Mais

UEFA apresenta o formato da sua própria "Superliga" que acontece a partir de 2024/25

Troféu da Liga dos Campeões
Troféu da Liga dos CampeõesAFP
A partir da próxima época, a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência terão um novo formato que tem muitas semelhanças com a Superliga proposta por Florentino Pérez.

Boas notícias para a UEFA, mas não tão boas para as equipas. A partir da próxima época, haverá mais futebol europeu com o alargamento das competições continentais. Uma medida que conduzirá diretamente a um calendário mais preenchido do que nos últimos anos. O organismo que rege o futebol europeu congratula-se com o novo rumo que será tomado dentro de poucos meses e apresenta os formatos com um piscar de olho à Superliga:

"A UEFA demonstrou claramente que está totalmente empenhada em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental das competições abertas, com uma classificação baseada no mérito desportivo, em plena consonância com os valores e o modelo desportivo europeu baseado na solidariedade", afirmou Aleksander Ceferin, que acusou repetidamente o projeto liderado pelo presidente do Real Madrid de ter sido concebido apenas para os grandes enriquecerem.

Novo formato

A principal mudança nas três competições continentais será o facto de deixarem de ter vários grupos e passarem a ser disputadas num único grupo de 36 equipas. No caso da Liga dos Campeões, isto significa um aumento de quatro participantes em relação ao que conhecemos atualmente.

Assim, na Liga dos Campeões, a primeira fase com oito grupos de quatro equipas cada vai desaparecer para dar lugar a um sistema em que cada equipa enfrentará oito adversários de níveis diferentes - dois do pote um, dois do pote dois, outros tantos do pote três e os mesmos do pote quatro. São mais dois jogos do que atualmente, metade dos quais em casa e os restantes fora.

A grande novidade, para além do facto de tudo se passar numa única liga de 36 equipas, é que apenas oito delas - do primeiro ao oitavo - terão passagem direta para os oitavos de final, o que torna cada vitória crucial.

"Todos os jogos contam. O novo formato da liga irá garantir que cada resultado tem o potencial de mudar radicalmente a posição de uma equipa até à última jornada", explica a UEFA.

Sem play-offs

Também acabou a regra do terceiro classificado do grupo se qualificar para a competição de nível abaixo. A partir de 2024/25, os que terminarem entre o nono e o 24.º lugar do campeonato terão de disputar um play-off a duas mãos para obterem um lugar nos 16 avos-de-final. Os restantes, do 25.º ao 36.º lugar, terão completado o seu percurso europeu durante o resto da época.

Na fase de apuramento para as eliminatórias, os clubes do nono ao 16.º classificado serão sorteados e terão, em princípio, a vantagem de jogar a segunda mão em casa e defrontar um adversário do 17.º ao 24.º classificado.

A partir dos oitavos de final, tudo se passará como atualmente. Isto significa que quem quiser levantar a Orelhuda na final terá de disputar um mínimo de 15 jogos e um máximo de 17, em vez dos 13 atualmente exigidos.

Outras competições também mudam

Da mesma forma que a Champions, as outras competições também vão sofrer alterações.

"O mesmo formato será aplicado à Liga Europa (oito jogos e, portanto, oito adversários diferentes na fase de apuramento) e à Liga da Conferência, que passará a chamar-se Liga da Conferência da UEFA a partir da época 2024/25 (seis jogos e, portanto, seis adversários diferentes na fase de apuramento). Ambas as competições terão também 36 equipas na fase do campeonato", afirma a UEFA.

Uma caraterística completamente nova é o facto de cada torneio ter uma semana exclusiva durante a fase da liga para roubar as atenções. Nessa data, não se disputarão outras competições. Quando isso acontecer, a Liga dos Campeões será disputada na terça, quarta e quinta-feira; a Liga Europa, na quarta e quinta-feira; e a Conferência, na quinta-feira.

Além disso, durante a última jornada de cada uma das fases da Liga das competições, todos os jogos serão disputados em simultâneo.

- Jornada exclusiva da Liga dos Campeões: 17, 18 e 19 de setembro

- Jornada exclusiva da Liga Europa: 25 e 26 de setembro

- Jornada exclusiva da Liga da Conferência: 19 de dezembro

Calendário previsto para a Liga dos Campeões

- Jornada 1: 17-19 de setembro de 2024

- Jornada 2: 1-2 de outubro de 2024

- 3ª jornada: 22-23 de outubro de 2024

- 4ª jornada: 5-6 de novembro de 2024

- 5ª jornada: 26-27 de novembro de 2024

- 6ª jornada: 10-11 de dezembro de 2024

- 7ª jornada: 21-22 de janeiro de 2025

- 8ª jornada (última jornada da fase de Liga): 29 de janeiro de 2025

- Primeira mão da fase preliminar: 11-12 de fevereiro de 2025

- Segunda mão da fase preliminar: 18-19 de fevereiro de 2025

- Primeira mão dos oitavos de final: 4-5 de março de 2025

- Segunda mão dos oitavos de final: 11-12 de março de 2025

- Primeira mão dos quartos de final: 8-9 de abril de 2025

- Segunda mão dos quartos de final: 15-16 de abril de 2025

- Primeira mão das meias-finais: 29-30 de abril de 2025

- Segunda mão das meias-finais: 6-7 de maio de 2025

- Final da Liga dos Campeões: 31 de maio de 2025