
As bancadas do estádio Soldier Field ficaram lotadas com o recorde de 62.124 adeptos para um jogo do Chicago Fire, muitos dos quais compraram ingressos caros na esperança de ver Messi jogar. Além do argentino, Martino enfrentou a decisiva visita a Chicago com outras ausências notáveis, principalmente o lateral espanhol Jordi Alba e o atacante equatoriano Leonardo Campana, ambos com problemas nos tendões.
Com nenhuma das duas equipas a controlar o meio-campo, a primeira parte foi muito aberta, com oportunidades de golo em ambas as áreas. Chicago teve a chance mais clara do primeiro tempo, com o atacante grego Georgios Koutsias a acertar na trave aos 38 minutos.
A equipa da casa aproveitou o crescente domínio para abrir o marcador num contra-ataque relâmpago, quando o alemão Fabian Herbers cruzou da direita, Koutsias soltou a bola e Shaqiri rematou à queima-roupa.
O Inter reagiu rapidamente com um penálti por devido a uma mão na bola cometida pelo lateral Jonathan Dean, convertido por Martínez.
O próprio atacante venezuelano deu duas assistências brilhantes para Farias e Cremaschi, que erraram o alvo diante do guarda-redes Chris Brady.
Reveja aqui as principais incidências da partida
O Chicago retribuiu os erros com Haile-Selassie, que, apenas sete minutos depois de sair do banco, colocou a equipa da casa novamente à frente com dois golos após uma troca de passes de Robert Taylor.
O médio suíço fez o 3-1 com um grande remate após mais uma falha defensiva do Miami e o seu compatriota Shaqiri completou a festa com um espetacular remate de fora da área.
Com a vitória, o Chicago passou a ocupar uma vaga nos playoffs ao assumir o oitavo lugar no Este, com 40 pontos.
Com a derrota, Miami caiu para o 14.º lugar na Conferência Este, com 33 pontos em 31 jogos, e precisa de uma recuperação quase milagrosa para alcançar a última vaga nos play-offs, provisoriamente ocupada por Montreal, nono classificado com 38 pontos em 32 jogos.
O Inter ainda tem três partidas para disputar na temporada regular, o primeiro deles no sábado contra o Cincinnati, para o qual espera ter Messi de volta.
O astro argentino não joga desde 20 de setembro devido a problemas físicos que o técnico Gerardo Martino atribui ao desconforto causado por uma cicatriz de uma antiga lesão na perna direita. A chegada de Messi em julho, invicto nos seus 12 jogos com o uniforme rosa do Miami, catapultou o Inter para o seu primeiro título da Taça da Liga e para o sonho de competir na pós-temporada, até que essa incrível corrida foi interrompida pelos problemas físicos do capitão da Albiceleste.

Nos outros resultados, Philadelphia Union derrotou Atlanta United por 3-2. O atacante argentino Julian Carranza fez 3-0 para os donos da casa nos acréscimos do primeiro tempo, enquanto o compatriota Thiago Almada marcou de penálti.
Por sua vez, Cincinnati, que está garantido no primeiro lugar geral da temporada regular, perdeu por 1-2 com os New York Red Bulls, apesar de o astro argentino Luciano Acosta ter marcado de penálti e ter chegado ao topo da lista dos melhores marcadores com 16 golos.