A reabilitação de David Carmo: A titularidade surpresa e os elogios de Sérgio Conceição

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A reabilitação de David Carmo: A titularidade surpresa e os elogios de Sérgio Conceição

David Carmo voltou a ser titular diante do Estrela da Amadora
David Carmo voltou a ser titular diante do Estrela da AmadoraFC Porto
O central de 24 anos voltou a surgir nas opções de Sérgio Conceição após praticamente um ano de ausência. Ajudou o FC Porto a não sofrer golos e foi bastante elogiado pelo técnico azul e branco.

A 5 de julho de 2022, quando o FC Porto pagou 20 milhões de euros por David Carmo, parecia ser o passo lógico na carreira do central canhoto, já marcada por uma história de superação. Em fevereiro de 2021, num duelo da Taça de Portugal, lesionou-se com gravidade perante os dragões e só regressou aos relvados na época seguinte, ainda a tempo de se afirmar no SC Braga.

Contudo, as coisas no FC Porto não correram como o defesa decerto esperava. Foi titular pela primeira vez à quinta jornada, teve um jogo para esquecer com o Club Brugge em que foi criticado por Sérgio Conceição (“não é normal um jogador cometer um erro destes a este nível”, disse o técnico azul e branco) e desapareceu misteriosamente das opções após o empate com o Santa Clara, a 29 de outubro de 2022

De lá para cá tinha somado dois minutos, até que na passada sexta-feira voltou a ser titular diante do Estrela da Amadora. Tinham passado 321 dias na sombra de Pepe, Iván Marcano e Fábio Cardoso, com idas ao conjunto secundário e mais faltas na convocatória do que presenças no banco de suplentes.

Mudança de sistema

O sistema utilizado pelo FC Porto
O sistema utilizado pelo FC PortoOpta by Stats Perform, AFP

David Carmo foi uma das muitas surpresas apresentadas por Sérgio Conceição na Reboleira. O treinador do FC Porto abandonou o fiel 4x4x2 e optou por um sistema de três centrais, com o defesa de 24 anos a entrar diretamente para o centro da linha, ladeado por Pepe na direita e Iván Marcano (depois Wendell) na esquerda.

A missão era simples: ir ao choque com Ronaldo Tavares, impedir que o avançado tricolor ganhasse as bolas de cabeça ou tivesse tempo para segurar e virar o jogo para os colegas de faixa mais rápidos.

Os locais onde David Carmo recuperou a bola
Os locais onde David Carmo recuperou a bolaOpta by Stats Perform, FC Porto

E David Carmo acabou por ser bem-sucedido. Pese embora algumas falhas ao nível do passe, acabou por conseguir impor a estampa física (1,96 metros e 86 kg) para impedir maior atividade de Ronaldo Tavares.

Os passes de David Carmo
Os passes de David CarmoOpta by Stats Perform, FC Porto

A jogar no meio e perante as dificuldades dos médios do FC Porto em escapar à zona de pressão criada por Aloísio Souza e Léo Cordeiro, também foi muitas vezes solicitado com bola e acabou por não comprometer muito nesse capítulo, optando, quase sempre por não complicar.

No final da noite acabou por ser muito elogiado por Sérgio Conceição e considerado mesmo como um dos melhores em campo, a par de Pepe. Palavras que dão força, sobretudo numa altura em que Marcano está a debelar problemas físicos e David Carmo pode recuperar preponderância perdida e adicionar mais um capítulo de superação a uma carreira feita a pulso.

Os números de David Carmo
Os números de David CarmoOpta by Stats Perform, FC Porto
Os números de Pepe
Os números de PepeOpta by Stats Perform, AFP