Cesc Fàbregas: "Roma e Bayer Leverkusen na meia-final é muito bom, é um 50-50"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cesc Fàbregas: "Roma e Bayer Leverkusen na meia-final é muito bom, é um 50-50"

Cesc Fabregas participa na Enterprise Rent-A-Player no Westway Sports Centre, em Londres
Cesc Fabregas participa na Enterprise Rent-A-Player no Westway Sports Centre, em LondresAFP
O craque espanhol Cesc Fàbregas, campeão do mundo e bicampeão europeu, foi convidado a comentar a fase decisiva da Liga Europa durante o evento "Rent-A-Player" da Enterprise, patrocinado pela UEFA, em Londres.

O antigo médio espanhol elogiou o Bayer Leverkusen e o seu ex-colega de seleção, Xabi Alonso, embora reconheça que a eliminatória contra a AS Roma será muito disputada.

O ex-jogador de Arsenal, Barcelona, Chelsea e Espanha comentou os confrontos das meias-finais da Liga Europa e há uma equipa que se destaca para ele.

"Acho que o Leverkusen, quando os vemos jogar, estão num momento em que tudo o que tocam se converte em ouro", disse Fabregas.

"Conseguem continuar a ganhar, mesmo quando estão com 10 homens. Têm uma boa mentalidade. Sentem esta forma, que tudo o que tocam se transforma em golo", elogiou.

"Ou acontece alguma coisa e eles arranjam maneira de o fazer, e isso é muito importante para uma equipa quando está neste momento, com esta dinâmica, e tenho a certeza de que vão tentar praticá-la até ao final da época e ganhar algo importante, para além do campeonato", acrescentou.

A forma recente do Bayer Leverkusen
A forma recente do Bayer LeverkusenFlashscore

De facto, o Bayer Leverkusen é a única equipa europeia ainda invicta esta época, tendo conquistado o primeiro campeonato alemão da sua história, e pode ainda vencer a Taça da Alemanha e a Liga Europa.

O treinador é um velho amigo de Fabregas. Xabi Alonso teve uma excelente carreira como jogador, mas era difícil esperar tanto sucesso como treinador.

"É sempre difícil dizer, fizeram-me as mesmas perguntas por vezes com Lionel Messi. Aos 12 anos de idade, era possível prever que o Leo Messi ia ser o melhor jogador da história? Não. Vê-se que têm atributos, vê-se que têm certas características, vê-se que o pai dele era treinador, que teve alguns dos melhores treinadores da história a treiná-lo", explicou.

"Jogou em clubes fantásticos, ele próprio foi um grande jogador, muito inteligente. Muito humilde. Trabalhador. Por isso, tem todos os ingredientes para o fazer, mas tudo depende dele, é um tipo inteligente. Tenho a certeza de que está rodeado de pessoas fantásticas que trabalham com ele, por isso, parabéns", disse Fabregas.

Por isso, não é de surpreender que este seja o grande jogo das meias-finais. Fabregas acredita que será um jogo de 50-50 e que assistirá pela TV, devido ao crescimento da Roma sob o comando do novo técnico Daniele De Rossi.

"Roma e Bayer Leverkusen na meia-final é um jogo muito bom. É muito, muito disputado. É um 50-50. Obviamente, o Bayer Leverkusen está a fazer uma época fantástica. Já ganhou o campeonato, por isso penso que será um embate fantástico, porque a Roma também está a crescer com o novo treinador, Daniele De Rossi. Vai ser interessante, vou estar em frente à televisão a ver o jogo", afirmou.

Siga o Roma-Bayer Leverkusen no Flashscore

A Serie A italiana tem ainda duas equipas na Liga Europa, depois de a Atalanta ter provocado um choque em todo o continente ao eliminar o Liverpool, graças a uma vitória por 3-0 em Anfield, o que lhe valeu uma meia-final com o Marselha, da Ligue 1.

"Bem, vimos o que a Atalanta pode fazer, vencendo o Liverpool por 3-0. Acreditem, joguei muitas vezes naquele estádio e não é nada fácil. É uma equipa muito física, que joga homem a homem, o campo todo, basicamente o tempo todo. É uma equipa muito física e, por isso, vai ser difícil, porque o Marselha também mudou de treinador e passou a jogar num estilo diferente, pelo que vai ser um jogo interessante", acrescentou Fabregas.

Siga o Marselha-Atalanta no Flashscore

Depois de ter jogado muitas épocas na Premier League, Fàbregas está surpreendido por não haver equipas inglesas nas meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, mas não tem dúvidas sobre qual é, na sua opinião, a melhor liga do mundo.

"Penso que o facto de não haver equipas inglesas na Europa é apenas uma coincidência. Continua a ser a melhor liga do mundo, a mais competitiva, com os melhores jogadores, os melhores treinadores, com as melhores equipas. Para mim, é apenas uma coincidência, às vezes acontece. Também na Premier League, é a liga mais intensa do mundo a nível físico. Como já disse, é mais competitiva, por isso é possível que os jogadores estejam um pouco mais cansados quando chegam ao final da época, jogando na Premier League. Por isso, pode acontecer, mas nada muda na minha opinião", explicou.

Fàbregas surpreendeu uma equipa de cinco jogadores no Westway Sports and Fitness Centre, aparecendo como a estrela da Enterprise "Rent-A-Player" para a equipa do oeste de Londres, "Scuffed FC".

"Foi bom. Nunca joguei com eles. Eles jogam juntos todas as quintas-feiras, então queriam provar o seu valor. Esta noite, eles sabem que, sempre que jogam à quinta-feira, estão a fazê-lo por uma razão. Jogaram como uma equipa. Comunicaram bem. Têm alguns toques agradáveis, boas combinações. Por isso, estou satisfeito no geral", assumiu.

Fabregas é atualmente treinador adjunto na equipa italiana do Como, que está a lutar pela subida à Serie A.