Semana de dérbi: Oito duelos entre rivais acérrimos numa só jornada na Argentina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de dérbi: Oito duelos entre rivais acérrimos numa só jornada na Argentina

A Argentina vai ter um fim de semana emocionante.
A Argentina vai ter um fim de semana emocionante.Profimedia / Flashscore
O clima vai aquecer na Argentina nos próximos dias. Espera-se ver uma onda de emoção, com um ou outro incidente. Na terra prometida do futebol vai ser realizada a chamada Jornada de Clássicos. Oito dos 14 jogos dessa ronda especial são entre grandes rivais.

O futebol vai incendiar Buenos Aires

A Argentina tem 47 milhões de habitantes. Quase um terço está concentrado na aglomeração que circunda a capital, Buenos Aires. A "Grande Buenos Aires", como é denominada esta área metropolitana, engoliu ao longo do tempo muitas outras cidades, anteriormente separadas. Atualmente, toda a megalópole alberga 15 milhões de pessoas.

A par da concentração populacional está o desporto claramente mais popular entre os argentinos. A Grande Buenos Aires abriga 15 dos 28 clubes da primeira divisão, mais de metade. Além disso, dominam o futebol argentino. Os seis clubes com maior historial de sucesso estão ali sediados.

Os clubes da primeira liga da região de Buenos Aires.
Os clubes da primeira liga da região de Buenos Aires.Livesport / zdroj Google Maps

Futebol argentino para apaixonados

Claro que a concentração do maior número possível de dérbis numa só jornada não é uma coincidência. A direção da liga quer aumentar o interesse do público na competição local, com o objetivo de atrair olhares para além das fronteiras do país (certamente não há falta de apoio dos adeptos em casa). A jornada especial de dérbis não é a única coisa que a Liga argentina incluiu nas atividades de marketing nos últimos anos. Até o próprio sistema da Liga mudou.

Agora, na primeira parte da época (de janeiro a julho), a Primera División (Liga Profissional) é jogada num formato em que todos jogam contra todos apenas uma vez. A partir de 2023, há 28 equipas na competição principal. Assim, cada clube joga 27 jogos na parte da época dedicada ao campeonato. Este ano, o campeão da Liga Profissional é o River Plate.

Na segunda parte da época, a Copa de la Liga Profesional ("Taça da Liga") sucede ao campeonato. As equipas são divididas em dois grupos (zonas) de 14. Cada uma joga com todos os adversários da sua zona (13 jogos) mais uma das equipas da outra zona. As zonas A e B são divididas de modo a que cada zona contenha sempre uma das maiores rivalidades do futebol argentino. O objetivo da ronda especial "interzonas" é precisamente um "Super fim-de-semana" repleto de dérbis, ou seja, os jogos mais intensos e emocionantes. Após esses 14 jogos, os quatro primeiros colocados de cada zona avançam para os playoffs, nos quais os quartos-de-final, meias-finais e final são disputadas numa única partida decisiva.

As equipas mais bem sucedidas de Buenos Aires e da Argentina; nome e número de títulos
As equipas mais bem sucedidas de Buenos Aires e da Argentina; nome e número de títulosFlashscore

Fim de semana do Super Dérbi 2023

A série de dérbis começa no sábado com o San Lorenzo - Huracán, dois clubes de Buenos Aires. A sua rivalidade mútua é conhecida como o "Dérbi dos Bairros", por vezes como o dérbi portenho. Porteños (gente do porto) é uma gíria para um grupo étnico-cultural específico de habitantes (e não só) na Argentina, que estão concentrados em grande parte no sudeste da cidade (dentro de toda a metrópole de facto no centro - administrativamente diretamente em Buenos Aires).

Outro clássico diretamente no coração de Buenos Aires é o Clásico de Avellaneda, no qual o terceiro e o quarto melhores clubes do país - Racing Club e Independiente - competem entre si. Desde 1928, os estádios dos dois rivais locais estão separados por apenas 300 metros. O estádio do Racing tem capacidade para 61.000 espetadores, enquanto as bancadas do Independiente têm capacidade para quase 49.000. Uma rivalidade puramente local é também o Clásico del Sur, um clássico na parte sul da Grande Buenos Aires, entre o Banfield e o Lanús.

A tabela final da Liga Profissional, a primeira metade do campeonato
A tabela final da Liga Profissional, a primeira metade do campeonatoFlashscore

O dérbi mais importante fora da área da Grande Buenos Aires é o Clásico rosarino, o jogo entre Rosario Central e Newell's Old Boys (sábado). Rosario, cidade natal de Lionel Messi (o astro começou a carreira no Newell's Old Boys), fica 300 quilómetros a noroeste de Buenos Aires. Desde a década de 1920 que os dois lados dão um ao outro apelidos algo picantes.

E isso tem origem num jogo realizado para angariar fundos para apoiar uma colónia de leprosos. Na altura, os jogadores do Rosario Central recusaram-se a participar no jogo de caridade. O Newell's Old Boys criou o evento. Por isso, a equipa e os adeptos do Rosario Central são para sempre "Os Vilões" (Canallas) e os rivais Newell's Old Boys são referidos como "Os Leprosos".

Rosário é a maior cidade da província de Sante Fé, e o dérbi também será disputado na capital da região, Colón. O clássico entre p Colón Santa Fé e o Union Santa Fé está marcado para domingo. Haverá também um dérbi na segunda maior cidade da Argentina, Córdoba (2,5 milhões de habitantes). O Clásico Cordobés é um dos mais antigos dérbis argentinos. O primeiro jogo entre o Belgrano e o Talleres teve lugar em 1914. O próximo começa no domingo.

O sétimo clássico do fim de semana é um confronto entre rivais da cidade de La Plata, que fica ao sul, perto da área metropolitana de Buenos Aires, entre Estudiantes e Gimnasia La Plata.

O clássico por excelência 

No entanto, o principal evento do fim de semana será, sem dúvida, o Superclássico entre dois dos melhores clubes do país. Boca Juniors-River Plate. As origens de ambos remontam ao início do século XX, no bairro de Boca, em Buenos Aires. Enfrentaram-se pela primeira vez em 1913. O Boca Juniors é considerado o ídolo da classe operária argentina. O River Plate tem tradicionalmente adeptos sobretudo de classe alta. É também nesta base que a rivalidade entre o Boca e o River Plate divide toda a Argentina.

As sondagens aos adeptos de futebol no país mostram que, para 70% dos argentinos, um ou o outro dos dois clubes do centro da maior metrópole argentina é o mais popular. Para muitos, as equipas das suas próprias cidades ou bairros são a segunda prioridade. Os fenomenais estádios dos dois rivais - a Bombonera, do Boca Juniors, com 54.000 lugares, e o Monumental, do River Plate, com 86.000 - ficam lotados durante o Superclássico. Em 2004, o tradicional jornal britânico de domingo The Observer incluiu o Superclássico no topo da lista de experiências que qualquer adepto de desporto deve viver na sua vida.

O clássico número 260 entre o Boca Juniors e o River Plate arranca no famoso estádio La Bombonera no domingo. Os dois rivais têm um historial equilibrado entre si, tanto historicamente (91 vitórias do Boca - 83 empates - 85 vitórias do River Plate) como atualmente.

Durante as últimas quatro edições da Liga, alternaram-se no trono. Nos últimos quatro clássicos, cada uma obteve duas vitórias. O mais recente, em maio de 2023, foi decidido por uma grande penalidade no terceiro minuto dos descontos a favor do River Plate. Depois disso, as duas equipas tiveram um confronto violento em campo. O resultado foram sete cartões vermelhos e tumultos nas ruas da cidade.

No entanto, na Copa da Liga Profesional, o novo formato de taça para a segunda parte da época, o Boca Juniors é a equipa mais bem sucedida até agora. Em 2020 e 2022, venceram a primeira e a terceira edições da competição (em 2021, o Colón Santa Fé ergueu o título). Conseguirá o River Plate manter a boa forma e conquistar mais um título em 2023 e garantir o seu primeiro troféu da Copa de la Liga Profesional? Os pontos do Superclasico serão muito importantes para se qualificar para a fase a eliminar.

Dérbis e clássicos deste fim de semana

Quinta-feira, 28 de setembro

Bélgica - Jupiler Pro League

RWD Molenbeek-Royale Union Saint-Gilloise

Zwanze derby (Dérbi do humor de Bruxelas)

Até 2021, o RWD Molenbeek e o Royale Union Saint-Gilloise defrontaram-se na segunda divisão belga. Esta época, encontram-se subitamente na competição principal. Bruxelas tem agora três clubes na Liga (juntamente com o Anderlecht). Este dérbi tem o nome de um humor típico de Bruxelas chamado Zwanze.

Sexta-feira, 29 de setembro

Portugal - Liga PortugalBenfica - FC Porto

O Clássico

Dois dos maiores e mais bem sucedidos clubes do país defrontam-se em Portugal. O Benfica, da capital Lisboa, conquistou 85 títulos de campeão, o rival FC Porto, da cidade nortenha, 84. Não é um dérbi típico, mas a rivalidade entre o águias e dragões, bem como entre as duas maiores cidades de Portugal, é enorme.

Sábado, 30 de setembro

Hungria - Liga OTP Bank

MTK Budapeste - Ferencváros

Örökrangadó (Dérbi Eterno)

O Örökrangadó (Derby Eterno, em húngaro) é um confronto entre duas das melhores equipas da história, não só da capital Budapeste, mas de toda a Hungria. O Ferencváros conquistou um total de 34 títulos, enquanto o MTK tem 23 campeonatos. O Ferencváros, favorito, não vence o dérbi com o MTK há quatro anos consecutivos.

Suíça - SuperligaServette Genebra - FC Lausanne-Sport

Derby du Lac Léman (Dérbi do Lago Léman)

Genebra e Lausanne são as duas maiores cidades situadas nas margens do Lago de Genebra (em francês - língua que domina esta parte da Suíça - chama-se Lac Léman). Dois clubes de ambas as cidades, o Servette, de Genebra, e o Sport, de Lausanne, figuram historicamente entre os cinco maiores clubes da Suíça.

Polónia - I Liga (2.ª divisão)Stal Rzeszów - Resovia Rzeszów

Derby Rzeszów (Dérbi de Rzeszów)

A cidade de Rzeszów, com cerca de 200 000 habitantes, no sudeste da Polónia, alberga dois clubes de força aproximadamente igual e existe uma grande rivalidade entre eles. O Stal e o Resovia competiram na 4.ª Liga até 2018, depois competiram na 3.ª Liga e atualmente estão na 2.ª Liga.

Espanha - LaLiga

Real Sociedad - Athletic Bilbao

Derbi Vasco (Dérbi Basco)

A Real Sociedad está sediada em San Sebastian e o Athletic Club em Bilbau. Estas são as duas cidades maiores e mais importantes e os dois melhores clubes da região específica do País Basco, no norte de Espanha. O Dérbi Basco é um belo acontecimento desportivo e cultural. Os adeptos de ambos os clubes misturam-se habitualmente no estádio.

Brasil - Série ASão Paulo FC - SC Corinthians

Clássico Majestoso

O clássico entre as duas grandes equipas de São Paulo - São Paulo-Corinthians - é apelidado Clássico Majestoso. É de facto um dérbi majestoso. Este fim de semana será o 355.º jogo entre as duas equipas (o Corinthians venceu 131 e o São Paulo 109) e será o quinto jogo entre as duas equipas em 2023.

Domingo, 01 de outubro

EUA - Major League SoccerHouston Dynamo - FC Dallas

Dérbi do Texas

O Houston Dynamo e o FC Dallas são há muito tempo os únicos clubes do Texas na Major League Soccer (MLS), da América do Norte. Até que o Austin FC se juntou à competição em 2021. No entanto, o principal dérbi do Texas continua a ser o duelo entre Houston e Dallas. A melhor das duas equipas ganha o troféu El Capitan no final da época.

México - Liga MXClub América - Pumas de la UNAM

Clássico capitalino (Clássico da capital)

O dérbi da Cidade do México é uma batalha de duas culturas e opiniões diferentes. O Club América é o clube do establishment e dos ricos. O facto de ser propriedade da empresa de comunicação social Televisa reforça esta imagem. Já o Clube Universitário UNAM (abreviatura do nome da universidade) é um clube de intelectuais e da classe média.

Brasil - Série ACoritiba FC - Athletico Paranaense

"Atletiba" (Rivalidade Athletico-Coritiba)

Tanto o Coritiba como o Athletico Paranaense estão sediados em Curitiba, a capital do estado do Paraná. É um dos dérbis mais importantes do sul do Brasil. O Coritiba está atualmente em último lugar na tabela da Série A. A equipa precisa de pontos no clássico como se fosse ar.

Holanda - EredivisieNEC Nijmegen - Vitesse Arnhem

Derby de Gelderse (Dérbi de Gelderland)

Nijmegen e Arnhem estão situadas a apenas 20 km de distância, na província neerlandesa de Gelderland. Arnhem é a capital da província, a cidade "escritório" de serviços e comércio. Nijmegen é mais populosa e é um centro predominantemente operário e industrial.

Áustria - BundesligaÁustria Viena - Rapid Viena

Dérbi de Viena

Nas últimas 10 épocas, o Red Bull Salzburg reinou supremo no futebol austríaco, mas os dois clubes mais bem sucedidos em termos de títulos continuam a ser as duas grandes marcas de Viena. O dérbi local entre o Rapid (32 títulos) e o Austria (24) continua a ser o maior jogo da Áustria.

Croácia - HNLHajduk Split - Dínamo de Zagreb

Vječni Derby (dérbi eterno)

O Dínamo de Zagreb, da capital, reina claramente no futebol croata, historicamente e atualmente. O seu maior rival é o Hajduk, da segunda maior cidade - Split. Ambos os clubes são apoiados por grandes e fanáticos grupos de adeptos: os Bad Blue Boys (Dínamo) e a Torcida (Hajduk).

Chile - Primeira Divisão do ChileColo-Colo - CD Universidad Católica

Clásico Albo-Cruzado (Dérbi dos "Brancos" contra os "Cruzados" - segundo as alcunhas das duas equipas)

Dois grandes rivais da capital Santiago - Colo-Colo e Universidad Católica - defrontaram-se recentemente nos quartos de final da Taça do Chile. O Colo-Colo venceu a segunda mão por 1-0. Os outros quatro últimos clássicos terminaram empatados.

França - Ligue 1Stade Rennes - FC Nantes

Derby de la Bretagne (Dérbi da Bretanha)

O dérbi da Bretanha faz referência a vários jogos entre clubes desta região ocidental francesa. Os grandes clubes bretões são o Stade Brest, o EA Guingamp e o FC Lorient. No entanto, os clubes mais fortes da Bretanha são o Stade Rennes e o FC Nantes, pelo que o seu duelo é também o maior dérbi da Bretanha.

Segunda-feira, 1 de outubro

França - Ligue 2 (2ª divisão)AC Ajaccio - SC Bastia

Derby corse (Dérbi da Córsega)

O jogo entre o Ajaccio e o Bastia é um confronto entre os dois maiores clubes das duas maiores cidades da ilha francesa da Córsega. Ajaccio é a sua capital. Os dois rivais defrontam-se na segunda-feira pela 40.ª vez, já que no passado encontraram-se muitas vezes no sistema da Liga.