Agora é até ao fim: O que há para disputar nos principais campeonatos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Agora é até ao fim: O que há para disputar nos principais campeonatos
O Benfica lidera o campeonato em Portugal
O Benfica lidera o campeonato em PortugalLUSA
Concluída as primeiras duas jornadas da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 terminaram os jogos das seleções nacionais até ao final de uma época atípica que foi interrompida em dezembro por conta do Mundial-2022. Até junho, os principais campeonatos da Europa vão entrar numa fase decisiva em que se vão decidir títulos, apuramentos europeus e tentar evitar descidas de divisão. O Flashscore relembra-lhe o estado das competições.

Portugal

Decorridas 25 jornadas, o Benfica lidera a Liga com 68 pontos, mais 10 que o FC Porto, segundo classificado e 12 que o SC Braga. A nove rondas do fim (27 pontos), as águias parecem a caminho de reconquistar um título que escapa desde 2019. Além de estarem com um olho no topo da classificação, os dragões e bracarenses também tentam proteger os últimos dois postos do pódio – que dão acesso à Liga dos Campeões – de um Sporting (50 pontos) que parece ter recuperado a forma.

No quinto lugar, o Vitória de Guimarães (40 pontos) leva vantagem de dois pontos em relação a Arouca e Casa Pia, que sonham com participações europeias. E um deles até pode garantir o bilhete para a Liga Conferência com o sexto posto, caso o FC Porto e SC Braga disputem a final da Taça de Portugal.

Mais abaixo, Marítimo, Paços de Ferreira (ambos com 16 pontos) e Santa Clara (15) estão separados por um ponto na zona de descida. Os madeirenses ocupam o 16.º posto que dá acesos a um play-off de manutenção com o terceiro classificado da Liga 2, uma última boia de salvação, que nas última duas épocas não evitou o naufrágio. O Estoril, no 15.º posto, goza de uma vantagem de seis pontos, enquanto o Portimonense está em queda, mas ainda está 10 pontos acima da linha de água e de uma possível despromoção.

A classificação da Liga
A classificação da LigaFlashscore

Inglaterra

Na Premier League a luta parece estar reduzida a duas equipas. Arsenal (69 pontos) e Manchester City (61) estão separados por oito pontos, nos dois primeiros lugares, com os citizens com um jogo a menos, isto quando estão 10 jornadas por disputar (30 pontos).

De resto, a época em Inglaterra está a ser marcada por jogos em atrasos devido ao falecimento da rainha Isabel II e a pausa para o Mundial-2022. Dos primeiros 10 classificados, só Arsenal e Tottenham é que disputaram todas as 28 jornadas e as contas podem sofrer várias alterações com os jogos em atraso.

Manchester United (50 pontos) e Tottenham (49) estão com as últimas vagas da Liga dos Campeões, mas seguidos de perto por Newcastle (47), Liverpool, Brighton e Brentford (42), todos com jogos em atraso. O Fulham (39 pontos), de Marco Silva, ainda espreita um lugar europeu.

A luta pela permanência promete ser até ao rubro. Do Southampton (23 pontos), último classificado, ao Crystal Palace (27), 12.º classificado, existem apena quatro pontos a separar as equipas. Se a época terminasse agora, Bournemouth e West Ham seguiam para o Championship, mas até final muita coisa pode mudar.

A classificação da Premier League
A classificação da Premier LeagueFlashscore

Espanha

À semelhança do que acontece em Portugal, em Espanha a festa do título na LaLiga parece ser apenas uma questão de matemática. Com 12 jornadas por disputar (36 pontos), o Barcelona (68) lidera o campeonato com mais 12 que o Real Madrid (56).

Atlético Madrid (51 pontos) e Real Sociedad (48 pontos) estão com os últimos lugares de acesso à Liga dos Campeões, com o Bétis (45 pontos) ainda a aspirar ao bilhete para a prova milionária, tal como o Villarreal (41). O Athletic Bilbao (36) detém o último lugar de acesso à Liga Conferência, em igualdade pontal com Rayo Vallecano e com Osasuna, Celta de Vigo (34) e Osasuna à espreita.

No que toca à descida, o Elche (13 pontos) parece condenado ao regresso à LaLiga 2. Almería e Valência (ambos com 26) estão abaixo da linha de água, mas até ao Getafe, na 13.ª posição, são apenas três pontos que separam todas as equipas.

A classificação da LaLiga
A classificação da LaLigaFlashscore

Alemanha

A Bundesliga traz-nos uma situação invulgar. Com nove jornadas por disputar (27 pontos), é o Dortmund (53) que lidera a classificação e não o Bayern (52). Ainda assim, a situação pode inverter-se este fim-de-semana, com o Klassiker que vai acontecer em Munique.

Union Berlim (48 pontos) e Friburgo (46) procuram a estreia na Liga dos Campeões, com RB Leipzig (45) a querer recuperar o lugar entre os quatro melhores da Alemanha. O Eintracht Frankfurt (40 pontos) segura o lugar de acesso à Liga Conferência, mas Wolfsburgo (38), Bayer Leverkusen e Mainz (ambos com 37) estão a uma vitória de distância.

No fundo da tabela a luta promete ser intensa. Os últimos quatro classificados estão separados por dois pontos, sendo que o Estugarda (20 pontos) e Schalke (21) estão em risco de descer diretamente, com o Hertha (21) em zona de play-off e o Hoffenheim (22) ligeiramente acima da linha de água. O Bochum (25) ganhou espaço de manobra e respira melhor.

A classificação da Bundesliga
A classificação da BundesligaFlashcore

França

A Ligue 1 traz um cenário habitual no topo da tabela. O PSG lidera com 66 pontos, mais sete que o Marselha (59) que se agarra ao último lugar de acesso direto à Liga dos Campeões, perante o assédio de Lens (57) e Mónaco (54). O Rennes detém o quinto posto, que dá direito à Liga Conferência, mas vê o Lille (49) a um ponto de distãncia.

Numa época em que vão descer quatro equipas, o Angers (10 pontos) já se encontra a 14 da salvação, com 10 jornadas por disputar (30 pontos). Ajaccio, Troyes (ambos com 21), Auxerre (23), Brest (24) e Estrasburgo (26) estão todos separados por cinco pontos e querem evitar fazer companhia na queda para a Ligue 2.

A classificação da Ligue 1
A classificação da Ligue 1Flashscore