Do Algarve vieram bons ventos: Benfica vence Farense e já cheira a Champions

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do Algarve vieram bons ventos: Benfica vence Farense e já cheira a Champions
Atualizado
Os festejos do Benfica no golo de Arthur Cabral
Os festejos do Benfica no golo de Arthur CabralOpta by Stats Perform/SL Benfica
O Benfica venceu esta segunda-feira o Farense, por 3-1, no Estádio São Luís, na partida que encerrou a 30.ª jornada. Kokçu abriu o marcador, Arthur Cabral fez o segundo e Carreras estreou-se a marcar pelos encarnados. Pelo meio, Belloumi ainda fez o 1-1 para os algarvios, que continuam na luta pela manuntenção, enquanto o Benfica mantém-se a sete pontos do Sporting e com mais 11 que FC Porto e SC Braga.

Recorde as incidências da partida

Depois de ter sido eliminado pelo Marselha nos quartos de final da Liga Europa, Roger Schmidt alterou meia equipa para o duelo no Algarve. Aursnes, João Neves, Rafa, David Neres e Tengstedt saíram, entrando Carreras, Florentino, Kokcu, Tiago Gouveia e Arthur Cabral.

Já do lado do Farense, sem poder contar com o melhor marcador, Bruno Duarte, além do médio Mattheus Oliveira, José Mota apostou em Zé Luís no ataque, trocando ainda Caseres por Fabrício Isidoro em relação à última jornada.

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com ritmo

A primeira aproximação às balizas até foi do Farense, logo aos 4 minutos, com Belloumi a cruzar, sem ninguém para a emenda, mas o primeiro remate do jogo pertenceu ao Benfica, por Kokçu, também aos 4', com remate em zona frontal mas ao lado. Aos 7 minutos foi novamente o médio turco a aparecer bem na direita, a cruzar mas Gonçalo Silva a cortar para canto. Aos 10', também da direita, foi Di María a rematar em arco para Ricardo Velho voar e negar o 1-0 ao Benfica.

Posição média dos jogadores do Benfica
Posição média dos jogadores do BenficaOpta by Stats Perform/SL Benfica

Ainda antes do quarto de hora, aos 14 minutos, Arthur Cabral roubou uma bola pouco depois do meio-campo, correu para a área e rematou para defesa a dois tempos de Ricardo Velho.

Dois minutos volvidos, aos 16', surgiu mesmo o 1-0 para o Benfica. Grande passe de Florentino para Di María, na direita, que esperou pela entrada de Bah, colocou a bola no dinamarquês, que cruzou para a finalização de Kokçu.

Aos 18' foi Di María a cruzar, uma vez mais da direita, e Arthur Cabral, ao segundo poste, a cabecear enrolado para defesa de Ricardo Velho.

Aos 23 minutos, porém, depois do Farense ter conquistado um pontapé de canto, chegou o golo do empate aos algarvios. Gonçalo Silva surge no primeiro cabeceamento, Bah não consegue um alívio efetivo e Belloumi, do lado esquerdo, disparou forte, sem hipótese para Trubin.

Reação forte

O Benfica, porém, não acusou o golo sofrido, manteve a pressão, foi colecionado aproximações à baliza de Ricardo Velho e, aos 34 minutos, novamente com um cruzamento tenso de Bah, os encarnados voltaram a colocar-se na frente do marcador, graças a uma finalização de calcanhar de Arthur Cabral, a fazer o 2-1.

Aos 35' foi Di María a ficar pertíssimo do terceiro, depois de uma jogada onde passou por quatro jogadores do Farense. O remate, de pé direito, porém, saiu ao lado. Quem também ficou perto de marcar, e de bisar, foi Arthur Cabral, aos 37', com um tiro de meia distância ao poste da baliza de Ricardo Velho.

Aos 41 minutos Fabrício Isidoro ainda ganhou um canto, cedido por Trubin, e mais uma vez na bola parada o Farense assustou, com um remate de Zé Luís que acabou por ser desviado pela muralha defensiva encarnada.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Mexer cedo

Sem substituições para a segunda parte, o Benfica dispôs de um livre em zona perigosa, aos 54 minutos, conquistado por Tiago Gouveia, que arrancou o amarelo a Cláudio Falcão. Kokçu, porém, atirou o livre muito por cima de Ricardo Velho.

José Mota, porém, não demorou muito a mexer e, aos 55 minutos, lançou Cáseres e Rui Costa, nos lugares de Fabrício Isidoro e Zé Luís. O mesmo Cáseres, aos 61 minutos, em boa posição, rematou muito ao lado, sem perigo.

O Farense tentava crescer no jogo e Roger Schmidt mudava cedo, aos 62 minutos, lançando João Neves e David Neres nos lugares de Florentino e Tiago Gouveia. Logo no minuto seguinte, Belloumi rematou colocado, Trubin voou e defendeu a dois tempos.

Uma estreia antes do azar

Seria, porém, o Benfica a chegar ao golo, o terceiro, numa estreia a marcar na Liga: cruzamento de Di María e, já dentro da área, Álvaro Carreras a rematar de pé direito, aos 67 minutos, para assinar o 3-1.

A perder por dois, José Mota lançou Elves Baldé e Cristian Ponde, tirando Marco Matias e Rafael Barbosa, aos 69', um minuto antes de Rui Costa disparar cruzado e bem perto do poste da baliza e Trubin.

Aos 72 minutos, num choque violento entre Cristian Ponte e João Neves, o médio do Benfica foi mesmo obrigado a sair, visivelmente combalido, com Roger Schmidt a lançar Aursnes no seu lugar. Aos 75 minutos António Silva cabeceou por cima, aos 78' respondeu Ponde, com remate a passar longe da baliza de Trubin.

A dez minutos do final, e depois do calcanhar, Arthur Cabral ficou perto de mais um golaço, com um pontapé de bicicleta travado po Ricardo Velho, antes de David Neres rematar à figura de Ricardo Velho.

Aos 85 minutos Roger Schmidt voltou a mexer, em dose dupla, lançando Marcos Leonardo e Rollheiser para os lugares de Arthur Cabral e Di María.

No primeiro dos cinco minutos de descontos, José Mota ainda lançou Vítor Gonçalves para o lugar do amarelado Cláudio Falcão. A reação do Farense, porém, esmoreceu logo depois do terceiro golo do Benfica, que conseguiu aguentar a vantagem de dois golos até ao apito final.

Estatística final e destaques da partida
Estatística final e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Com este resultado, os encarnados estão a um ponto de garantir o segundo lugar do campeonato, e consequente apuramento para a Liga dos Campeões, mantendo ainda esperanças de título, perante os sete pontos de distância para o Sporting.

Homem do jogo Flashscore: Alexander Bah (Benfica)