Antevisão da Liga: Campeão Benfica defende estatuto perante FC Porto, Sporting e SC Braga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antevisão da Liga: Campeão Benfica defende estatuto perante FC Porto, Sporting e SC Braga

A bola que vai rolar nos relvados portugueses
A bola que vai rolar nos relvados portuguesesLiga Portugal
A edição 2023/24 da Liga arranca oficialmente sexta-feira com o campeão Benfica a tentar renovar o estatuto frente aos eternos rivais FC Porto e Sporting, e com o SC Braga a assumir-se como candidato.

Como é hábito, os três grandes voltam a iniciar a temporada como os principais emblemas a chegar ao título nacional, embora Benfica e FC Porto tenham nas últimas décadas deixado algo para trás o Sporting, numa época que promete voltar a colocar o SC Braga entre a luta, embora agora de uma forma mais assumida pelos minhotos.

A Liga volta a ter a presença dos históricos Estrela da Amadora e Farense, que terão o objetivo inicial de continuar nos próximos tempos no primeira escalão e fugir a novas aventurasdesagradáveis nas divisões inferiores.

Após ter alcançado o 38.º título da sua história na última temporada, o Benfica arranca 2023/24 como o principal ‘alvo’ a abater, com o técnico alemão Roger Schmidt a tentar levar os ‘encarnados’ apenas ao segundo bi no século XXI.

Como seria de esperar, o germânico manteve-se no comando dos lisboetas, acontecendo o mesmo com os restantes candidatos, com Sérgio Conceição (FC Porto), Rúben Amorim (Sporting) e Artur Jorge (SC Braga) a terem nova oportunidade nos respetivos clubes.

A primeira jornada da Liga
A primeira jornada da LigaFlashscore

Gonçalo Ramos, que rumou ao PSG, é a principal ausência no Benfica, que foi resgatar Di Maria, campeão do mundo pela Argentina, e que investiu forte no médio criativo turco Kokçu, ainda algo desconhecido no futebol europeu.

Kokçu homenageado no regresso a 'casa'
Kokçu homenageado no regresso a 'casa'SL Benfica

A estreia dos encarnados será na segunda-feira, no duelo que fecha a primeira jornada, no sempre complicado campo do Boavista, duas horas depois de o FC Porto atuar no terreno do recém-promovido Moreirense.

Os dragões, que têm 30 títulos no seu historial e querem chegar ao 31.º, foram buscar os espanhóis Nico González (ex-FC Barcelona) e Fran Navarro (ex-Gil Vicente) e, para já, só perderam o colombiano Uribe, que rumou ao Catar.

Nico assinou até 2028
Nico assinou até 2028FC Porto

Já o Sporting, que recebe sábado o Vizela, perdeu o médio uruguaio Ugarte, o seu melhor jogador em 2022/23, que rumou igualmente ao PSG, e apostou forte no avançado sueco Viktor Gyokeres, que abandonou o segundo escalão inglês e passou a ser a contratação mais cara de sempre dos leões na tentativa de chegarem ao segundo campeonato nos últimos 23 anos.

Viktor Gyökeres assinou até 2028
Viktor Gyökeres assinou até 2028Sporting CP

Com um discurso diferente na pré-época, com o treinador Artur Jorge a falar abertamente do sonho de um título inédito, o SC Braga, que inaugura a Liga na sexta-feira perante o Famalicão, manteve Bruma e foi buscar José Fonte (campeão europeu por Portugal em 2016) e Rony Lopes, três jogadores internacionais pela principal seleção lusa.

José Fonte regressou a Portugal para representar o SC Braga
José Fonte regressou a Portugal para representar o SC Bragasc bRAGA

O Famalicão, com João Pedro Sousa, aparece precisamente como uma das equipas a ter em conta neste arranque de campeonato, assim como o Estoril, agora liderado por Álvaro Pacheco.