Campeões depois da má noite dos ingleses
Derrota do Manchester City frente ao Real Madrid pode afetar negativamente o coeficiente na UEFA
Derrota do Manchester City frente ao Real Madrid pode afetar negativamente o coeficiente na UEFAReuters
Os adeptos do Tottenham não devem ter simpatizado muito com o rival Arsenal, após a eliminação nos quartos de final da Liga dos Campeões, diante do Bayern de Munique, mas talvez não riam tanto no final da temporada.

A derrota do Arsenal por 2-3, no agregado, combinada com a derrota do Manchester City diante do Real Madrid nos penáltis, fez mais do que apenas descartar a possibilidade de um clube inglês comparecer à final de Wembley no dia 1 de junho.

Essas derrotas também deram à Bundesliga a vantagem sobre a Premier League inglesa na corrida para garantir uma vaga extra na Liga dos Campeões do ano que vem.

Até à derrota de quarta-feira, a Inglaterra estava ligeiramente atrás da Alemanha na tabela de coeficientes da UEFA - o sistema utilizado para decidir o número de lugares a que um país tem direito nas competições europeias de clubes.

Os dois primeiros países dessa tabela terão direito a cinco lugares, em vez de quatro, na Liga dos Campeões da próxima época. Com a Itália segura no primeiro lugar, a batalha entre a Alemanha e a Inglaterra estava, até quarta-feira, renhida.

O Bayern de Munique, que se juntou ao Borussia Dortmund nas meias-finais, é agora o favorito. O Dortmund superou o Atlético de Madrid num jogo emocionante na terça-feira.

A Itália está com 18,428, a Alemanha com 17,642 e a Inglaterra com 16,875, tudo isso antes dos jogos da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa, nomeadamente a partida do Bayer Leverkusen contra o West Ham, da Premier League, esta quinta-feira.

A menos que o West Ham consiga uma reviravolta surpreendente no Estádio de Londres, a vantagem da Alemanha sobre a Inglaterra será ainda maior, especialmente com o Liverpool a enfrentar uma desvantagem de 0-3 contra a Atalanta.

Tudo isso tem implicações enormes na Premier League e na luta pelo quarto lugar, entre Tottenham e Aston Villa.

O topo da classificação da Premier League
O topo da classificação da Premier LeagueFlashscore

A excelente vitória do Aston Villa sobre o Arsenal no último fim de semana, combinada com a goleada do Tottenham sobre o Newcastle, deixou o Villa três pontos à frente do clube do norte de Londres, que até há pouco tempo poderia ter pensado que o quinto lugar seria suficiente para se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima temporada.

Agora, isso parece cada vez mais improvável e, com uma sequência terrível, que inclui jogos contra Arsenal, Manchester City, Liverpool e Chelsea, as esperanças do Tottenham de jogar entre a elite da Europa na próxima temporada estão a diminuir.

O Tottenham pode acabar a torcer para que o Aston Villa vença a Liga Conferência, já que pode ser o único clube inglês na Europa na próxima sexta-feira. O Aston Villa venceu o Lille por 2-1 na primeira mão dos quartos de final.

Na Bundesliga, o Borussia Dortmund e o RB Leipzig disputam o quarto lugar, mas agora parece que ambos poderão disputar a Liga dos Campeões.

O topo da classificação da Bundesliga
O topo da classificação da BundesligaFlashscore

O coeficiente da UEFA baseia-se nos resultados da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Liga Conferência, sendo que cada vitória de um clube de um país vale dois pontos e o empate um.

Os pontos de bónus são acumulados ao passar as várias fases de cada competição, sendo o total dividido pelo número de equipas desse país na Europa.