Dragão deu a volta antes de ver o dérbi: FC Porto vence Vitória de Guimarães (2-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dragão deu a volta antes de ver o dérbi: FC Porto vence Vitória de Guimarães (2-1)

Atualizado
Zaidu e Francisco Conceição fizeram os golos do FC Porto
Zaidu e Francisco Conceição fizeram os golos do FC PortoOpta by Stats Perform, AFP
O FC Porto venceu este sábado o Vitória de Guimarães, por 2-1, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo da 11.ª jornada da Liga. Foi a quinta vitória consecutiva dos dragões no estádio vimaranense mas esteve longe de ser fácil. André Silva, aos 17 minutos, na recarga a um penálti defendido por Diogo Costa, colocou o Vitória em vantagem, anulada por Zaidu, de cabeça, aos 39 minutos. O lateral nigeriano saiu lesionado, tal como Pepe, e pelo meio Francisco Conceição, que tinha feito a assistência para o 1-1, selou a reviravolta, aos 59 minutos.

Recorde as incidências da partida

Sem poder contar com os lesionados André André, Mikel Villanueva, Telmo Arcanjo e Bruno Gaspar, bem como o castigado Tiago Silva, Álvaro Pacheco apostou em André Silva no ataque, com o apoio de Jota, com Borevkovic no lugar de Manu na defesa.

Do lado do FC Porto, destaque para Taremi, que começou no banco de suplentes, onde Galeno foi novidade maior, e com Evanilson no ataque, apoiado por Pepê, sendo Francisco Conceição a novidade, a ocupar a vaga do avançado iraniano, numa mudança de 4x4x2 para 4x3x3.

Onzes iniciais e notas finais dos jogadores
Onzes iniciais e notas finais dos jogadoresFlashscore

O Vitória tentou entrar forte e, logo aos 3 minutos, Jota disparou forte mas por cima da baliza de Diogo Costa. Respondeu o FC Porto, aos 5', com Pepê a lançar Evanilson que, da direita, disparou para grande intervenção de Bruno Varela.

Em cima do quarto de hora, num lance aparentemente inofensivo, João Mário falhou o cabeceamento dentro da área do FC Porto, a bola tocou no braço e Nuno Almeida não teve dúvidas em assinalar a grande penalidade.

Costa vs. Silva

Aos 17', na conversão, André Silva permitiu a defesa de Diogo Costa mas, na recarga, marcou mesmo, colocando o Vitória na frente do marcador.

Costa vs. Jota

Logo no minuto seguinte, numa transição rápida, foi Jota a surgir com espaço à esquerda e, mesmo pressionado por Zaidu, a atirar para mais uma excelente intervenção do guarda-redes do FC Porto, com Ricardo Mangas, na recarga, a disparar por cima da barra. Aos 22' novo capítulo neste duelo, com Jota a fugir pela direita, a passar David Carmo e a atirar cruzado para a mancha de Diogo Costa.

Costa vs. Silva

Depois de uma fase de jogo mais quezilenta, que quase fez vítimas, perante as queixas de Zaidu, e depois de dois amarelos, um para cada lado, novo capítulo no duelo entre Diogo Costa e André Silva, aos 34 minutos, com Maga a servir o avançado que, de primeira, disparou fortíssimo para mais uma intervenção decisiva do guarda-redes do FC Porto, cedendo canto. Na sequência dessa bola parada, Borevkovic surgiu para finalizar mas rematou contra um companheiro que estava em posição irregular.

Aos 38 minutos mudaram os intervenientes do lado do Vitória, com João Mendes a lançar Mangas na direita, mas o protagonista foi o mesmo: Diogo Costa negou o 2-0 à equipa da casa.

Cabeçada contra a corrente

Aos 39 minutos, contra a corrente do jogo, cruzamento de Francisco Conceição, da direita, e Zaidu a ganhar nas alturas a Maga e, de cabeça, a fazer o golo do empate, perante os protestos dos jogadores e do banco de suplentes do Vitória.

Perante as incidências da primeira parte, Nuno Almeida concedeu mais cinco minutos de compensação, mas sem que o perigo voltasse a rondar, de forma efetiva, nenhuma das balizas.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Substituições não tardaram

A segunda parte arrancou sem alterações nas duas equipas, apesar dos vários jogadores do FC Porto que aqueceram nos primeiros 45 minutos, e logo com um lance que valeu os protestos azuis e brancos, aos 51', quando Pepe caiu na área vimaranense, num lance com Ricardo Mangas. O árbitro mandou seguir, o VAR também.

Aos 53 minutos o jogo acabaria mesmo para Zaidu, que há muito evidenciava dificuldades, apesar do golo marcado, de cabeça. Aos 55' entraram então Galeno e Taremi, para os lugares de Zaidu e André Franco.

Reviravolta antes da hora

Depois de dois cruzamentos do Vitória, ambos com perigo, mas sem ninguém para desviar nas alturas dentro da área, o FC Porto colocou a bola no chão e, aos 59 minutos, Francisco Conceição, que já havia assistido Zaidu no 1-1, estreou-se a marcar na Liga, servido por Evanilson, após um mau alívio de Tomás Ribeiro.

A resposta do Vitória não se fez esperar e aos 63 minutos foi uma vez mais Jota, após fazer um túnel a um adversário, a rematar forte, já de ângulo apertado, para defesa de recurso de Diogo Costa.

Pepe KO

Depois de Zaidu, aos 66 minutos foi Pepe a forçar demais, a cair no relvado, queixando-se da coxa direita, e de pronto a pedir a substituição, com Fábio Cardoso a ser lançado na defesa do FC Porto.

Álvaro Pacheco meteu risco

Aos 75 minutos foi a vez de Álvaro Pacheco mexer, tirando João Mendes para lançar mais um avançado de área, Adrián Butzke.

E foi numa transição rápida, com Galeno a fugir pela esquerda, que Bruno Varela respondeu a Diogo Costa e, no frente a frente com o extremo luso-brasileiro do FC Porto, levou a melhor, negando o 3-1 que poderia sentenciar a partida aos 77 minutos.

Respondeu o Vitória, aos 78 minutos, com um remate forte e colocado de Dani Silva, e com Diogo Costa a voar para, junto ao poste, desviar para canto.

Sérgio Conceição meteu controlo

Aos 80' foi Francisco Conceição a ficar no relvado, em dificuldades físicas, e com Sérgio Conceição a mexer novamente, agora com marcha-atrás, retirando o extremo e Evanilson para colocar Jorge Sánchez e Grujic, com Álvaro Pacheco a responder, refrescando a ala direita, ao retirar Maga para lançar Zé Carlos, antes de acrescentar Nuno Santos e Nélson da Luz nos lugares de Dani Silva e André Silva.

Nos seis minutos de compensação o Vitória avançou para um fôlego final, primeiro com um cruzamento de Nélson da Luz, aos 90+4, que David Carmo cortou para canto, que o mesmo central dos dragões limpou depois, no centro para a área dos azuis e brancos.

Estatísticas finais e destaques da partida
Estatísticas finais e destaques da partidaOpta by Stats Perform

O FC Porto suou mas venceu o Vitória de Guimarães e espera agora para ver, no sofá, o dérbi de Lisboa, empatado provisoriamente na classificação com o Benfica.

Homem do jogo Flashscore: Francisco Conceição (FC Porto)

Francisco Conceição fez um golo e uma assistência
Francisco Conceição fez um golo e uma assistênciaOpta by Stats Perform