Vitaly Shumei perdeu parte do crânio quando foi atingido por um projétil de artilharia durante os combates na região de Donbass, em agosto de 2022. O Shakhtar decidiu pagar a sua transferência para o Instituto Guttmann de Saúde Cerebral de Barcelona, onde está a ser submetido a um longo processo de neuroreabilitação.
"Emoções fortes e tudo. Queria mesmo chorar, porque quando o vemos, ele é um tipo muito forte que protegeu o nosso país", disse Stepanenko à Reuters.
Nos cinco meses em que Shumei esteve em Barcelona, o seu estado de saúde melhorou significativamente, informou o Shakhtar num comunicado, especialmente depois de os médicos terem efetuado uma complexa cirurgia ao cérebro em junho.
Agora, Shumei está a começar a falar novamente. Consegue dizer algumas palavras como "sim, pai" ou "sumo", de acordo com o comunicado.
"Depois da cirurgia, ele ficou mais atento, começou a virar a cabeça aos comandos verbais", disse o neurologista Sergio Albu a Stepanenko e Andriy Pyatov, antigo guarda-redes do Shakhtar e atual treinador do clube.
O pai de Shumei, Serhiy, disse que queria que o filho voltasse a andar o mais depressa possível, embora "se acontecer o contrário, isso significa que é assim que o destino nos trata".
"Quero dizer às pessoas que se isto acontecer ao vosso filho, ao vosso marido, ao vosso irmão ou filho, peço-vos que se aguentem. Haverá uma réstia de esperança para se aguentarem", acrescentou.
O Shakhtar defronta o Barcelona na Liga dos Campeões esta quarta-feira.
