Dragão teve triunfo na mão mas havia Gyokeres: FC Porto e Sporting empatam clássico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dragão teve triunfo na mão mas havia Gyokeres: FC Porto e Sporting empatam clássico

Atualizado
Martim Fernandes, em estreia absoluta na Liga, perante Gyokeres, que bisou em dois minutos
Martim Fernandes, em estreia absoluta na Liga, perante Gyokeres, que bisou em dois minutosOpta by Stats Perform/AFP
FC Porto e Sporting empataram, este domingo, no clássico da 31.ª jornada da Liga, no primeiro jogo de André Villas-Boas enquanto recém-eleito presidente dos dragões. Evanilson, logo aos 7 minutos, fez o 1-0, Pepê dilatou a vantagem azul e branca aos 44 minutos mas Viktor Gyokeres, lançado ao intervalo, bisou em apenas dois minutos (87 e 88) e resgatou um ponto para o leão, que tem agora cinco pontos de vantagem para o Benfica na luta pelo título, a três jornadas do fim do campeonato.

 

Recorde as incidências da partida

Surpresas várias logo na altura do anúncio dos onzes oficiais das equipas. Do lado do FC Porto, Sérgio Conceição apostou na estreia absoluta do jovem Martim Fernandes, de 18 anos, no lado direito da defesa, com outro jovem, Zé Pedro, no centro da defesa, em vez do capitão Pepe, que nem sequer se sentou no banco de suplentes.

Do lado do Sporting, Gyokeres, que estava em dúvida, começou no banco e na ala esquerda foi Gonçalo Inácio a surpresa preparada por Rúben Amorim, com Nuno Santos, tal como Ricardo Esgaio, ao lado do avançado sueco como suplentes.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Dragão tinha fogo

O FC Porto entrou pressionante e, depois de duas iniciativas de Francisco Conceição, foi Evanilson a deixar o primeiro aviso, aos 7 minutos, para defesa de Franco Israel. Segundos depois, os mesmos protagonistas com um final diferente: Franco Israel falhou o passe, Francisco Conceição recuperou e serviu Evanilson que, na cara do guarda-redes uruguaio, inaugurou o marcador bem cedo no Estádio do Dragão. 1-0 para o FC Porto.

O Sporting tentou reagir e, aos 9 minutos, Pedro Gonçalves disparou às malhas laterais, perto do poste da baliza de Diogo Costa, antes de Francisco Conceição, aos 10', rematar muito por cima da baliza leonina.

Aos 16 minutos, num canto conquistado e marcado por Pedro Gonçalves, foi Paulinho a surgir na área para cabecear por cima da barra da baliza do FC Porto. Aos 18' surgiu Alan Varela, a desmarcar Pepê que, já com pouco ângulo, disparou às malhas laterais.

Evanilson ameaçou, Pepê marcou

Aos 25 minutos surgiu Trincão, pela ala direita, a tentar assistir Paulinho, que ainda desviou mas fácil para Diogo Costa segurar. Aos 33', novamente Evanilson, a entrar na área do Sporting pela esquerda e a rematar forte mas às malhas laterais. Aos 39' nova tentativa de Pedro Gonçalves, servido por Daniel Bragança, mas ao lado e sem perigo.

Aos 41 minutos surgiu o momento... Martim Fernandes. O jovem lateral-direito de 18 anos, em estreia absoluta na Liga, foi galgando metros pela direita, assumiu a condução do lance e tocou na altura certa para desmarcar Pepê, que rematou fortíssimo na cara de Franco Israel. 2-0 para o FC Porto.

Em cima dos 44 minutos valeu ao Sporting Franco Israel, a evitar o 3-0 no frente a frente com Francisco Conceição, em mais um erro defensivo dos leões, com Galeno a assistir o extremo português, que disparou contra o guarda-redes uruguaio e, na recarga, atirou às malhas laterais.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Uma substituição... e meia

Logo ao intervalo Rúben Amorim mandou Gyokeres aquecer, lançou o sueco para a segunda parte, tirando Daniel Bragança e, aos 47 minutos, depois de St. Juste, já amarelado, ter uma entrada perigosa sobre Galeno, voltou a mudar, lançando Eduardo Quaresma no lugar do neerlandês aos 50'.

Aos 51 minutos surgiu novamente Francisco Conceição, a fugir a Coates mas, de pé direito, a rematar fraco e fácil para Franco Israel. 

O posicionamento da equipa do Sporting
O posicionamento da equipa do SportingOpta by Stats Perform/AFP

Leão original à hora certa

Em cima da hora de jogo, mais duas alterações no Sporting, agora com Nuno Santos e Morita nos lugares de Diomande e Paulinho, com os leões a regressarem ao figurino mais habitual. Aos 65', num dos vários cantos que o Sporting foi conquistando, Morita teve um cabeceamento perigoso, mas com a bola a desviar dentro da área azul e branca.

Aos 69 minutos, de livre, Zé Pedro bateu forte, a bola desviou em Trincão na barreira e quase ia traindo Franco Israel. A bola saiu junto ao poste. Resposta imediata do leão, com Pedro Gonçalves, de meia distância, a testar Diogo Costa aos 70'.

À entrada para a reta final da partida, aos 79 minutos, Sérgio Conceição mexeu pela primeira vez e em dose dupla, tirando Evanilson e Francisco Conceição para lançar Taremi e Romário Baró.

O Sporting tinha mais bola, pressionava mas, sem reais ocasiões de golo, aos 86 minutos Rúben Amorim esgotou as substituições, lançando Marcus Edwards no lugar de Pedro Gonçalves.

Posicionamento da equipa do FC Porto
Posicionamento da equipa do FC PortoOpta by Stats Perform/AFP

O leão, afinal, tinha garras

O que se seguiu, ainda que olhando para a reação do Sporting, não era previsível. Aos 87 minutos Gonçalo Inácio serviu Nuno Santos na esquerda, que cruzou para Gyokeres, de cabeça, fazer o 2-1 e relançar a esperança leonina.

Os jogadores do Sporting recolheram de imediato a bola, regressaram ao meio-campo e, poucos segundos volvidos, o FC Porto perdeu a bola em zona defensiva, Marcus Edwards ganhou o espaço que tanto gosta na área e cruzou para Viktor Gyokeres, ao segundo poste, e de primeira, fazer o 2-2.

Ainda antes dos cinco minutos de compensação, o mesmo Marcus Edwards foi expulso, com vermelho direto, depois de Nuno Almeida ter entendido que o inglês agrediu Galeno.

Em superioridade numérica, Sérgio Conceição tirou o jovem Martim Fernandes e lançou Danny Namaso, o leão recuou um pouco e acabou com... o mal menor: um ponto conquistado no clássico, cinco pontos à maior para o Benfica, na luta pelo título a três jornadas do fim do campeonato.

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Viktor Gyokeres (Sporting)