O príncipe Jota Silva tomou conta do Castelo: "É o jogador certo no clube certo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O príncipe Jota Silva tomou conta do Castelo: "É o jogador certo no clube certo"

Jota Silva em destaque ao serviço do Vitória SC
Jota Silva em destaque ao serviço do Vitória SCLUSA
O Vitória SC segue num momento muito positivo no campeonato, depois de um início de temporada algo periclitante, tanto do ponto de vista dos resultados como de exibições. Entre os principais destaques dos conquistadores, Jota Silva vive a época de afirmação na Liga e tem surgido na órbita dos denominados grandes.

Acompanhe as principais incidências da partida

O nome de Jota Silva aparece hoje em letras gordas nos jornais. O extremo de 24 anos está em estado de graça no Vitória Sport Clube, sendo um dos principais rostos da equipa de Álvaro Pacheco, com seis golos e quatro assistências em 19 jogos. Mas nem sempre foi assim. O que hoje é visível aos nossos olhos é apenas o resultado de um trabalho invísivel de muitos anos.

Jota não passou pela formação dos grandes, mas isso nunca o impediu de sonhar alto. De forma até curiosa, o extremo percebeu que podia atingir o patamar profissional quando partiu o tornozelo durante a pré-época nos seniores do Sousense, em 2016/17.

"Acho que foi momento chave para perceber que conseguia lá chegar. Consegui superar uma lesão grave em tempo recorde. Foi um trabalho muito duro, depois estreei-me na equipa principal e a partir daí estava preparado para correr atrás do sonho. Acreditava muito", chegou a dizer numa entrevista ao zerozero.

Os números de Jota Silva
Os números de Jota SilvaFlashscore

Da distrital à Liga!

E lá foi ele. Passou pelos juniores do Paços de Ferreira, onde chegou a treinar com a equipa principal, mas teve de regressar a casa, ao "seu" Sousense, para não mais parar. Começou a caminhada na distrital da AF Porto, deu o salto para o Campeonato de Portugal, onde conseguiu, graças a uma temporada briosa no Espinho, o acesso aos patamares profissionais. O sonho!

Do Leixões para o Casa Pia, onde foi uma das estrelas do regresso dos gansos ao principal escalão do futebol nacional, após 83 anos de ausência.

Romeu Ribeiro cruzou-se com Jota Silva no Casa Pia
Romeu Ribeiro cruzou-se com Jota Silva no Casa PiaLUSA/Opta by Stats Perform

"Guardo boas memórias do Jota. Foi sempre muito focado e muito comprometido com ele e com a equipa. Já dava para perceber que poderia e queria chegar a outro patamar", conta Romeu Ribeiro, antigo companheiro de Jota no Casa Pia, em conversa com o Flashscore.

"É um rapaz extremamente simples, humilde e correto. Tem a postura ideal para estar dentro de um balneário de futebol. Quando chegou vinha tímido, mas com o decorrer das semanas foi-se soltando mais e posso dizer que é extrovertido", acrescenta o antigo médio.

Vitória SC ocupa a 5.ª posição da tabela classificativa
Vitória SC ocupa a 5.ª posição da tabela classificativaFlashscore

"Será uma questão de oportunidade"

Os 14 golos e quatro assistências em 2021/22 colocaram Jota no radar de vários clubes, mas foi o Vitória Sport Clube que conseguiu agarrar o jovem natural de Gondomar. Após uma primeira época de adaptação a uma nova realidade, o extremo subiu ao topo do Castelo para assumir-se como uma das figuras da equipa... e da Liga.

"Sinceramente, não estou nada surpreendido, porque acho que ele é o jogador certo no clube certo. E quando assim é fica mais fácil para o jogador", considera Romeu, que acredita que o antigo companheiro de equipa tem condições para dar um salto ainda maior.

Os próximos jogos do Vitória SC
Os próximos jogos do Vitória SCFlashscore

"Tem tido o rendimento para isso. Na minha opinião será sempre uma questão de oportunidade", atirou.

Por fim, convidado a deixar uma mensagem a Jota, Romeu disse: "Que continue a manter o foco, trabalho e disciplina que demonstrou até aqui. O resto não poderá controlar".