O último capítulo da B SAD vai definir quem disputa a Liga 2 em 2023/24

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O último capítulo da B SAD vai definir quem disputa a Liga 2 em 2023/24
B SAD e Lank Vilaverdense vão disputar última vaga
B SAD e Lank Vilaverdense vão disputar última vagaLiga Portugal
Nascida em 2018 depois de uma cisão entre SAD e clube do Belenenses, os azuis vão disputar o play-off com o Lank Vilaverdense. Na próxima época existe acordo com o Cova da Piedade.

A B SAD recebe este domingo o Lank Vilaverdense, na segunda mão do play-off de manutenção/subida da Liga 2. A partida vai disputar-se em Rio Maior e depois do empate no primeiro jogo está tudo em aberto.

A partida disputa-se às 17 horas
A partida disputa-se às 17 horasFlashscore

Além de definir o último bilhete para o segundo escalão em 2023/24, este jogo vai também ser o último jogo da B SAD, pelo menos segundo esta designação. Liderada por Rui Pedro Soares a Sociedade Anónima Desportiva tem acordo com o Cova da Piedade para próxima temporada e o clube da Margem Sul, que dissolveu o futebol sénior há dois anos por não cumprir os requisitos financeiros, vai voltar assim à ação com esta fusão.

A B SAD nasce em 2018 após uma cisão entre a direção do clube, liderada por Patrick Morais de Carvalho e SAD do Belenenses. A ligação durava desde 1999, quando a Codecity Sports ficou com uma participação de 51 por cento do emblema o Restelo. O clube denunciou o protocolo a 30 de junho de 2018 e as duas entidades acabaram por se separar, dando início a uma longa batalha judicial pela utilização do nome Belenenses e do estádio do Restelo.

2018/19 é, oficialmente, a primeira da B SAD, separada do Belenenses que iniciou um caminho nas distritais de Lisboa, ainda que a utilizar o mesmo nome. Só em março de 2019 é que surgiu um novo símbolo, sem a Cruz de Cristo e uma nova designação.

Os jogos passaram a ser disputados no Estádio Nacional, perante um acórdão de aluguer com IPDJ, sendo que também se jogaram partidas no Estádio do Bonfim, casa do Vitória de Setúbal, e em Rio Maior.

Feitas as contas, a B SAD disputou quatro temporadas na Liga, em que o melhor que conseguiu foi o nono lugar em 2018/19. Na época passada (2021/22) terminou no último posto e caiu para a Liga 2, onde corre o risco de não permanecer.

A classificação da B SAD
A classificação da B SADFlashscore

16.º classificada, à frente de Covilhã e Trofense, a B SAD está a disputar o play-off de manutenção com o Lank Vilaverdense, da Liga 3. Este domingo disputará o último jogo sob esta designação, antes da licença passar para o Cova da Piedade na próxima temporada. Se garantir a permanência, 2023/24 pode ver um reencontro entre Rui Pedro Soares e o Belenenses, que já assegurou a subida ao segundo escalão.