Raya, o herói dos penáltis, põe fim ao debate na baliza do Arsenal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Raya, o herói dos penáltis, põe fim ao debate na baliza do Arsenal

Raya comemora a passagem do Arsenal para os quartos de final da Liga dos Campeões
Raya comemora a passagem do Arsenal para os quartos de final da Liga dos CampeõesAFP
Os pénaltis defendidos por David Raya contra o FC Porto classificaram o Arsenal para os quartos de final da Liga dos Campeões, mas também resolveram o debate sobre quem é o guarda-redes titular dos Gunners.

O guarda-redes espanhol mergulhou a fundo para desviar o remate de Wendell para o seu poste esquerdo e também defendeu o remate de Galeno, enquanto o Arsenal passava para os oitavos de final por 4-2 nos penáltis, na terça-feira.

A dramática disputa de penálti sob as luzes do Emirates aconteceu com as equipes empatadas 1-1 no resultado agregado após o prolongamento de um confronto tenso e disputado.

Leandro Trossard marcou aos 41 minutos para empatar o jogo, depois de o FC Porto ter vencido a primeira mão em Portugal com um golo de Galeno no último minuto, mas nenhuma das equipas conseguiu encontrar um vencedor e a eliminatória da Liga dos Campeões foi para os penáltis pela primeira vez em oito anos.

Mikel Arteta levantou suspeitas quando trouxe Raya para o clube por empréstimo do Brentford em agosto passado para competir com o número um Aaron Ramsdale. Em alguns setores, havia a sensação de que não havia nenhum problema a ser resolvido, já que o inglês Ramsdale era o favorito dos adeptos.

O antigo guarda-redes inglês Ben Foster classificou a decisão de contratar Raya como "patética", salientando que Ramsdale estava a lutar com Jordan Pickford pela camisola número um do país. Gary Neville, antigo defesa do Manchester United, disse não ser fã da competição entre guarda-redes.

O guarda-redes

Mas Arteta viu claramente algo que o levou a concordar com o empréstimo de uma temporada, com a opção de tornar a transferência definitiva por cerca de 27 milhões de libras (31.6 milhões de euros).

Raya chamou a atenção do técnico do Arsenal pela sua taxa de defesa de 77% - a maior da Premier League na temporada 2022/23 - e a sua habilidade com a bola nos pés, que é um fator-chave no jogo baseado na posse de bola do clube.

Os números de Raya
Os números de RayaFlashscore

Inicialmente, Arteta não se comprometeu sobre quem seria o seu guarda-redes titular, sublinhando as vantagens da competição. Mas, embora Ramsdale, de 25 anos, tenha começado a temporada entre os postes, assim que foi substituído por Raya não restaram dúvidas sobre qual seria o favorito do técnico espanhol.

O inglês disputou apenas dois jogos na Premier League desde o início de setembro, ambos contra o Brentford, que Raya não pode enfrentar por ser o seu clube de origem.

Nem tudo foi fácil para o jogador de 28 anos, que demorou a estabelecer-se e cometeu uma série de erros que custaram caro, incluindo as partidas contra o Chelsea e o Newcastle.

Mas Arteta, cuja equipa lidera a Premier League com oito vitórias consecutivas, manteve-se firme, mesmo quando o pai de Ramsdale questionou a forma como o treinador lidou com a situação.

Arteta foi questionado, no rescaldo da vitória de terça-feira, se o desempenho de Raya tinha provado o seu valor, mas disse que nunca duvidou do seu guarda-redes.

"Não preciso de o ver hoje (terça-feira). Eu estava muito convencido de que seria assim. Nos primeiros dias aqui, vimos o que ele teve de passar e como o fez com aquela compostura. A sua linguagem corporal e a posição que assume não o afetam muito e essa é uma qualidade fundamental para um guarda-redes".

O próprio Raya admitiu que foi uma "grande sensação" ajudar o Arsenal a chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2010 - pondo fim a uma série miserável de sete derrotas consecutivas nos oitavos de final.

"Temos trabalhado muito nos penáltis este ano, porque numa noite como esta é preciso ser bom e o trabalho árduo valeu a pena. É uma grande noite", disse à TNT Sports.

"Devia ter defendido três, mas estou muito feliz por ter defendido dois e ter passado aos quartos de final. Significa tudo. Joga-se futebol para este tipo de noites. Estou muito feliz e vou festejar e aproveitar a noite", terminou.