Ato de contrição: FC Porto expia pecados de um aflito Chaves e segura pódio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ato de contrição: FC Porto expia pecados de um aflito Chaves e segura pódio

Atualizado
Francisco Conceição, Evanilson e Taremi marcaram
Francisco Conceição, Evanilson e Taremi marcaramLUSA/Opta by Stats Perform
O FC Porto venceu este sábado à noite em Chaves por 0-3, num encontro em que os flavienses ficaram reduzidos a 10 por expulsão de Junior Pius logo após o golo inaugural de Francisco Conceição - o primeiro golo de livre direto dos portistas em três anos, enquanto Evanilson dilatou antes do descanso e Taremi regressou aos golos, de grande penalidade, na segunda parte.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

A jogar uma cartada decisiva na luta pela permanência, os flavienses não puderam contar com Raphael Guzzo, Carraça e Pedro Pinho, mas Junior Piús voltou ao onze, Guima e Caphu Phete ao banco. Por outro lado, sem Wendell, Pepe, João Mário e Galeno, Sérgio Conceição promoveu João Mendes, Zé Pedro e Taremi à titularidade para segurar o terceiro lugar.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Os dragões quase entraram com o pé esquerdo no encontro, com Diogo Costa a cometer um disparate, sem pressão, ao fazer um passe que quase ia na direção da própria baliza. Na resposta, o FC Porto estabilizou e Pepê tentou a sorte de longe, num remate forte que saiu perto da trave. Pouco depois, Francisco Conceição fugiu pela linha de fundo, mas Sylla evitou que o desvio de Taremi fosse para a baliza.

Num pontapé livre perigoso a favor dos portistas que gerou muita discussão dos flavienses e um amarelo a Júnior Pius num encosto de cabeça ao árbitro - que também não ficou bem na fotografia -, Francisco Conceição tirou as medidas à baliza e atirou em arco, por cima da barreira, para inaugurar o marcador aos 27 minutos. Foi o primeiro golo do FC Porto de livre direto em três anos.

Logo após o recomeço, o defesa do Chaves entrou fora de tempo sobre Alan Varela e viu o segundo cartão amarelo, deixando a equipa em inferioridade numérica com menos de meia hora de jogo. Os azuis e brancos mantiveram a pressão, com Taremi muito perto de regressar aos golos num pontapé acrobático e Rodrigo Moura a negar Evanilson com a ponta dos dedos. 

Ainda antes do intervalo, João Mendes viu a sua estreia a marcar na equipa principal ser anulada por fora de jogo, mas logo de seguida, a pressão alta resultou num erro na zona de construção do Chaves, deixando à bola à mercê do trio da frente, com Taremi a aproveitar e a oferecer o golo a Evanilson com um toque subtil. 

Os dragões recolheram ao balneário com uma vantagem tranquila no marcador e em superioridade numérica perante um Chaves em combustão lenta e em plena aceitação do resultado e das condicionantes.

Estatísticas na primeira parte
Estatísticas na primeira parteFlashscore

No reatamento, Moreno lançou Sandro Cruz para o lugar de Sylla, uma alteração que levou João Correia para o flanco direito, o lado preferido do lateral que num bom trabalho cruzou para Héctor Hernández cabecear por cima da trave. Quem também não teve cabeça para o golo foi Pepê, na outra área, servido de bandeja por Francisco Conceição. 

Depois disso, um autêntico deserto de ideias durante um longo período de tempo, com o jogo a entrar num ritmo monótono e morno. Até que, aos 72 minutos, Pepê foi derrubado dentro de área numa entrada fora de tempo de Essugo. Chamado a conveter, Mehdi Taremi aproveitou a oportunidade e celebrou o regresso aos golos com um remate colocado

Com o passar dos minutos, Sérgio Conceição aproveitou para rodar a equipa e promover a estreia na equipa principal de Gonçalo Sousa, de 17 anos. Esse foi mesmo o último momento digno de registo até ao apito final do árbitro José Bessa. 

Homem do jogo Flashscore: Francisco Conceição (FC Porto).

As estatísticas de Francisco Conceição
As estatísticas de Francisco ConceiçãoFC Porto/Opta by Stats Perform