Mais

Golo de Nuno Santos (Sporting) entre os finalistas do prémio Puskás

Nuno Santos é o único candidato português
Nuno Santos é o único candidato portuguêsSporting CP
O remate de letra do jogador do Sporting está entre os golos que podem ser distinguidos a 15 de janeiro de 2024. Votação é dividida através dos adeptos e um grupo de especialistas.

A FIFA anunciou, esta quinta-feira, os três finalistas ao Prémio Puskás. O galardão, em honra ao lendário avançado húngaro, pretende distinguir o melhor golo do futebol mundial entre o período de 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.

E dos 11 golos inicialmente listados, foram definidos três finalistas, onde se encontra Nuno Santos. O remate em letra do extremo português contra o Boavista, a 12 de março de 2023, está selecionado. Este foi, recorde-se, o melhor golo da última edição da Liga.

O disparo de de fora da área pé direito de Julio Enciso, ao serviço do Brighton, diante do Manchester City é outro dos finalistas. O pontapé de bicicleta do médio Guilherme Madruga, do Botafogo-SP, diante do Novorizontino, na Série B do Brasil, completa o pódio.

Atribuído pela FIFA desde 2009, o Prémio Puskás só foi vencido por um jogador português: Cristiano Ronaldo, na edição inaugural, com um remate de fora da área frente ao FC Porto, na Liga dos Campeões. O Brasil com Neymar (2011) e Wendell Lira (2015) é o país que mais vezes venceu o galardão.