11 anos depois, o Alemannia Aachen vê o regresso ao futebol profissional mais perto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

11 anos depois, o Alemannia Aachen vê o regresso ao futebol profissional mais perto

O Alemannia Aachen está a jogar um futebol excecional esta época.
O Alemannia Aachen está a jogar um futebol excecional esta época.Profimedia
O nome Tivoli, por si só, já causa arrepios nos românticos do futebol, e os adeptos do Alemannia Aachen continuam a ser de primeira classe no apoio incondicional. Durante anos, o tradicional clube esteve no fundo do poço, tanto em termos desportivos como financeiros, mas agora os antigos participantes nas provas europeias estão prestes a regressar ao futebol profissional após 11 anos no quarto escalão.

O Alemannia entra na fase quente da Regionalliga West com uma confortável vantagem de oito pontos. O Aachen ainda não sofreu qualquer derrota desde o início de novembro. "A atmosfera é ótima e o sentimento é muito positivo", disse Erik Meijer, ídolo do Alemannia, ao SID.

O ex-atacante e ex-diretor administrativo do Öcher ainda está ligado ao clube e sente um espírito de otimismo dentro e fora do clube. " As pessoas acreditam e confiam que esta equipa pode voltar ao nível profissional", disse o especialista da Sky.

Os números do Aachen
Os números do AachenFlashscore

A ascensão e a queda do Aachen

Meijer viveu de perto os melhores momentos da sua carreira no Tivoli. Em 2004, levou o Aachen às meias-finais da Taça da Alemanha contra o Bayern de Munique. Em seguida, chegou à final contra o Werder Bremen e garantiu o lugar na Taça UEFA.

Mas Meijer também foi parcialmente responsável pela trágica queda da antiga sensação para a terceira divisão, enquanto diretor desportivo. A queda do clube tradicional é uma página negra no meu livro, porque vi com os meus próprios olhos como é bom estar neste clube e que êxitos maravilhosos pudemos celebrar nos anos em que fui jogador lá". Apenas um ano mais tarde, as coisas tornaram-se muito más e, após uma época, o Aachen foi relegado para a Regionalliga.

Para Meijer, a construção do novo Tivoli, inaugurado em 2009, foi uma das razões para o longo período de sofrimento. "Foi construído um estádio para a Bundesliga, mas se formos realistas, é óbvio que era uma porcaria. Ou se investe em tijolos ou em pernas, o que não era possível na altura. A construção do estádio foi a gota de água".

O Tivoli também está bem cheio na 4ª divisão.
O Tivoli também está bem cheio na 4ª divisão.Profimedia

O Alemannia demorou algum tempo a recuperar desta situação. Só na época de 2015 é que o clube, em segundo lugar na tabela, teve grandes hipóteses de voltar a ser promovido; de resto, nunca ficou acima do sexto lugar. Até agora.

Este ano, no novo Tivoli, o Alemannia tem entusiasmado as multidões, com públicos superiores a 20 mil pessoas. Mais de 27 mil adeptos assistiram ao jogo de abertura da época na Regionalliga. Talvez eles tenham pressentido onde o caminho poderia levar.

Icon Meijer também visitou o seu antigo clube em fevereiro para assistir aos quartos de final da Taça Regional do Médio Reno e ficou entusiasmado. " Pelo que vi agora e pela qualidade do relvado, fiquei surpreendido com a forma como o Alemannia Aachen está a jogar futebol neste momento", afirmou.