Jardins suspensos de Belgrado: Sérvia constrói novo estádio nacional de futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jardins suspensos de Belgrado: Sérvia constrói novo estádio nacional de futebol

Muita vegetação dentro e à volta do estádio
Muita vegetação dentro e à volta do estádioFenwick Iribarren Architects
A construção de um estádio nacional com capacidade para mais de 50 000 espectadores nos arredores de Belgrado está finalmente a concretizar um desejo de décadas que ainda não tinha sido realizado. Entre as características mais marcantes estão os jardins suspensos em vez de uma fachada compacta. E o preço? Esse é bastante polémico.

Havia um autocarro especialmente vestido e uma promessa ousada do presidente do país, Aleksandar Vučić: Belgrado vai receber a final da Liga Europa em 2028. Embora a UEFA ainda não tenha tomado uma decisão, Vučić terá recebido a promessa pessoalmente do presidente Aleksander Čeferin.

Para isso, o presidente e outros responsáveis deslocaram-se a Surčin, um subúrbio na periferia ocidental de Belgrado, no primeiro fim de semana de maio. A primeira pá foi simbolicamente colocada no solo a 1 de maio e o projeto deverá estar concluído até 1 de dezembro de 2026.

O novo estádio nacional da Sérvia, perto de Belgrado
O novo estádio nacional da Sérvia, perto de BelgradoFenwick Iribarren Architects

De um Wembley sérvio a jardins suspensos

Há anos que se discute a construção de um estádio nacional para a Sérvia. Deverá ser construído no local do Marakana, casa do Estrela Vermelha de Belgrado, ou num novo local? Até agora, a Sérvia nunca teve uma casa para a equipa nacional, pelo que a visão foi rapidamente rotulada pelos meios de comunicação social como um plano para construir um Wembley sérvio. A escolha de um novo estádio num local neutro reconcilia simbolicamente os dois grandes clubes do futebol local, o Estrela Vermelha e o Partizan.

A decisão foi tomada em 2015, os preparativos começaram imediatamente e as primeiras visualizações foram publicadas em 2020. A arena circular está em conformidade com as tendências actuais em matéria de estádios, ou seja, não tem uma fachada compacta e, em vez disso, procura uma aparência verde, literalmente. Uma caraterística distintiva do estádio são os quatro anéis à sua volta, três dos quais se tornarão um parque acessível aos adeptos e aos residentes locais. O quarto é a cobertura.

Como os anéis serão construídos sobre uma estrutura estreita suportada por cabos de aço, o objetivo é que pareçam flutuar acima do solo. O responsável pelo conceito é o famoso arquiteto Mark Fenwick, cuja empresa Fenwick Iribarren foi responsável por três estádios do Campeonato do Mundo no Qatar, entre outros.

Porquê Surčin?

Devido ao denso desenvolvimento de Belgrado, teria sido um enorme desafio construir um grande estádio para 52.000 espectadores. Foi por isso que este subúrbio foi escolhido. Há um nó de autoestrada nas proximidades, haverá uma ligação ferroviária e o aeroporto Nikola Tesla fica apenas a 5 quilómetros.

As bancadas de dois andares deverão ser muito inclinadas, com um perfil que concentra os espectadores nas zonas com melhor visibilidade
As bancadas de dois andares deverão ser muito inclinadas, com um perfil que concentra os espectadores nas zonas com melhor visibilidadeFenwick Iribarren Architects

Inicialmente, o projeto de "inundar" a zona com asfalto suscitou sérias preocupações, uma vez que estavam previstos mais de 10 000 lugares de estacionamento. A escala das áreas de estacionamento foi reduzida para 4.500 lugares e o conjunto deveria caber em 32 hectares. O plano fez ainda mais sentido depois de Belgrado ter recebido a atribuição de acolher a Expo 2027, que terá lugar num terreno vizinho. Estas são zonas que se espera que sejam animadas mesmo depois dos jogos.

O preço sobe e sobe

Desde que o projeto foi anunciado em 2015, o orçamento de investimento já mais do que quadruplicou. Inicialmente, o estádio deveria custar 150 milhões de euros, em 2021 o preço subiu para 250 milhões de euros e agora 600 milhões de euros já estão no orçamento do Estado. Como a construção ainda agora começou, estes números não são certamente definitivos.

O valor tem em conta não só o estádio, mas também importantes investimentos associados, incluindo estradas de acesso. No entanto, não é definitivo e é igualmente controverso o facto de nunca ter sido tornado público um estudo de viabilidade do investimento.

Está planeado muito espaço utilizável sob os jardins suspensos
Está planeado muito espaço utilizável sob os jardins suspensosFenwick Iribarren Architects