Liga Europa: Liverpool perde na Bélgica (1-2), Bayer goleia (5-1) e Mourinho vence (3-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Liga Europa: Liverpool perde na Bélgica (1-2), Bayer goleia (5-1) e Mourinho vence (3-0)

Union Saint-Gilloise conseguiu importante vitória
Union Saint-Gilloise conseguiu importante vitóriaProfimedia
Com a cabeça no clássico com o Manchester United, o Liverpool acabou por ser derrotado na visita ao Union Saint-Gilloise, mas em nada afeta a classificação; o Bayer Leverkusen goleou o Molde e terminou a fase de grupos de forma perfeita; A Roma de José Mourinho venceu o Sheriff, mas não conseguiu alcançar a primeira posição

Union Saint-Gilloise 2-1 Liverpool

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de garantir a liderança do Grupo E com quatro vitórias nos cinco primeiros jogos, o técnico Jürgen Klopp pôde se dar ao luxo de descansar vários dos seus principais jogadores antes de um calendário festivo cheio. A equipa dos Reds, que teve de rodar muito, encorajou desde cedo o Union SG, que sabia que apenas uma vitória seria suficiente para ter uma hipótese remota de se qualificar para a fase a eliminar. Noah Sadiki e Koki Machida desperdiçaram duas chances para os anfitriões em um primeiro quarto de hora cauteloso, enquanto o Liverpool se esforçava para se firmar na disputa.

O Union SG continuou a procurar uma brecha, e a sua persistência foi devidamente recompensada aos 32 minutos, quando Mohamed Amoura quebrou a linha de impedimento e finalizou para fora, sem chances para Caoimhín Kelleher. Apesar do revés, o Liverpool encontrou uma resposta rápida de uma fonte improvável: o canto cobrado por Harvey Elliott caiu nos pés de Jarell Quansah, que precisou de um toque para se recompor antes de chutar para o golo. Mas os visitantes não ficaram empatados por muito tempo, já que os Unionistes voltaram a liderar a partida dois minutos antes do intervalo, quando Cameron Puertas recebeu um belo passe de Amoura e chutou rasteiro para Kelleher.

Com o segundo classificado Toulouse a cumprir a sua parte do acordo contra o LASK no outro jogo do Grupo E, o Union SG parecia determinado a pressionar a sua vantagem no início da segunda parte. Os anfitriões pensaram ter marcado o terceiro golo pouco depois da hora marcada, mas o remate de Puertas foi anulado por mão na bola. O Liverpool procurou o golo do empate nos últimos 20 minutos, mas as oportunidades de golo foram escassas, apesar da entrada de Darwin Núñez.

Os donos da casa estiveram perto de aumentar o marcador no final, mas a vantagem de um golo foi suficiente para garantir a passagem à fase de play-off da Liga Conferência. O Liverpool, que já está classificado, tentará recuperar no domingo contra o Manchester United, pela primeira vez em sete jogos na Premier League.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Roma 3-0 Sheriff

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com a passagem para a fase a eliminar da Liga Europa já garantida, o objetivo da Roma passou a ser ultrapassar o líder do grupo, o Slavia Praga, na última jornada, sabendo que tudo o que não fosse uma vitória não seria suficiente para o conseguir. Os anfitriões deixaram bem claras as suas intenções, abrindo o marcador aos 11 minutos, quando Nicola Zalewski teve tempo e espaço suficientes para encontrar Romelu Lukaku e fazer o seu quinto golo na Liga Europa. A Lupa continuou a controlar o jogo e dobrou a vantagem quando Renato Sanches fez uma jogada inteligente para Zalewski, cujo chute raspou a ponta dos dedos de Maksym Koval, antes de Andrea Belotti marcar em cima da linha.

Lukaku celebra
Lukaku celebraAFP

Apesar de uma primeira parte confortável para a Roma, as esperanças de uma passagem direta para os oitavos de final pareciam ter acabado, graças à vantagem de 3-0 do Slavia Praga sobre o Servette. Assim, o Grupo G parecia praticamente definido à entrada para a segunda parte, com o lugar do Sheriff no fundo do grupo já garantido. Com uma vantagem de dois golos e tendo perdido apenas um dos seus últimos 28 jogos em casa no futebol europeu (21 vitórias e seis empates), a Roma manteve-se no comando durante uma segunda parte tranquila. Stephan El Shaarawy colocou o estreante Niccolò Pisilli na cara do golo, mas o jogador de 19 anos não conseguiu finalizar. No entanto, Pisilli marcou o golo que tanto procurava nos descontos, desviando um remate rasteiro para o fundo das redes e fechando o marcador.

Apenas duas vitórias em 19 jogos fora de casa nas competições europeias (seis empates e 11 derrotas) deixam o Sheriff com apenas um ponto e a sua campanha europeia chega ao fim de forma dececionante. Entretanto, uma noite de trabalho sólido para a equipa de José Mourinho acaba por ter pouco efeito na classificação do Grupo G, o que significa que os Giallorossi vão defrontar um eliminado da Liga dos Campeões da UEFA pela oportunidade de chegar aos oitavos de final da Liga Europa.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Bayer Leverkusen 5-1 Molde

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com a liderança já garantida, Xabi Alonso poderia ser perdoado por ter feito uma grande rotação, com nove mudanças em relação ao fim de semana. Mas, com o incentivo de fazer história, o Leverkusen começou rápido e abriu o marcador aos seis minutos. Robert Andrich ganhou a bola no meio-campo do Molde e, em seguida, tocou para Patrik Schick, que girou em direção à baliza, chegou perto da área e chutou com precisão no canto inferior direito, marcando sua primeira partida em 408 dias com uma finalização mortal.

O Die Werkself estava em alta velocidade, produzindo ondas de ataques na área norueguesa, e Nathan Tella disparou um poderoso remate de um ângulo apertado que foi empurrado para trás por Oliver Petersen. Na sequência do canto, a equipa alemã aumentou a vantagem com Edmond Tapsoba a marcar o seu segundo golo na Liga Europa. A equipa norueguesa estava a perder por 3-0 aos 25 minutos, depois de a bola de Tella para a área de perigo ter sido desviada para a sua própria baliza por Martin Ellingsen. A equipa da casa não conseguiu marcar o quarto golo antes do intervalo quando, depois de um remate de Tella ter sido desviado pela linha de fundo, Schick acertou no poste com o ressalto, antes de Adam Hložek ter feito um remate de voleio que não foi suficiente para marcar para uma baliza vazia.

A festa do Leverkusen
A festa do LeverkusenProfimedia

O Molde não conseguiu fazer nenhum remate à baliza durante a primeira parte, mas conseguiu fazê-lo aos sete minutos do segundo período, com um remate de Ellingsen. Apesar do melhor desempenho após o intervalo, a equipa norueguesa encontrava-se a perder por quatro golos à passagem da hora de jogo. Alonso fez uma tripla substituição pouco antes e um dos jogadores introduzidos, Noah Mbamba, teve um impacto imediato, fazendo uma assistência um minuto depois de ter entrado em campo. O belga tocou para Hložek, que ainda tinha muito que fazer, mas mesmo assim conseguiu finalizar com desenvoltura, ao passar a bola por cima de Petersen.

Quatro rapidamente se transformaram em cinco para o Leverkusen, quando o potente remate de Hložek de longe entrou por via de um desvio do colega de equipa Mbamba. Os visitantes conseguiram marcar um golo de consolação no último quarto de hora, por intermédio de Eric Kitalano, que mostrou grande compostura para controlar uma bola longa e passar por Niklas Lomb - este golo significa que marcaram em cinco dos seus seis jogos da fase de grupos, à medida que caem para a Liga Conferência. O resultado nunca esteve em dúvida depois da ofensiva do Leverkusen na primeira parte, e a equipa de Alonso continua invicta em todas as competições da temporada, uma série de 23 jogos

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Rennes 2-3 Villarreal

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

As duas equipas já tinham garantido o seu lugar nos oitavos de final, mas o primeiro lugar e a passagem direta para os oitavos de final ainda estavam em aberto antes do pontapé de saída. Depois de uma primeira meia-hora cautelosa, o jogo ganhou vida quando os visitantes espanhóis foram premiados com uma grande penalidade na sequência de um lance avisado pelo VAR. A falta cometida por Jeanuël Belocian sobre Álex Baena permitiu a Gerard Moreno enganar Steve Mandanda a 11 metros de distância e marcar o seu nono golo da época. Poucos segundos depois de ter ficado para trás, o Rennes chegou rapidamente ao empate por intermédio de Lorenz Assignon. O jovem recebeu um passe longo desde o pontapé de saída, passou para o pé esquerdo e enfiou a bola por entre as pernas do experiente Pepe Reina.

Os anfitriões tiveram um susto momentâneo quando o árbitro foi chamado ao monitor nos últimos instantes do primeiro tempo, mas após uma rápida revisão, o juiz decidiu que o empurrão de Assignon em Baena não merecia um penálti. Depois de ter sido negada uma grande penalidade antes do intervalo, Baena esteve muito perto de restabelecer a vantagem do Villarreal a oito minutos do recomeço. O espanhol tentou levantar delicadamente a bola sobre Mandanda, que fez uma bela defesa para manter a sua equipa empatada.

Infelizmente para o veterano guarda-redes, não havia nada que ele pudesse fazer para evitar que Ilias Akhomach restabelecesse a magra vantagem dos visitantes. O jogador do Barcelona carregou a bola até a entrada da área e, depois de um desvio, chutou contra Mandanda. Apesar de ter ficado para trás, o Rennes pensou que estava a caminho de garantir o primeiro lugar quando Ludovic Blas empatou com um remate da entrada da área. No entanto, a alegria da equipa da casa transformou-se em desespero no espaço de 60 segundos, com o Villarreal a passar para a frente através de Parejo. Depois de combinar com Baena, o médio de 34 anos escolheu o canto inferior para marcar o que viria a ser o último golo de um jogo emocionante.

No entanto, o jogo ainda teve um final dramático: Enzo Le Fée cobrou uma falta no travessão aos 12 minutos dos acréscimos, e Assignon marcou o golo de empate, que os adeptos do Roazhon Park pensaram ter sido que garantiu o primeiro lugar, mas que acabou por ser anulado por fora de jogo. A partida foi marcada por uma confusão entre os jogadores após o final do jogo emocionante em França.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

LASK 1-2 ToulousePanathinaikos 1-2 Maccabi HaifaQarabag 2-0 HäckenSlavia Praga 4-0 Servette