David checos contra Golias: Klopp tem sistema eficaz para o Sparta, Slavia pode apanhar AC Milan desprevenido

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

David checos contra Golias: Klopp tem sistema eficaz para o Sparta, Slavia pode apanhar AC Milan desprevenido

Virgil van Dijk é um ótimo apoio para o Liverpool.
Virgil van Dijk é um ótimo apoio para o Liverpool.Profimedia
Os dois "S" do futebol de Praga defrontam grandes clubes europeus, nos oitavos de final da Liga Europa. Esta quinta-feira, o Sparta defronta o Liverpool em casa, enquanto o Slavia joga com o AC Milan em San Siro. Com exceção, talvez, do Bayer Leverkusen de Xabi Alonso, não houve adversários igualmente atrativos no grupo. Ao mesmo tempo, isto significa que as hipóteses de ambas as equipas checas não são muito boas. Será que as famosas máquinas de sucesso têm algum ponto fraco do ponto de vista tático?

Uma parte significativa da comunidade de adeptos espartanos poderá estar a perguntar-se sobre as reais possibilidades da equipa antes do duelo de quinta-feira. De facto, mesmo um observador independente tem, por vezes, a sensação de que talvez a atual equipa de Brian Priske seja imbatível.

No clássico da Taça, o Sparta festejou a sua qualificação para as meias-finais, apesar de ter de recuperar uma desvantagem de dois golos, e no confronto subsequente da Liga, o treinador Jindřich Trpišovský tentou, sobretudo, conter a potencial pressão do adversário e atacar especialmente a partir de contra-ataques rápidos após os seus erros. No final, os golos não apareceram e o Letenští defendeu a sua vantagem de quatro pontos no topo da tabela.

Desafio tático para Priske

É claro que não se pode esperar que o Liverpool adapte a sua tática ao adversário no próximo duelo. E, de facto, não há razão para isso. Apesar da qualidade do plantel e dos excelentes desempenhos que o gigante inglês tem vindo a apresentar, sobretudo a nível ofensivo, na atual temporada da Premier League, Priske enfrenta também um enorme desafio em termos de sistema. O jogo com três defesas que o Sparta pratica atualmente está cheio de armadilhas contra o 4-3-3. Ainda mais quando se enfrenta um treinador do calibre de Klopp.

O seu sistema preferido permite, entre outras coisas, limitar significativamente o potencial ofensivo dos laterais do Sparta, liderados por Angel Preciado, tem uma forte espinha dorsal de quatro defesas apoiados pelo médio defensivo Wataru Endo e, em geral, oferece um elevado nível de complexidade, que é reforçado pelo facto de Klopp poder alterar a sua estratégia, se necessário, graças à diversidade de jogadores no seu banco. A forma como Priske resolverá este enigma tático será um dos principais temas do próximo duelo.

Ao mesmo tempo, isso não significa que o Sparta não possa obter um resultado muito próximo ou até mesmo um ponto em Letná. Será apenas necessária uma abordagem mais corajosa do que no clássico da liga, mas mais parecida com a vista em Letná contra o Galatasaray, o Dínamo de Zagreb ou o Aris Limassol. 

O Liverpool vai defrontar uma equipa clássica, com todas as suas características tradicionais, ou seja, jogar em bloco alto, pressionar intensamente até ao limite e atacar imediatamente após perder a bola, a fim de ameaçar a baliza do Vindheim o mais rapidamente possível. Isto pode abrir janelas na defesa.

Eixo X = percentagem de cabeceamentos bem sucedidos, eixo Y = número de cabeceamentos por jogo (ajustado ao equilíbrio da posse de bola)
Eixo X = percentagem de cabeceamentos bem sucedidos, eixo Y = número de cabeceamentos por jogo (ajustado ao equilíbrio da posse de bola)Flashscore/11Hacks

Com a ausência esperada de Salah na equipa titular, o líder claro da equipa será Virgil van Dijk, que, entre outras coisas, encarna outro ponto forte dos Reds, nomeadamente o jogo aéreo. Isto é evidente não só no ataque progressivo, mas também no jogo e na defesa de bolas paradas. E quando o seu centro é desviado pela defesa, a sua elevada taxa de sucesso na recuperação de bolas desviadas entra em jogo.

Enquanto os minutos de Salah são um ponto de interrogação, é certo que Trent Alexander-Arnold, Diogo Jota, Curtis Jones, Ryan Gravenberch e o guarda-redes Alisson não estarão presentes no jogo de quinta-feira.

Por outro lado, Dominik Szoboszlai e Darwin Núñez estarão prontos, embora mesmo com o espetáculo do fim de semana contra o Manchester City, é muito difícil prever como Klopp abordará a partida em termos de escalação de jogadores.

Siga o Sparta-Liverpool no Flashscore

Solução para o Slavia? Cruzamentos

O Slavia tem possibilidades um pouco melhores de surpreender, já que jogará a sua partida contra o AC Milan no San Siro cerca de duas horas depois. Até mesmo os dados mostram que o AC Milan não é tão dominante na competição nacional quanto gostaria. Enquanto Caoimhin Kelleher, do Liverpool, substituiu de forma fantástica o lesionado Alisson, Mike Maignan está mais próximo da média da liga nos modelos de dados que avaliam a qualidade dos seus desarmes. E em termos de qualidade e volume de oportunidades de golo permitidas, o AC Milan é atualmente apenas a oitava melhor defesa da liga.

Outro bom sinal em relação ao seu desempenho defensivo é o facto de o AC Milan ter frequentemente dificuldades em defender situações de bola parada. O AC Miln é mesmo o nono pior da Serie A em termos de xG obtidos em cantos e livres, sensivelmente ao nível do Torino ou do Empoli. O Slavia, por outro lado, é muito perigoso em situações normais na atual temporada e também mantém a maior taxa de sucesso em cabeceamentos ofensivos.

Alas da Serie A, 23/24. Eixo dos X = a medida em que as corridas e os dribles de um jogador aumentam as hipóteses de golo de uma equipa, eixo dos Y = assistências esperadas por jogo (ajustadas para bolas paradas)
Alas da Serie A, 23/24. Eixo dos X = a medida em que as corridas e os dribles de um jogador aumentam as hipóteses de golo de uma equipa, eixo dos Y = assistências esperadas por jogo (ajustadas para bolas paradas)Flashscore/11Hacks

Além disso, uma análise da criação de oportunidades no último terço mostra que o AC Milan permite um elevado volume de remates perigosos após centros laterais. Além disso, é apenas mediano na recolha de ressaltos. Apesar de o Slavia dominar a competição nacional em termos ofensivos e de Trpišovský ter um leque muito vasto de soluções na manga, são os centros laterais e em profundidade que constituem a maior parte dos seus passes para a área. Por conseguinte, esta estratégia poderá ser um sucesso na quinta-feira. E é muito provável que a equipa recorra a tal plano, uma vez que tanto Christos Zafeiris como Petr Ševčík, os dois jogadores mais criativos do plantel de Trpišovský, estão de fora, de acordo com os últimos relatórios.

A equipa de Stefano Pioli joga com um bloco médio mais baixo e não é muito ativa em termos de ataque à bola e de repressão. Enquanto o Liverpool interrompe cada quinto passe do adversário com a sua intervenção defensiva, contra o AC Milan os adversários passam à sua frente cerca de nove vezes. Para a frente, o clube italiano tenta um ataque sequencial com um elevado número de passes e até lidera a competição nacional numa métrica que regista o número de metros que percorre em direção à baliza adversária durante uma única posse de bola.

Apesar de existirem várias formas de atacar o AC Milan defensivamente, há uma infinidade de estrelas ofensivas a ter em conta. O mais conhecido é o extremo português Rafael Leão, que será uma grande ameaça para o Slavia, principalmente devido à sua capacidade de pegar na bola em praticamente qualquer parte do campo e usar a sua grande movimentação e drible para a levar até (ou para dentro de) a proximidade da área e depois presentear o seu colega de equipa com um passe final preciso numa bandeja de prata.

Além disso, o português vai falhar o jogo da Serie A deste fim de semana contra o Empoli, devido à série de cartões amarelos, pelo que pode dedicar toda a sua energia ao jogo contra a equipa checa esta semana. Do outro lado, conta com o apoio de Christian Pulisic e Olivier Giroud, para quem o jovem Noah Okafor, muito bem cotado, pode substituir. E enquanto o Slavia não terá vários jogadores importantes, o AC Milan pode começar com força total.

Siga o AC Milan-Slavia no Flashscore