O miúdo e a raposa seguram a liderança: Sporting vence Boavista e o susto (0-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O miúdo e a raposa seguram a liderança: Sporting vence Boavista e o susto (0-2)

Atualizado
O miúdo e a raposa seguram a liderança: Sporting vence Boavista e o susto (0-2)
O miúdo e a raposa seguram a liderança: Sporting vence Boavista e o susto (0-2)Boavista FC/Opta by Stats Perform
O Sporting venceu esta segunda-feira o Boavista por 2-0 no encerramento da nona jornada e subiu à liderança isolada da Liga Portugal. O miúdo Geny Catamo inaugurou o marcador, aos 38 minutos, e um toque de magia de Pedro Gonçalves resolveu o encontro, aos 85, pouco depois do empate de Bozenik ter sido anulado por fora de jogo.

Recorde aqui as incidências do encontro

Bruno Onyamaechi lesionou-se no treino da manhã e desfalcou a lateral esquerda de Petit, ocupada esta segunda-feira por Filipe Ferreira. Ruben Amorim premiou a boa forma de Geny Catamo com a titularidade a lateral direito e apostou no trio ofensivo composto por Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Gyokeres.

Escolhas iniciais e pontuações no final do encontro
Escolhas iniciais e pontuações no final do encontroFlashscore

Os avisos, o equilíbrio e o joker

Num início de jogo algo repartido, o campo rapidamente começou a inclinar após os dois avisos consecutivos da formação leonina à baliza de João Gonçalves. Aos seis minutos, Pedro Gonçalves cobrou um livre traiçoeiro afastado pelo guardião para canto, que pouco poderia fazer quando, dois minutos depois, Geny Catamo encheu-se de fé e disparou de fora de área e pé esquerdo às malhas laterais, junto ao ângulo superior, dando a sensação de golo.

O miúdo tem estado imparável e continuou a dar provas disso aos 11 minutos, no seguimento de uma boa jogada de Edwards, ao cruzar para o interior da pequena área para um golo que parecia certo, mas a simulação de Chidozie enganou Gyokeres e a bola perdeu-se. O Boavista acordou e Bozenik começou a aparecer, mas sem o acerto a que tem habituado os axadrezados.

Principalmente aos 17 minutos, no melhor lance do ataque boavisteiro, Tiago Morais descobriu a linha de passe perfeita para isolar o eslovaco, mas na cara de Adán, o remate de pé esquerdo saiu torto... e muito.

Outro dos lances a destacar nesta primeira parte de várias incidências aconteceu fora das quatro linhas: ao minuto 28, os adeptos do Sporting homenagearam Bas Dost, entoando o nome do antigo avançado dos leões, depois do susto deste fim de semana em que o neerlândes caiu inanimado no relvado. Entretanto recuperado, o antigo melhor marcador da Liga Portugal agradeceu o apoio recebido.

Voltando ao terreno de jogo e à pontaria desafinada, Pedro Gonçalves ainda deve estar a pensar como desperdiçou o lance criado pela criatividade de Marcus Edwards. Um passe picado do inglês isolou o português que, à entrada da pequena área, rematou de primeira para a bancada do Bessa.

Valeu mesmo o outro melhor em campo, Geny Catamo, que, aos 38 minutos, surgiu completamente sozinho ao segundo poste para dar o melhor seguimento ao cruzamento de Matheus Reis.

Este foi o primeiro golo no campeonato do jovem lateral - esta noite mais a extremo - no campeonato. Até ao intervalo, os adeptos do Sporting atiraram tochas para o relvado, o que levou a uma pequena quebra do ritmo até à ida para os balneários.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

O jogo dos bancos

Sem alterações, o reatamento trouxe alguma apreensão depois de um pisão inadvertido de Tiago Morais em Diomandé ter deixado o defesa com muitas queixas no relvado, embora tenha recuperado e continuado em campo. Aos 52 minutos, uma má receção de Abascal deixou Edwards com tudo para fazer o golo, mas Chidozie vestiu a capa de herói e, com um duplo corte, evitou males maiores para o Boavista e salvou a pele ao companheiro. Que grande intervenção do nigeriano!

Novamente Edwards em evidência ao descobrir o espaço para Morita na grande área, o japonês dominou mal o esférico e o lance perdeu-se. Os axadrezados não conseguiam encontrar o espaço para ferir o Sporting, Bruno Lourenço entrou galvanizado para o lugar de Tiago Morais, Makouta pressionou mais à frente e só aos 65 minutos a bola rondou a baliza de Adán, num cruzamento em que o médio ficou perto do desvio.

O capitão Coates deu lugar a St. Juste nos leões e Berna entrou para o lugar de Makouta, com Petit a apostar as fichas para o empate. Estava mais mexido o jogo dos bancos do que o que acontecia dentro das quatro linhas... Pouco depois, Nuno Santos e Esgaio foram a jogo para os lugares de Edwards e Matheus Reis, nos anfitriões Martim Tavares e Luís Santos renderam Masaki Watai e Filipe Ferreira.

À entrada para esta partida, o Boavista tinha marcado em todos os jogos para o campeonato, daí a fé de Petit em colocar a carne toda no assador. O técnico até sorriu, aos 77 minutos, quando Bruno Lourenço tirou um excelente cruzamento para um remate - ainda melhor - à meia volta de Bozenik que restabeleceu a igualdade... por poucos segundos. O avançado estava ligeiramente adiantado e o golo foi anulado por fora de jogo. Luís Santos tentou a sorte com um potente disparo para defesa atenta de Adán.

Um Pote de magia para resolver

Uma das regras não escritas do futebol realça que "quem não marca sofre" e nesta segunda-feira saiu a fava ao Boavista. Com a equipa balanceada no ataque, um passe longo de St. Juste permitiu a Pedro Gonçalves fugir para a área e inventar um remate à meia-volta que acertou no poste. No entanto, na insistência do lance, com mérito para Gyokeres, Esgaio surgiu nas costas do avançado para cruzar para a pequena área onde Pote, como uma raposa num galinheiro, aproveitou para desviar, de calcanhar, para o golo que tranquilizou as esperanças leoninas.

O xadrez do Bessa ruiu como um castelo de cartas e as oportunidades para dilatar o resultado começaram a averbar-se: Paulinho, acabado de entrar, rematou para uma grande intervenção de João Gonçalves e um cruzamento bem medido de Nuno Santos ficou a centímetros de um desvio feliz. 

Com este resultado, o Sporting sobe à liderança isolada da Liga Portugal, com 25 pontos, mais três do que Benfica e FC Porto.

Homem do jogo Flashscore: Geny Catamo (Sporting). 

Geny Catamo fez tudo bem na primeira parte apesar do declínio na segunda
Geny Catamo fez tudo bem na primeira parte apesar do declínio na segundaAFP/Opta by Stats Perform