Tal como a época, um jogo que não deixa saudades: Sporting vence Vizela (2-1) com reviravolta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tal como a época, um jogo que não deixa saudades: Sporting vence Vizela (2-1) com reviravolta
Atualizado
Sporting deu a volta em Vizela e despede-se da Liga com vitória
Sporting deu a volta em Vizela e despede-se da Liga com vitóriaOpta by Stats Perform/LUSA
O Sporting fechou a temporada 2022/2023 com uma vitória, por 2-1, diante do Vizela, num jogo em que entrou praticamente a perder, com o golo de Osmajic, aos 6 minutos. Foi de bola parada que chegou ao empate, no canto de Pedro Gonçalves e cabeceamento de Gonçalo Inácio, e foi com um auto-golo de Ivanildo Fernandes que operou a reviravolta, aos 85 minutos, após cruzamento de... Pedro Gonçalves.

Recorde as incidências da partida

Rúben Amorim já o tinha revelado na véspera e, naturalmente, cumpriu o onze inicial que havia anunciado na conferência de imprensa. Em relação ao onze do dérbi, com Franco Israel a manter-se n baliza, as mudanças surgiram na defesa, com Matheus Reis a substituir o castigado Diomane, no meio-campo com Essugo no lugar de Ugarte, e no ataque, com Paulinho na vaga de Marcus Edwards.

Manuel Tulipa não revelou o onze na véspera mas nem por isso deixou de mudar, e muito, o onze inicial, apostando em Buntic, Ivanildo, Raphael Guzzo, Igor Julião e Mendez como novidades e com um sistema tático menos utilizado, o 3x4x3 em vez do 4x3x3 que vinha sendo aposta.

Notas finais dos jogadores de Vizela e Sporting
Notas finais dos jogadores de Vizela e SportingFlashscore

Ainda antes do início da partida, e perante forte chuva que afastou ainda mais os adeptos, num jogo que já nada mudaria na vida das duas equipas, momento de homenagem comivida a Kiki Afonso, que cumpriu 100 jogos com a camisola do Vizela, recebeu uma lembrança no relvado, junto da sua família, e foi aplaudido por adeptos, companheiros e adversários, Rúben Amorim incluído.

Dois remates, dois golos

O Vizela começou ao ataque e, depois do primeiro aviso de Samu, por duas vezes contra Morita, aos 4', foi Osmajic a inaugurar o marcador logo aos seis minutos: transição rápida do Vizela, Kiko Bondoso a lançar Osmajic, que ganhou na velocidade a Coates e rematou forte para o 1-0.

A resposta do Sporting não demorou muito e, tal como o Vizela, com eficácia. Depois de um lance na área, entre Ivanildo e Paulinho, com o avançado leonino a queixar-se de falta, o árbitro mandou seguir e assinalou um pontapé de canto que Pedro Gonçalves bateu para Gonçalo Inácio, escapando à marcação e saltando mais alto que os adversários, transformou no golo do empate, aos 20 minutos.

A verdade é que a partir daí, apesar do equilíbrio, não mais as balizas voltaram realmente a fazer parte do jogo. Exceção feita e um cruzamento tenso de Nuno Santos, aos 43 minutos, que Buntic desviou para canto, o que há a ressalvar da primeira parte, golos à parte, foi mesmo o episódio de tensão, tão forte quanto surpreendente, em cima dos 45': Pedro Gonçalves deu um encontro a Méndez, os dois jogadores encostaram cabeças e depois de instalada a confusão foi ainda mais tenso o cara a cara entre Coates e Osmajic, com agarrões e puxões de pescoço pelo meio. O árbitro decidiu-se pelos amarelos a Méndez, Gonçalo Inácio e Osmajic.

Estatística ao intervalo
Estatística ao intervaloOpta by Stats Perform

Muita parra, pouca uva

Na segunda parte foi o Vizela novamente a criar a primeira situação de perigo, com Kiko Bondoso, aos 51 minutos, a cruzar para corte importante de Gonçalo Inácio.

O Sporting respondeu, aos 53', através de um remate de Pedro Gonçalves, à entrada da área, e reagiu sobretudo quando Rúben Amorim, a partir do banco, arriscou e decidiu tirar Dário Essugo, aos 56', para lançar Marcus Edwards. Respondeu Tulipa, aos 64 minutos, tirando Méndez para lançar o ex-Sporting Tomás Silva.

Aos 70 minutos, num livre ganho por Gonçalo Inácio, em zona frontal, Pedro Gonçalves atirou por cima da baliza de Buntic. O Sporting tinha maior controlo, por vezes quase absoluto, do jogo, da posse de bola, mas revelava sempre dificuldades em ultrapassar o bloco defensivo vizelense.

Aos 72 minutos, na ressaca a um alívio da defesa do Vizela, Matheus Reis, já dentro da área, rematou muito desviado, antes de Tulipa voltar a mexer e em dose dupla: Friday Etim no lugar de Osmajic e Rashid em vez de Samú.

Aos 76 minutos, vindo de zona central, Pedro Gonçalves descaiu para a direita e tentou o remate em jeito, que saiu à figura e fácil para Buntic. No minuto seguinte, cruzamento de Edwards, Paulinho fugiu à marcação mas falhou o cabeceamento, que saiu a pingar para o guarda-redes do Vizela agarrar com segurança.

Na reta final da partida, aos 80 minutos, Rúben Amorim lançou Chermiti e Bellerín, nos lugares de Trincão e Esgaio, tentando refrescar e dar ideias diferentes para tentar consumar a reviravolta no marcador. Uma vez mais, Tulipa a responder, aos 83 minutos, tirando Kiki Afonso e Igor Julião, fazendo entrar Matheus Pereira e Zohi.

Não foi do céu mas foi aos trambolhões

Aos 85 minutos Buntic tentou sair curto com Anderson, o passe foi cortado por Coates, que lançou Pedro Gonçalves na esquerda. O cruzamento para a área seria para Chermiti, Ivanildo tentou o corte mas acabou por desviar para a própria baliza, colocando o Sporting na frente do marcador. O lance foi revisto pelo VAR, devido à posição de Paulinho na sequência do cruzamento de Pedro Gonçalves, mas acabou mesmo confirmado.

Até final da partida, registo apenas para o remate de Friday Etim, no terceiro dos seis minutos de compensação, de pé esquerdo mas muito ao lado da baliza de Franco Israel. 

Estatística final e destaques da partida
Estatística final e destaques da partidaOpta by Stats Perform

Com esta vitória o Sporting termina então a temporada 2022/2023 com 74 pontos, no quarto lugar da classificação. Já o Vizela termina mesmo com a marca redonda de 40 pontos, a melhor pontuação de sempre na Liga, no 11.º lugar, em igualdade pontual com o Rio Ave, 12.º, que empatou momentos antes com o Famalicão (2-2).

Homem do jogo Flashscore: Pedro Gonçalves (Sporting)

Pedro Gonçalves fez assistência para o 1-0 e cruzamento do 2-1
Pedro Gonçalves fez assistência para o 1-0 e cruzamento do 2-1Opta by Stats Perform