Exclusivo: Kwambe diz que Lookman merece ser o Jogador Africano do Ano

Lookman foi a estrela que ajudou a Atalanta a vencer a Liga Europa
Lookman foi a estrela que ajudou a Atalanta a vencer a Liga EuropaProfimedia

O ex-internacional nigeriano, Solomon Kwambe, afirma que Ademola Lookman, estrela da Atalanta, merece ser nomeado Jogador Africano do Ano de 2024.

A superáguia marcou três golps na vitória da Atalana sobre o Bayer Leverkusen por 3-0, conquistando o título da Liga Europa numa final eletrizante realizada no Estádio Aviva.

Além da sua exibição como homem do jogo, o antigo jogador do Everton e do Leicester City bateu vários recordes.

Lookman juntou-se a um clube exclusivo, tornando-se apenas o segundo jogador a marcar três golos na final de um importante torneio europeu, enquanto jogava por uma equipa italiana, depois do feito de Pierino Prati pelo AC Milan contra o Ajax, na Taça dos Campeões Europeus de 1969.

Os seus três golos marcam o sexto hat-trick na final de uma grande competição da UEFA, quebrando uma seca de décadas desde que Jupp Heynckes alcançou essa marca pelo Borussia Monchengladbach na Taça UEFA de 1975.

Juntamente com Alex Iwobi (Liga Europa de 2019) e Joe Aribo (Liga Europa de 2022), Lookman está agora entre os nigerianos que marcaram na final de uma grande competição da UEFA. Além disso, sendo o primeiro jogador africano a marcar três golos na final de uma grande competição da UEFA, o seu nome ficou gravado na história.

Admirado com a notável exibição do avançado contra os alemães, Kwambe, que já disputou 37 partidas pela seleção tricampeã africana, acredita firmemente que Lookman conquistará o título de melhor jogador do continente africano.

"Ademola Lookman teve uma atuação brilhante, mostrando porque é que é considerado um jogador de classe mundial. A sua exibição não foi apenas impressionante, foi um exemplo de excelência. Se me pedissem para o classificar, dar-lhe-ia um perfeito dez em dez", disse o antigo defesa do FC Tulsa ao Flashscore.

"Ele foi um dos destaques da Taça das Nações Africanas de 2023, apesar de as Super Águias terem perdido o título por pouco. Transportando essa mesma forma para o seu clube, destacou-se tanto na Serie A como agora na Liga Europa. Tendo em conta estas conquistas, não seria surpreendente se ele fosse eleito o próximo Jogador Africano do Ano. Não haveria qualquer controvérsia em torno de tal decisão, tendo em conta o seu desempenho brilhante contra o Bayer Leverkusen. Atualmente, nenhum outro jogador parece estar à altura do seu nível de brilhantismo", afirmou.

Durante a CAN-2023, Lookman contribuiu significativamente, com três golos e uma assistência para a equipa de José Peseiro garantir o segundo lugar, atrás da anfitriã Costa do Marfim, sofrendo uma derrota apertada por 2-1 na final.

Numa temporada notável, o nigeriano também marcou 15 golos e fez oito assistências para a equipa de Gian Piero Gasperini.

Lookman é crucial para as ambições da Nigéria

A Nigéria continua a tentar qualificar-se para o Mundial-2026, com jogos cruciais contra a África do Sul e o Benin, que atualmente ocupa o terceiro lugar no Grupo C.

Kwambe acredita que a boa fase de Lookman pode ser fundamental para ajudar a seleção de George Finidi a garantir uma vaga no Mundial.

Lookman com a sua bola de jogo
Lookman com a sua bola de jogoProfimedia

"Esses jogos serão muito difíceis, porque há uma grande expetativa dos nigerianos em relação ao trabalho do Finidi. Ele precisa de mostrar que é o homem certo para o cargo. Nenhum país africano é fácil de vencer, pois todas as equipas querem ganhar. No entanto, com a impressionante forma de Lookman e de outros astros das Super Águias, como Victor Boniface, Nathan Tella e Victor Osimhen, o caminho para a classificação pode ser bem mais tranquilo. De um modo geral, os jogadores nigerianos estão a destacar-se no estrangeiro, o que é um sinal promissor para o progresso do país. Se essa tendência continuar, não se tratará apenas de se classificar para o Mundial, mas também de competir para vencer quando o torneio começar", explicou Kwambe.

O que foi dito sobre Lookman

Após o apito final em Dublin, o seu treinador de infância, Felix Emanus, admitiu que sonhava com uma noite como a de quarta-feira para Lookman.

"Eu mando uma mensagem para ele antes de cada jogo", disse Felix em entrevista à TNT Sports.

"Que grande época, a qualificação para a Liga dos Campeões, a final da Taça de Itália e agora a final da Liga Europa. É altura de pôr a cereja no topo do bolo e de fazer uma daquelas exibições tipo Waterloo. Não posso dizer-vos quais são as minhas emoções. Há muito tempo que sonhava com isto, desde que ele era miúdo em Waterloo. Gostaria apenas de dizer algumas palavras a alguns dos treinadores de Waterloo, a todas as pessoas que trabalharam com o Ademola para o levar até onde ele está", acrescentou.

Lookman de volta à Itália com o troféu
Lookman de volta à Itália com o troféuAFP

"Chorei quando o terceiro golo entrou e eu não choro! As pessoas devem estar a ver isto agora e a dizer 'seu maricas!' Estou muito feliz pelo Ade. Ele trabalha muito, é um rapaz calmo - por vezes é mal interpretado por causa da sua calma - mas é um miúdo fantástico, quer aprender, quer melhorar sempre e chegar ao topo. Para ser sincero, ele adora os grandes palcos, adora-os e nunca teve medo deles. Quando o levávamos para os testes, eu ficava mais nervoso do que ele, mas ele ficava calmo e tranquilo e fazia o trabalho", lembrou.