Bruno Almeida é arma para abater o Dragão: "Tem a mentalidade dos vencedores"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bruno Almeida é arma para abater o Dragão: "Tem a mentalidade dos vencedores"
Bruno Almeida em destaque ao serviço do Santa Clara
Bruno Almeida em destaque ao serviço do Santa Clara
CD Santa Clara
O Santa Clara recebe o FC Porto, esta quinta-feira, para terminar o encontro interrompido no passado dia 7 de fevereiro, aos 27 minutos, devido ao temporal que se fazia sentir em Ponta Delgada e que tornou impraticável o relvado do Estádio de São Miguel.

Acompanhe as principais incidências da partida

Após a descida de divisão na temporada passada, o Santa Clara assumiu desde o primeiro instante o objetivo de regressar ao escalão máximo do futebol português e os resultados estão à vista: primeiro lugar, apenas uma derrota em 23 jornadas e registo de melhor defesa da Liga 2, com apenas 13 golos sofridos.

A forma como Vasco Matos, antigo adjunto de Filipe Martins no Casa Pia, montou a equipa açoriana tornou-a praticamente imbatível. Só o Mafra conseguiu vencer o Santa Clara na presente temporada. De resto: 17 vitórias e nove empates.

Além da briosa campanha no campeonato, os encarnados de Ponta Delgada foram desbravando caminho na Taça de Portugal e também têm deixado marca na prova rainha do futebol português, onde procuram agora fazer mais uma gracinha diante o FC Porto, em duelo dos quartos de final.

António Barbosa treinou Bruno Almeida no Trofense
CD Santa Clara/Opta by Stats Perform

Para isso contam com um plantel de reconhecida qualidade, que mistura muitíssimo bem juventude e experiência, sendo que o elemento em maior destaque é Bruno Almeida, extremo que na última jornada da Liga 2 atingiu o número redondo de 10 golos em 2023/24, igualando o melhor registo da carreira em termos individuais.

"É um jogador muito eficaz, com golos, e que tem a capacidade mental de marcar em momentos cruciais dos jogos", analisa António Barbosa, que treinou o camisola 19 dos açorianos no Trofense, em declarações concedidas ao Flashscore.

"Ele continua a jogar numa equipa de nível de Liga, ainda que esteja a disputar a Liga 2. Na primeira passagem pela Liga, ele esteve muito dependente do contexto, mas acredito muito que na próxima passagem ele será um jogador que vai ajudar a criar um contexto vencedor", defende.

A forma recente do Santa Clara
Flashscore

A caminhada até ao topo

Com formação longe dos grandes clubes, Bruno Almeida teve de conquistar o seu espaço a pulso. O início do percurso enquanto sénior aconteceu na AD Sanjoanense, então no Campeonato de Portugal (CP), e demorou seis temporadas até alcançar as ligas profissionais, até que ajudou o Trofense a dar o salto para a Liga 2, em 2020/21, numa época em que foi unanimemente reconhecido como o melhor jogador do CP.

Os números de Bruno Almeida
CD Santa Clara/Opta by Stats Perform

"Numa fase inicial, na transição de júnior para sénior, foi necessário ter muita paixão e confiança, pois o seu início não foi facilitado. A sua virtude foi aprender e direcionar a sua energia e concentração e até alguns dissabores para o seu trabalho. Neste momento sei que a subvalorização, que por vezes lhe é atribuída, é um catalisador do seu jogo", considera António Barbosa.

O bom desempenho na Trofa abriu-lhe a porta da Liga, através do Santa Clara, mas a primeira época não correu de feição a todos os níveis. Bruno Almeida não conseguiu destacar-se e o Santa Clara desceu de divisão. Mas agora a história é outra.

"O Bruno continuará a ser um jogador fundamental no futuro do Santa Clara. Tem ajudado a elevar a excelente performance da equipa na Liga 2. Tem a mentalidade dos vencedores", remata o treinador.

O Santa Clara recebe o FC Porto, esta quinta-feira, a partir das 16:00, em Ponta Delgada.

Acompanhe o relato da partida no site ou na app
Flashscore