André Villas-Boas: "Pinto da Costa sempre soube do meu desejo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
André Villas-Boas: "Pinto da Costa sempre soube do meu desejo"
André Villas-Boas falou à SIC
André Villas-Boas falou à SICLUSA
Candidato à presidência do FC Porto, André Villas-Boas concedeu uma entrevista à SIC. Abordou o afastamento com Pinto da Costa, o futuro de Sérgio Conceição e os negócios tornados públicos nos últimos dias.

Pinto da Costa: "Tenho muito carinho e respeito pelo presidente, por aquilo que nos deixa. Existiu um afastamento desde que vim jogar ao Dragão quando estava com o Marselha. Ele sempre soube da minha intenção. Ele sempre soube do meu desejo e intenção, nunca escondi. Falei com pessoas do seu círculo, então não era novidade. Tenho muito carinho e admiração pelo presidente. O legado é um sentido de responsabilidade e será sempre um fator de motivação e pressão".

Modernização: "Há pessoas que votam por gratidão, ainda no outro dia, uma pessoa da sociedade portuense fez um apelo ao voto da gratidão em vez da razão e modernidade. Posso compreender, pela história que nos foi deixada, mas tem de existir um racional. O FC Porto está numa situação limite, três campeonatos em 11 anos é curto, até para a história que o presidente nos deixou. Será a década de Pinto da Costa menos vitoriosa de sempre em termos de campeonatos nacionais."

Eleições: "Há uma massa enorme de associados que não regularizou as quotas para poder votar. Esse é o primeiro passo: fazer o apelo para que regularizarem, desta forma o universo de votos pode ser massivo e dobrar os valores de 1988."

Segurança nas votações: "Todos sabemos que aconteceu a 13 de novembro na Assembleia-Geral. Segurança, transparência do ato eleitoral, organização dos delegados, controlo da urnas...não tenho dúvidas, mas questionamos de forma frequente a Lourenço Pinto (presidente da MAG). A resposta tem sido positiva. Ainda hoje perguntamos pela presença da PSP onde estarão as mesas de voto."

Incumprimento financeiro: "A informação que temos é que sim, está. Vai existir uma multa, mas isto revela dois fatores: um presidente que esconde a realidade aos sócios, sabe que essa coima e suspensão existe, mas não quer dizer e, em segundo, será mais um fator de pressão para esta direção, se for eleita."

Saída em 2011 para o Chelsea: "Alturas diferentes. Tive uma proposta para sair e foi paga a peso de ouro por uma cláusula de rescisão que só há pouco foi batida em termos de treinadores (por Rúben Amorim). Falei com o FC Porto sobre isso, Antero Henrique estava ciente do que se estava a passar, discutimos a hipótese de continuar. Pode-se falar numa ferida aberta, mas já foi sarada há muito tempo e os sócios que querem mudança já me recebem de braços abertos."

Zubizarreta: "As críticas relativamente aos problemas financeiros do Barcelona são um bocado ingratas, ainda hoje o Bartomeu (então presidente blaugrana) fez um mea culpa. Sei perfeitamente o que aconteceu em Marselha. Houve muita imposição do Rudi Garcia relativamente às transferências. Andoni sabe perfeitamente o que quero, a cultura desportiva que quero implementar. Aqui adaptamo-nos à realidade do clube e temos de olhar para a formação. Também podia perguntar quantos jogadores da formação do Barcelona passaram para a equipa principal. Podemos ver o copo de duas maneiras. Não acho justo colocar em causa as suas capacidades."

Zubizarreta foi escolhido para diretor desportivo
Zubizarreta foi escolhido para diretor desportivoAFP

Cargo não remunerado: "Nos clubes espanhóis é assim, as pessoas devem servir os clubes em vez de se servirem deles."

Sérgio Conceição: "Tenho uma visão muito clara do que quero em termos desportivos e depois os treinadores podem sentir-se mais ou menos confortáveis. Ele manteve-se afastado do ato eleitoral, se ganhar vou sentar-me com ele e explicar o programa. É uma coisa para decidir a dois e não apenas com base numa intenção. Se disser que não, terei de ir ao mercado contratar um treinador. Se já está identificado? Todos os sócios sabem perfeitamente qual é o treinador com ADN FC Porto. Sei perfeitamente o que quero relativamente a essa função. É a margem normal do mercado."

João Rafael Koehler: "Parece-me que Jorge Nuno Pinto da Costa está refém de João Rafael Koehler e da quantidade de investidores que empresta dinheiro ao clube. Este candidato Pinto da Costa não é o mesmo com força, carisma e determinação. É outro, está refém deste fundo e destes investidores que lhe foram emprestando dinheiro para ter cash-flow".

Contrato com a Ithaka: "É uma das coisas que custa relativamente às decisões estruturantes que o FC Porto está a tomar, ainda agora vimos com o negócio da Ithaka. Acho que vale muito mais, vale pelo menos o dobro. Não temos dúvidas do parceiro, é forte, mas os direitos comerciais valem muito mais do que 65 milhões de euros por 25 anos. A FC Porto Comercial é das poucas empresas que dá lucro e normalmente perto dos 40M€."

Academia: "Tomando posse vamos olhar para os contratos assinados. Não posso é permitir que o FC Porto continue a atrasar uma obra planeada desde 2016. Estou disponível para analisar contratos e escolher o melhor caminho para o FC Porto".

Relação com Sporting e Benfica: "Temos de conversar para criar o melhor produto. Todos os clubes precisam de bons rivais e é preciso lutar pelo bem comum do futebol português."