Mais

Leão foi poupado, Inácio quis esbanjar: Sporting vence Sturm Graz (3-0) com bis do central

Atualizado
Gonçalo Inácio entrou ao intervalo e bisou na partida
Gonçalo Inácio entrou ao intervalo e bisou na partidaOpta by Stats Perform/AFP

O Sporting fechou esta quinta-feira, em Alvalade, as contas do Grupo D da Liga Europa, com um triunfo por 3-0 sobre o Sturm Graz. Gyokeres inaugurou o marcador e Gonçalo Inácio, que entrou ao intervalo, com um bis na segunda parte, selou o resultado final. Os leões já tinham assegurado o segundo lugar do grupo e os austríacos, graças à vitória da Atalanta por 4-0 sobre o Raków, passam para o play-off da Liga Conferência.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Quem de onze tira sete

Já apurado para o play-off da Liga Europa, e em vésperas de receber o FC Porto para o campeonato, o Sporting apresentou-se com sete alterações no onze inicial, comparativamente ao jogo com o Vitória SC, mantendo apenas Esgaio, Hjulmand, Matheus Reis e Gyokeres. Já o Sturm Graz chegava a Alvalade, com o apoio de cerca de dois mil adeptos, ainda a lutar pelo terceiro lugar, de acesso ao play-off para a Liga Conferência.

Ainda assim, e apesar do resultado pouco mais interessar do que o brio e, claro, o encaixe financeiro, o leão entrou ao ataque e logo no primeiro minuto Nuno Santos rematou cruzado e Scherpen voou para negar o 1-0.

A partir daí, porém, o Sturm Graz conseguiu assentar jogo, começar a ter bola e, aos 14 minutos, visar pela primeira vez a baliza de Franco Israel, com um remate de Horvat ao lado. Aos 27', novamente a equipa austríaca, agora a obrigar Franco Israel a voar para defender o cabeceamento, ainda que fraco, de Affengruber.

Sempre ele

Aos 35', uma tentativa de pontapé na monotonia, de Hjlumand que, de meia distância, tentou surpreender o guarda-redes austríaco, com remate por cima da baliza. Aos 38 minutos Trincão tentou um golo maradoniano, passando por três adversários mas, já dentro da área, perante o toque de Stankovic, deixou a bola escapar para Scherpen segurar.

Estava dado o mote para o golo inaugural da partida, através do inevitável Gyokeres, apontado aos 39 minutos. Bela incursão de Matheus Reis pela esquerda e o cruzamento para finalização de primeira, em zona frontal, do avançado sueco.

No minuto seguinte, só mesmo o poste negou o bis a Gyokeres. Paulinho cruzou, Gyokeres cabeceou cruzado ao poste e depois, na recarga, Daniel Bragança e Trincão atrapalharam-se um ao outro e nenhum deles encaminhou a bola para dentro da baliza.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Mais três a descansar

Para a segunda parte Rúben Amorim fez, de uma assentada, três alterações, lançando três habituais titulares - Gonçalo Inácio, Morita e Marcus Edwards - e retirando Matheus Reis, Hjulmand e Gyokeres.

Ainda antes da hora de jogo, aos 56 minutos, foi Dário Essugo a ser lançado, com Ricardo Esgaio a sair e o jovem médio adaptado na ala direita. Logo depois, mexeu o Sturm Graz, com a saída de Jatta e a entrada de Bøving.

Aos 60 minutos voltou a ver-se Sporting no ataque, com o remate de Paulinho a desviar num defesa e a dar canto. Na sequência dessa bola parada, Marcus Edwards bateu ao primeiro poste e Gonçalo Inácio saltou mais alto que a concorrência e desviou para o 2-0, aos 61 minutos.

Se o Sporting já controlava antes do 2-0, a partir do golo o leão ficou dono e senhor do jogo, com o Sturm Graz como que baixando os braços no que à discussão pelos três pontos dizia respeito.

Fotocópia para o bis

Dez minutos depois do 2-0, um terceiro golo quase como fotocópia. Novamente Marcus Edwards a bater o canto, embora do lado contrário, desta feita Coates a saltar mais alto, num cabeceamento ao poste e Gonçalo Inácio, sempre solicito, a surgir em zona frontal para encostar e fazer o 3-0 aos 70 minutos.

Aos 75 minutos Rúben Amorim esgotou as alterações, tirando mais um habitual titular, Nuno Santos, para colocar outro, Pedro Gonçalves, enfrentando o último quarto de hora com umas alas... inovadoras: Essugo de um lado, Pedro Gonçalves do outro. Na mesma altura, o Sturm Graz fez entrar o espanhol Javi Serrano para o lugar de Kiteishvili.

Aos 77' Gonçalo Inácio bateu longo para Coates cabecear fraco e fácil para o guarda-redes austríaco, antes de Trincão, no minuto seguinte, atirar de longe mas ao lado.

Para a reta final o Sturm Graz voltou a mexer, com Hierländer e Włodarczyk nos lugares de Horvat e Sarkaria.

Porém, quem esteve mais perto do golo foi, mais uma vez, o Sporting, com Trincão a rematar e o guarda-redes do Sturm Graz, com as pernas, a evitar o 4-0 aos 86 minutos. Na recarga Marcus Edwards acabou por acertar na muralha austríaca e o lance perdeu-se.

Até final Paulinho e Marcus Edwards voltaram a tentar, nos três minutos de compensação, e o Sporting despediu-se da fase de grupos a vencer, sem sofrer golos, e agora de olho no clássico com o FC Porto, marcado para segunda-feira, o mesmo dia em que fica a conhecer o adversário, que caiu da Liga dos Campeões, no play off da Liga Europa.

Estatística final e destaques da partida
Estatística final e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Gonçalo Inácio (Sporting)

Os números de Gonçalo Inácio
Os números de Gonçalo InácioOpta by Stats Perform/AFP