O eclipse de Taremi no FC Porto: 55 minutos em 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O eclipse de Taremi no FC Porto: 55 minutos em 2024

Taremi sem espaço no FC Porto
Taremi sem espaço no FC PortoFC Porto
De essencial, o avançado iraniano, que foi o melhor marcador da última ediçaõ da Liga, passou a dispensável. Situação contratual e mudança tática podem ajudar a explicar o apagão do avançado.

Com 80 golos em 147 jogos nas três primeiras épocas no FC Porto, Mehdi Taremi partiu para 2023/24 como o homem destinado a liderar o ataque dos azuis e brancos. O último de contrato não parecia ser um problema, exemplos como Mbemba, Herrera e Brahimi demonstram que Sérgio Conceição não olha a situações contratuais na hora de escolher o onze.

Seis meses volvidos, o melhor marcador da última edição da Liga dos Campeões parece ter caído completamente das opções. No ano civil de 2024 soma apenas 55 minutos: entrou aos 68’ da vitória com o Arouca e aos 87’ da derrota com o Arsenal fora de casa, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Este sábado não está nos convocados para o duelo com o Estoril, o que acontece pela segunda vez consecutiva – já tinha falhado o encontro com o Vizela. Não está inscrito no boletim clínico e foi titular nos dois encontros pelo Irão (que assistiu em ambos), o que leva a crer que se trata de uma opção puramente técnica de Sérgio Conceição.

Os números de Taremi
Os números de TaremiFlashscore

Novo sistema tático

Uma das situações que pode ajudar a explicar esta situação é a mudança tática operada por Sérgio Conceição. Do habitual 4x4x2, o FC Porto passou a jogar com três médios e apenas um avançado (ladeado por dois extremos).

Com a saída para a Taça Asiática, em janeiro, a que se seguiu depois um problema físico (que o levou a , Taremi perdeu o lugar para Evanilson e o brasileiro de 24 anos tem correspondido com golos e assistências. Soma 22 tentos e cinco passes para golo em 34 jogos. O iraniano tem seis golos e quatro assistências em 26 encontros.

Toni Martínez e Danny Namaso tem recebido a preferência do técnico como alternativas.

Evanilson (30) tem sido o único avançado no ataque do FC Porto
Evanilson (30) tem sido o único avançado no ataque do FC PortoOpta by Stats Perform, FC Porto

Problemas físicos

A componente física também entra aqui em jogo. Depois de falhar o duelo com o Estrela da Amadora, Mehdi Taremi sofreu uma lesão no adutor da coxa direita. O anúncio surgiu a 19 de fevereiro e o avançado só voltou à ação a 12 de março, diante do FC Porto. Ou seja, falhou praticamente um mês de competição por lesão.

As lesões de Taremi
As lesões de TaremiFlashscore

A questão Inter

Só falta o anúncio oficial. Mehdi Taremi vai reforçar o Inter na próxima temporada, quando terminar a ligação ao FC Porto. E essa situação parece ter criado algum mal-estar no reino azul e branco devido a um pormenor:  o facto de se ter submetido a exames médicos em plena temporada, para finalizar o acordo com o atual líder da Serie A, onde vai auferir 3,5 milhões de euros por três temporadas.

De resto, o único outro jogador que foi afastado por Conceição em final de contrato foi Marega. E tudo aconteceu depois de o avançado ter anunciado que já tinha acordo com o Al Hilal. Na altura, o maliano também era um dos goleadores da equipa que viria a terminar no segundo lugar da Liga.