Real Madrid procura sexta final da Liga dos Campeões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Real Madrid procura sexta final da Liga dos Campeões

Rodrygo, diante de Zinchenko e Gündogan, nas meias-finais de 2022
Rodrygo, diante de Zinchenko e Gündogan, nas meias-finais de 2022Profimedia
O Real Madrid defronta o Bayern de Munique, esta quarta-feira, no Bernabéu, para a sua 32.ª meia-final, 17 se contarmos apenas com o formato da Liga dos Campeões.

Das 32 meias-finais disputadas pelo Real Madrid, apenas 11 foram jogadas no Bernabéu. Curiosamente, nas cinco primeiras edições, ganhas pelo Real Madrid de forma consecutiva, as meias-finais nunca foram disputadas em Chamartín.

A primeira ocasião foi em 63-64, quando o Madrid goleou o Zurique por 6-0, depois de uma vitória por 1-2 na Suíça. O Real Madrid perdeu essa final com o Inter. Em 67-68, o clube branco não conseguiu o apuramento para a final depois de um empate a 3-3 com o Manchester United, ao sair derrotado de Old Trafford. Em 72-73, também não houve sorte. O Ajax venceu por 1-0 na capital espanhola, depois de uma vitória por 2-1 dos neerlandeses em Amesterdão.

Em 1987, a primeira mão contra o Bayern

O primeiro encontro das meias-finais entre o Real Madrid e o Bayern teve lugar em 75-76, mas foi decidido na Alemanha a favor dos bávaros. Em 86-87, o encontro foi decidido em Espanha. O Bayern, com Augenthaler e Matthäus, ganhou por 4-1 no Olímpico. O golo de Santillana no Bernabéu não foi suficiente para vencer. Em 1999-2000 e 2000-2001 , houve dois encontros nas meias-finais entre o Bayern e o Real Madrid. No entanto, ambos foram decididos em Munique. O primeiro foi ganho pelo Real Madrid, o segundo pelos bávaros. Em ambas as épocas, o vencedor do "play-off" sagrou-se campeão europeu, derrotando o Valência na final.

Em 2002, contra o Barcelona

Em 2001-2002, o Real Madrid eliminou o Barcelona nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Bernabéu garantiu a passagem com um empate 1-1. Em Camp Nou, Zidane e McManaman tinham virado o Barcelona do avesso. Era a primeira vez desde 1964 que o Real Madrid chegava à final, que venceria em casa do Leverkusen.

O penálti de Ramos contra os bávaros

Em 2011-2012, com José Mourinho no comando técnico, Real Madrid e Bayern encontraram-se pela quarta vez nas meias-finais. Os alemães chegaram ao Bernabéu depois de uma vitória por 2-1 na primeira mão. Aos 14 minutos, o Real Madrid já vencia por 2-0 com dois golos de Cristiano Ronaldo. O penálti de Robben, aos 27 minutos, reduziu a desvantagem e o jogo terminou na decisão por penáltis. O empate será recordado pelo falhanço de Sergio Ramos, que atirou o seu pontapé para as nuvens.

Jogadores do Real Madrid depois de perderem com o Bayern nas meias-finais de 2012, no Bernabéu
Jogadores do Real Madrid depois de perderem com o Bayern nas meias-finais de 2012, no BernabéuAFP

Um ano mais tarde, outra equipa alemã eliminou o Real Madrid da final. O Borussia Dortmund venceu na Vestefália com três golos de Lewandowski. O 2-0 branco marcado por Benzema e Ramos esteve perto de se tornar um milagre.

Em 13-14, os atletas de Madrid golearam o Bayern de Guardiola por 4-0, apesar de o jogo da segunda mão ter sido em Munique, com dois golos de Cristiano Ronaldo e dois de Ramos.

Em 14-15, a Juventus, com um golo de Morata, impediu o Real Madrid de se qualificar para a final no Bernabéu. 1-1 em Madrid depois de uma vitória por 2-1 dos italianos em Turim.

Contra o City, má série é quebrada

Depois de três meias-finais perdidas no Bernabéu, o Real Madrid pôde finalmente festejar com os seus adeptos um lugar na final de 15-16. Um auto-golo de Fernando, o único marcado na eliminatória, deu ao Real Madrid um lugar na final contra o Manchester City.

Em 2018, o último contra o Bayern

O último encontro entre Real Madrid e Bayern nas meias-finais da Liga dos Campeões remonta a 2017-2018. Depois de uma vitória dos blancos por 2-1 em Munique, graças aos golos de Marcelo e Asensio, o Bernabéu assistiu a um emocionante duelo que terminou com um empate 2-2. Kimmich deu a vantagem ao Bayern, Benzema fez dois golos e James fez o 2-2. Num total de sete encontros nas meias-finais com o Bayern, o Real Madrid venceu três vezes, contra quatro dos alemães.

Cristiano e Kroos celebram o facto de terem chegado à final contra o Bayern em 2018
Cristiano e Kroos celebram o facto de terem chegado à final contra o Bayern em 2018AFP

O milagre contra o City

A última meia-final disputada no Bernabéu entrou para a história. O Real Madrid empatou a primeira mão contra o Manchester City por 4-3, com dois golos de Rodrygo em dois minutos de descontos.

Benzema, no prolongamento, deu ao Real Madrid o apuramento para a final, que viria a ganhar ao Liverpool. No ano seguinte, os "cityzens" vingaram-se nas meias-finais, mas esta época os "blancos" passaram aos quartos de final nos penáltis.