Morreu Minervino Pietra, antigo futebolista do Benfica e da Seleção, aos 70 anos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morreu Minervino Pietra, antigo futebolista do Benfica e da Seleção, aos 70 anos

Minervino Pietra ao serviço do Benfica
Minervino Pietra ao serviço do BenficaSL Benfica
O antigo futebolista Minervino Pietra, ex-lateral direito do Benfica e da seleção portuguesa, morreu esta quinta-feira aos 70 anos, divulgou o clube da Luz em comunicado no seu site oficial.

Pietra fez 26 jogos e marcou um golo por Portugal e, com a camisola do Benfica, somou um total de 227 encontros e 19 golos, já depois de ter começado a carreira no Belenenses, isto tudo durante os anos 70 e 80 do século passado.

Após finalizar a carreira de futebolista, Pietra treinou Alverca, Estoril, Juventude de Évora e Barreirense, além de ter sido adjunto no Boavista e Belenenses, mas, a partir de 2007/08, passou a estar sempre ligado ao Benfica, tanto como analista como “treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional” dos ‘encarnados, onde trabalhou com Jorge Jesus.

Ao serviço da Seleção Nacional, Pietra marcou o seu único golo em 14 de outubro de 1981, precisamente no Estádio da Luz, no desaire com a Suécia (2-1), na qualificação para o Mundial-1982.

Comunicado do Benfica:

"É com profunda consternação que o Sport Lisboa e Benfica lamenta a morte de Minervino Pietra, aos 70 anos de idade.

Partiu um homem com uma ligação histórica ao Clube, um exemplo de dedicação e de enorme benfiquismo, seja em campo ou na estrutura do futebol.

Mais de metade da sua vida dedicou-a ao Benfica, como jogador, analista e, mais tarde, como treinador residente de várias equipas técnicas do plantel profissional de futebol do Clube.

Sempre foi um desportista de eleição, como jogador do Benfica e da Seleção e como treinador, que inspirava os jogadores pelo seu exemplo e pela mística que sempre incutiu nos mais novos.

Chegou ao Clube em 1976 e só em 2022 é que deixou o Benfica, sem nunca o Benfica o ter deixado a ele. Como jogador, efetuou 227 jogos e marcou 19 golos. Foi liderado por treinadores como John Mortimore, Mário Wilson, Lajos Baroti ou Sven-Göran Eriksson. A sua experiência como futebolista de elite moldou o seu perfil como treinador.

O Sport Lisboa e Benfica tudo fará para perpetuar a memória de um profissional de excelência e de um homem de raro carácter. Minervino Pietra será sempre reconhecido como um dos nossos, portador e zelador da mística.

À família de Minervino Pietra, o Sport Lisboa e Benfica endereça os seus mais sentidos pêsames."