Leo Messi numa encruzilhada: Arábia ou Barcelona. Miami pode ser a terceira via

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Leo Messi numa encruzilhada: Arábia ou Barcelona. Miami pode ser a terceira via
Messi está a decidir o seu futuro nestes dias
Messi está a decidir o seu futuro nestes diasAFP
Aos 35 anos, Lionel Messi está no meio de um debate moral e emocional sobre o seu futuro. A decisão não será adiada e as alternativas são aceitar a oferta exorbitante da Arábia Saudita, regressar ao Barcelona ou, com menos probabilidade, tentar o sonho americano em Miami.

O sete vezes vencedor da Bola de Ouro está dividido entre questões financeiras e familiares, onde também não há consenso. O pai, Jorge, quer que ele aceite a impressionante oferta da Arábia Saudita. A sua mulher, Antonella, quer regressar a Barcelona com a família, para recuperar a sua vida em Castelldefels e retomar o contacto pessoal com o ambiente que a rodeava antes de se mudar para Paris.

O dilema é importante. Se se tratasse de dinheiro, Messi já teria aceite a oferta árabe (300 milhões por época) há muito tempo, mas o coração pede-lhe, a ele e à sua família, que regressem a Barcelona. O grande obstáculo, como é sabido, é a situação financeira do clube, que lhe ofereceu uma proposta de cerca de 20 milhões líquidos por ano, 15 vezes menos do que ganharia na Arábia.

Messi vai deixar Paris e mudar de destino
Messi vai deixar Paris e mudar de destinoAFP

O pai quer a Arábia e a mulher quer o Barcelona

O internacional argentino aceitaria a proposta se tivesse o apoio da LaLiga e a garantia de que não surgiriam complicações, mas não é esse o caso. No clube, especialmente em Laporta, há uma obsessão em recuperar Messi, mas enquanto a direção de Javier Tebas não aceitar o plano de viabilidade, não haverá forma de apresentar ao argentino uma proposta formal com garantias de cumprimento. O Barça espera uma aprovação imediata, mas Messi não está disposto a esperar muito mais tempo.

Antonella não quer viver na Arábia Saudita, não a vê como um destino familiar acolhedor, por muito dinheiro que lhe ofereçam. O marido está na mesma linha, mas Leo não quer mais promessas não cumpridas nem outra grande desilusão, como aconteceu quando deixou o clube.

A mulher de Messi prefere viver em Barcelona do que na Arábia Saudita
A mulher de Messi prefere viver em Barcelona do que na Arábia SauditaAFP

A terceira via, o Inter Miami, é menos viável, mas os proprietários, David Beckham e os irmãos Mas, têm tentado convencer o argentino de todas as formas possíveis. Investigados e multados em dois milhões de dólares pela MLS por não cumprirem as regras salariais da liga, eles estão convencidos de que o órgão dirigente da liga abriria uma exceção ao teto salarial caso Messi decidisse se mudar para a Flórida. O PSG, por sua vez, está a pensar no seu futuro e incluiu-o na apresentação do novo equipamento para a próxima época.

A possibilidade de o Inter Miami ser uma equipa de transição para um posterior empréstimo ao Barça, tal como o jornal francês L'Équipe referiu esta quarta-feira, é considerada "rebuscada, mas não descartada" por fontes próximas do jogador. A estratégia consistiria num acordo Barelona e Inter Miami para que a equipa americana o contratasse e o emprestasse ao Barça durante um ano e meio, até à celebração da Copa América, para depois se estrear na MLS. A decisão está próxima. O futuro de Messi será anunciado nos próximos dias.