Pinto da Costa e o título: "Temos de ser realistas, estamos praticamente fora da corrida"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pinto da Costa e o título: "Temos de ser realistas, estamos praticamente fora da corrida"

Atualizado
Pinto da Costa em entrevista à SIC
Pinto da Costa em entrevista à SICFC Porto
Presidente do FC Porto em entrevista à SIC sobre a atualidade azul e branca e as eleições do FC Porto, marcadas para o mês de abril.

Momento da equipa: "O futebol tem condicionantes, toda a gente viu a forma como perdemos, as razões por que perdemos e não tem influência (nas eleições). A equipa está bem, está forte, vai reagir já em Guimarães e não estou preocupado".

Campeonato: "Temos de ser realistas, estamos praticamente fora da corrida, não vamos inventar. Temos mais coisas para ganhar, temos uma Taça de Portugal que pretendemos vencer".

Liga dos Campeões: "Temos de ser realistas, as hipóteses são poucas".

Arbitragem: "Em 2023, o FC Porto diretamente não teve razões de queixa, não foi beneficiado e prejudicado, foi indiretamente prejudicado porque o Sporting, em Faro e Casa Pia, venceu à custa da arbitragem, mas isso é um fator indireto. A partir do momento em que apareceu a candidatura (do André Villas-Boas) a arbitragem mudou. Tivemos um penálti escandaloso sobre o Eustáquio, curiosamente o árbitro era Manuel Oliveira e o VAR era o Rui Costa, ambos do Porto. Não estou a ser subjetivo, estou a ser objetivo. Vejam o Boavista - FC Porto, Rio Ave-FC Porto, Arouca-FC Porto e agora o Estoril-FC Porto. Vejam as imagens. Os penáltis que são marcados a favor do FC Porto são revertidos".

Relação eleições-erros de arbitragem: "É uma coincidência e uma realidade".

Inconsistência da equipa: "Este último jogo compreendo perfeitamente, era previsível porque foi arbitrado por um árbitro que, e não estou a pôr em causa a sua seriedade para não levar uma queixa, mas foi um indíviduo que em Madrid, no Bernabéu, fez uma atuação desprestigiante para o futebol português e para a arbitragem. Foi uma autêntica vergonha, inventou dois penáltis que não existiam e pôs aquilo em polvorosa. Coincidência: nessa equipa, estavam três jogadores do FC Porto. Entendo que o António Nobre não é tão mau como esteve no Estoril, mas psicoligicamente depois da arbitragem que fez em Madrid não era aconselhável arbitrar qualquer jogo".

Comportamento dos jogadores do FC Porto: "É fácil dizer que não concordo, não concordo, mas o futebol é emoção e um indíviduo que sente que o jogo é dirigido daquela maneira, com faltas consecutivas sobre os nossos jogadores e não houve amarelos, na segunda parte houve amarelos, duas expulsões, o livre que dá a expulsão do Diogo Costa é quase no limite da área do lado direito e é marcado quase da zona frontal. Isto mostra que os jogadores do Estoril fizeram o que quiseram. Na Liga dos Campeões era impossível aparecer um árbitro como o que tivemos no Estoril. Os jogadores estão concentrados nos jogos e sabem que estão a ser dirigidos com critério".

Final polémico no Estoril foi tema
Final polémico no Estoril foi temaLUSA

Candidatura de AVB "não tem feito mais nada sem ser dividir os sócios"

Eleições vs rendimento desportivo: "Vou fazer 42 anos de presidente, vencemos 2.566 títulos, 68 no futebol e sete internacionais no futebol. Temos mais títulos internacionais do que todos os outros juntos. Tivemos grandes treinadores, praticamente todos campeões nacionais ou deixaram a sua marca com títulos, mas a grande base foi a união dos sócios. Desde que apareceu, esta candidatura não tem feito mais nada sem ser dividir os sócios".

Ir a uma final europeia no mandato: "É um dos objetivos. Este ano, não fossem os penáltis, acho que iríamos à final. A equipa demonstrou, com o Arsenal, que deu 5-0 nos jogos anteriores, num jogo completo e mais prolongamento não fez um golo ao FC Porto".

André Villas-Boas: "Não houve afastamento. Não falava com ele há muito tempo. Eu estou na minha posição, que é defender o FC Porto. Se eu estivesse no lugar dele, teria uma palavra, mas ele é livre e acho que foi empurrado para isto por quem tem outros interesses. Alguma vez, o Joaquim Oliveira foi amigo do André?".

Interesses: "São interesses televisivos. A Olivedesportos pagava 15 a 17 milhões pelos direitos televisivos e passámos a receber 45 milhões. A oferta da NOS era de 39".

Família de Pedroto: "Já (compreendi apoio a Villas-Boas), mas não digo em memória de Pedroto. Todos os anos, no dia 7 de janeiro, o professor José Neto (antigo membro da equipa técnica de Pedroto) faz uma homenagem no Estádio do Dragão. Eu estou sempre e a família também. Este ano, curiosamente, a família não pôs lá os pés. Mandei uma mensagem à filha (de Pedroto) a dizer que lamentava, pela grandeza do pai, que não estivesse ninguém presente. Respondeu-me que não ia a nada organizado pelo José Neto. E eu perguntei ao José Neto, que me explicou que a filha estava chateado com ele porque escreveu um artigo no jornal A Bola, sobre Bernardino Pedroto que era digno do sangue que lhe corria nas veias. Ficou zangada. Que culpa tenho do que o professor José Neto corre?".

Conceição é o futuro para Pinto da Costa: "Não tenho outro treinador, só tenho plano A"

Abraço de Sérgio Conceição: "Foi um abraço de quem sente o FC Porto e tenho a certeza que o meu treinador, o que eu quero, é Sérgio Conceição. Não digo (se tem pacto para Conceição sair caso Villas-Boas vença, ndr). Não tenho outro treinador, só tenho plano A".

Operação Pretoriano: "Estava preocupado com a Assembleia. Nunca vi alguém a apelar aos seus apoiantes para irem lá e filmarem tudo. Mas filmem tudo o quê? Passado umas horas estava tudo num canal. Já vi cententas de Assembleias Gerais no FC Porto e nunca vi ninguém a apelar para filmar tudo. É porque sabem que vai acontecer alguma coisa".

Sérgio Conceição é o único objetivo de Pinto da Costa
Sérgio Conceição é o único objetivo de Pinto da CostaLUSA

Madureira: "Não (traiu a confiança de Pinto da Costa). Não há nenhuma imagem que mostre o Fernando Madureira a agredir seja quem for. Quando apelaram para filmar tudo, se calhar era para isso, mas não aconteceu. O que aconteceu foi que o indíviduo que apela para filmar tudo vai para o Ministério Público dizer o que eu gostava que fosse público. Não o vou visitar porque ele tem direito a um número limitado de pessoas por visita, tem pais, filhas... Não tinha problema em visitá-lo. Matou alguém? Roubou alguém? Que eu saiba, não".

Palavras aos sócios: "Lamentar. Fizemos um inquérito e houve quatro sócios que foram suspensos, curiosamente nada tinham a ver com os Super Dragões. Ninguém recebeu tratamento no pavilhão, no hospital ou ficou ferido. Mas levar um estalo é desagradável. Fizemos o que podíamos fazer. Lamento imenso e repudio esta atitude. Sou solidário com eles. Um dos sócios que foi agredido foi o meu motorista, o senhor Afonso, que me foi levar a casa".

Eleições: "Agora sou eu que apelo. Vão lá e filmem tudo".

"A nossa situação financeira está perfeitamente controlada"

Envolvimento de Fernando Saúl, Oficial de Ligação aos Adeptos do FC Porto: "O Conselho Fiscal é que fez os processos e deu as sanções devidas, aos sócios que temos prova que estiveram envolvidos nesses desacatos. Saul esteve suspenso, entrou de férias e naturalmente não voltará ao FC Porto nessas funções e se calhar em nenhumas. Estamos a tentar chegar a um acordo para que saia".

Saída de Adelino Caldeira: "Nenhum dos que saia deixa de ser da minha confiança. Queremos dar um impulso e fazer outras coisas e isso leva a que renove a minha equipa. Ninguém está a expulsar ninguém. A equipa vai ser renovada".

Situação financeira: "É melhor do que há quatro anos, quando o André (Villas-Boas) assinou a minha candidatura. Os capitais próprios estavam muito negativos e hoje estão praticamente positivos, daqui a um mês estão mais do que positivos. A nossa situação financeira está perfeitamente controlada".

Ginástica financeira sem Champions: "Sei que eles têm um plano em que vamos diminuir altamente o passivo, vamos ter um financiamento de 250 milhões de euros a um juro muito mais baixo do que o nosso endividamento".

Fundo de investimento e Academia: "O FC Porto trabalha com muita gente, só não trabalha com os bancos portugueses porque não podem emprestar. Podem dar, porque deram ao Sporting, mas a nós ninguém nos dá nada. Se o André diz mal? Ele diz mal de tudo. Quer comparar a Academia com um terreno que comprou a um amigo? A nossa academia tem 11 campos de futebol, um mini-estádio para 2.000 lugares, um hotel para 140 jovens, está preparada para ter 800 pessoas a trabalhar simultaneamente. Quer comparar com isto e dizer que a formação vai para o Olival?".

Pinto da Costa defendeu Academia
Pinto da Costa defendeu AcademiaFC Porto

SAD refém de fundos: "Claro que não, isso era um absurdo. Passa pela cabeça de alguém? Um indivíduo empresta dinheiro ao FC Porto, que precisa do empréstimo e é beneficiado pelos juros. Vou desconfiar de quem me ajuda? Por amor de Deus".

Aquisição de ações: "Acho que é um caso ridículo e uma pergunta ridícula. Sou acionista do FC Porto desde o primeiro dia e tenho vindo a comprar, conforme as minhas disponibilidades, ações do FC Porto e, um dia antes de fazer um mês da Assembleia Geral, comprei 2.000 ou 3.000 ações do FC Porto. É um crime enorme... Abuso de quê? Se tivesse comprado um milhão de ações. Nem foram 2.000. É assunto?"

"Mentalmente é natural que esteja um bocadinho tolinho, mas há quem esteja mais"

Fair play financeiro: "No dia 31 de março era o prazo para termos tudo em dia com a UEFA. O FC Porto tem tudo rigorosamente em dia e em ordem com a UEFA. Ninguém pode garantir nada, mas tenho a certeza que não vamos cair no fair play financeiro".

Cansaço: "Fisicamente não sei, nunca me viu correr, não sei que avaliação pode fazer sobre a minha pujança física. Não o vejo há anos. Nunca deixei de fazer nada do que fazia há 40 anos no FC Porto. Mentalmente é natural que esteja um bocadinho tolinho, mas há quem esteja mais. Mas pior que ser tolinho, é ser imbecil".

Diogo Costa guarda-redes mais valioso do mundo: "Ele já voa. O valor que podemos deixar de receber é considerável, mas há dois aspetos: a Liga Europa, onde estaremos naturalmente, também vai dar muito mais dinheiro do que dá atualmente. Não vamos perder o dinheiro todo, vamos perder a diferença. Em junho, vamos ter a entrada de perto de 70 milhões de euros que fizemos do estádio. O Diogo Costa foi considerado o mais valioso do mundo e só sairá do FC Porto se alguém bater a cláusula de rescisão".

Mensagem para os sócios: "O que quero dizer aos sócios é que vivemos 42 anos de vitórias, de tranquilidade e união. E quando forem votar, lembrem-se só de uma coisa. Perguntem a vocês mesmos: quem é que apoia o Record? A Bola? A CMTV? A TVI? E depois digam se esses órgãos de informação querem as vitórias do FC Porto. Pensem bem nisso e depois votem".

Cenário de derrota: "Prognósticos só no fim".